Bilbau 2017

A short but fine adventure by Be Read more
  • 170kilometers

First night

October 4, 2017 in Spain ⋅ 🌙 19 °C

Aqui vamos nós para uma viagem de 4 dias, um fim de semana grande, sair do trabalho cedo já com as malas feitas, apanhar o metro para nos encontrarmos no aeroporto para beber umas cervejas antes de apanhar o avião. Voar com a TAP num avião mínimo com a comissário de bordo a pedir 500 euros para pôr a mala no porão e a dizer na apresentação que íamos para Hong Kong. Sempre aterramos em Bilbau.
    Apanhamos um táxi para a casa no centro, junto à zona velha, chegámos já perto da uma da manhã. A essa hora pouca coisa está aberta, por isso seguimos o concelho do dono da casa que alugamos e fomos parar ao katu onde tanto podíamos ouvir k7, cds ou vinil e jogar as setas. Ao sair do bar à procura de alguma coisa para comer conhecemos um angolano que fez 2km connosco para nos mostrar onde se podia comer. Afinal está tudo fechado, só encontramos um indiano aberto para comprar o pior pão de Espanha, um queijo wanna be vaca que ri e um tomate (foi o nosso jantar).
    Ficamos a saber que estávamos alojados na linha vermelha onde tudo acontece e a rua de cima era a rua das putas....

Guggenhiem

October 5, 2017 in Spain ⋅ ⛅ 19 °C

O cansaço era muito, acordamos todos ao meio dia, à uma estávamos a sair de casa para almoçar no Agape, mesmo ao lado de casa. Os restaurantes aqui abrem a 13h30 para almoçar por isso tivemos que fazer tempo, beber uma cerveja, ver a loja mais louca de cactos e suculentas. Queria levar tudo para casa, se fosse em Lisboa não teria poupado o meu cartão de crédito...
    Almoçamos e seguimos para o Guggenhiem a pé junto ao rio. É um edifício impressionante onde passámos a tarde a viver sensações audiovisual ou a fazer parte das próprias obras de arte.
    No entanto, a minha ignorância não me permite entender alguns quadros, como uma tela preta, ou outra de 3mx2m com 3 riscas de tons laranja diferente para os quais realçam no guia o trabalho de sombras que não sou capaz de ver.

Seguimos para os pintxos e o jantar na casa rufo onde eles comeram o melhor txuleton da vida deles, eu fiquei pela básica salada de atum.
    Ainda paramos no mcdonald's para o Ricky comer o seu gelado para depois fazer uma battle de hip hop em casa (Faban vs Ricky) . Foi tão bom que um dos membros do júri, Tiago Bastos Valentim adormeceu.

Dragonstone - Game of thrones

October 6, 2017 in Spain ⋅ ⛅ 18 °C

Hoje é dia da rota de Game of Thrones já que Dragonstone que aparece em todos os episódios da 7a season foi filmado no país basco. Na realidade Dragonstone é composto por dois sítios distintos que na serie fazem um único lugar, Gaztelugatxe e praia de Itzurun onde se situa a gruta na qual John Snow extraiu o Dragonglass para matar os white walkers.
    Para chegar a Gaztelugatxe e voltar nada melhor do que fazer 6km a pé para ir e voltar nuns caminhos relativamente inclinados que nos permitirão sentir as pernas nos dias seguintes. Cortaram o acesso de carro provavelmente para proteger o sitio na que ficou muito conhecido com esta série.
    Entre estes dois sítios fizemos uma paragem para uma fotografia em Guernica y Luno para ver a obra de Picasso, Guernica, uma das obras mais famosas de Picasso (1881-1973), pintada a óleo em 1937, é uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência”.

Antes de passar por itzurun almoçamos uns pintxos em Mundaka, uma praia conhecida mundialmente pelo circuito de surf, por ter uma onda muito característica mas ondas nem vê-las.

