Krka

September 13, 2018 in Croatia ⋅ ⛅ 25 °C

Para compensar o dia de ontem, acordamos bem cedo para ver visitar os monumentos de Split, antes de seguir caminho para o parque natural de Krka.
    Hoje, viemos todos com um apontamento africano, com os panos que o Ricky tinha trazido de Moçambique. Viemos a dar tudo.
    Apanhei logo um susto pela manhã quando fomos comprar os bilhetes para os monumentos, não tinha o telemóvel. Fui a correr para o carro, nada. Fui a correr para o primeiro sitio onde parámos para tomar o pequeno almoço, onde mal nos tínhamos sentado porque o pão ainda não tinha chegado. Perguntei à empregada pelo meu telefone, que me respondeu: No sorry. Quando virei as costas, derrotada a pensar, ouvi atrás de mim: yes, yes yes. Não percebi o que era, tive que voltar a perguntar e só quando ela me mostrou o telefone é que relaxei e respirei fundo. Tenho sempre uns sustos destes nas viagens.
    Resumindo Split, fomos embora um pouco desiludidos, depois de Dubrovnik e Kotor, esta amostra já não tem o impacto esperado. O ponto alto foi o Faban ter pedido que o Sporting fosse campeão à virgem Maria na Cripta.

Passado de uma hora e pouco, chegamos pela entrada de Lozovac, ao parque natural da Krka conhecido pelas suas 7 quedas de água. Optámos por seguir a pé em vez de apanhar o autocarro, para chegar ao primeiro percurso pedestre junto ao rio Krka. É um percurso agradável por cima de braços do rio passando por um moinho em funcionamento , até chegar a cascata Skradinski Buk. Vale a pena o percurso, mas sendo um muito turístico, a multidão estraga um pouco a beleza do sítio e tendo em conta as pedras do rio não podemos mergulhar ou nadar à vontade. Temos que descer e andar no rio com muito cuidado para não nos aleijarmos.
    Fomos visitar mais duas cascatas (Roški Slap e Manojlovački Slap) que apesar de estarem mais longe ou de mais difícil acesso, tornam-se mais bonitas por não terem quase ninguém. O único problema é que não se pode tomar banho.