Rota dos Pintxos

October 6, 2017 in Spain ⋅ ⛅ 17 °C

O plano para jantar era fazer a rota dos pintxos em San Sebastian com 8 paragens obrigatórias. Infelizmente, chegar ao hotel, fazer check-in, encontrar um sítio para estacionar (pelos vistos lá só nos parques subterrâneos), aprontar-nos para a noite tudo isso demorou tempo e começamos tarde.
    Às 23h tudo fecha e só conseguimos fazer metade das paragens obrigatórias, em cada ponto uns pintxos e uma cerveja. Terminamos com a melhor tarte de natas em la vina:
    1. astelena (ropa vieja, foi-gras)
    2. la cuchara de san telmo (leitao)
    3. bar nagusia - ok
    4. bar borda berri
    5. la viña (5€ tarte de queijo) - ok
    6. bar goiz-argi
    7. la mejillonera- ok
    8. bar martinez - ok

Já que estava tudo fechado fomos para o GU, um bar à beira da praia, mais para cotas e gays.
    Acabamos a noite no bataplan também a beira mar, mas para uma faixa etária muito mais baixa. Eu e o Valentim fomos para casa por "cedo", por volta das 5 porque queríamos surfar de manhã. Claro que antes das 6 os outros dois também estava na cama.
    Mas de manhã tivemos que ser arrancados a ferro da cama á hora do check out com uma ressaca gigante dos gins low cost das discotecas.

San Sebastian, praia Zurriola

October 7, 2017 in Spain ⋅ ☀️ 17 °C

Com esta ressaca e depois de um bom pequeno almoço para tentar curar a ressaca, passamos pela Parte Vieja onde tínhamos bebidos os pintxos no dia anterior até chegar a praia de Zurriola.
    Estava um mar perfeito para surfar mas claro um mar de gente também a tentar apanhar as ondas.
    Eu e o Valentim alugamos pranchas e fatos, pelos visto eu só precisaria de um 3.2 porque a água segundo o vendedor estaria a 20 graus. Pensei que fosse muito mais fria que em Portugal por estar mais à norte, mas na realidade o fato estava-me largo e não tive frio, muito pelo contrário.

Depois de comer uns pintxos íamos apanhar o fenicular para o Monte lgueldo, mas acabamos por subir de carro porque não encontramos estacionamento. É na realidade um parque de diversões para crianças, os adultos só apanham o fenicular para ver a vista e tirar selfies. Desse monte com vista desafogada conseguimos ver toda a cidade de San Sebastian.
    Seguimos diretos para Bilbau, demoramos uma hora para chegar e mais uma hora às voltas a procura de estacionamento. Que desespero e a fome a apertar, nem um único lugar estava vago por mais voltas que se desse! Acabamos por ligar ao proprietário da casa de rbnb que nos indicou um parque subterrâneo não muito longe.
    Deixamos as malas em casa e seguimos para um restaurante vegetariano, era a minha vez de comer bem. Na realidade toda gente aproveitou porque estava tudo muito bom. Ainda fomos beber um copo, beber uma cerveja artesanal acompanhados de um cão porque lá eles também entram nos bares, jogar matraquilhos e voltar para casa para dormir até as 11h.

Bilbau - Last day

October 8, 2017 in Spain ⋅ ☀️ 23 °C

Queria muito trazer um cato para Lisboa mas voltamos à loja e claro que estava fechada por ser domingo.
    Fizemos o check-in na plaza de la constitucion a ver duas malabaristas, uma que tinha mais pelos do que o Valentim, o Ricky e o Faban juntos e a outra tinha mais peso do até nos todos juntos. Mas a verdade é que a praça estava cheia de vida de famílias que vão passear nas ruas ao domingo em vez de ficar em casa, criando uma cidade cheia de vida.
    Até era capaz de viver em Bilbau.

Seguimos para mais um fenicular para chegar ao Mirador artzanga, mas acabamos mais uma vez por não encontrar o início e subir de carro, só que neste caso também não encontramos bem o sitio e acabamos por parar o carro numa rua sem saída para fazer o resto a pé, provavelmente uns dois km.
    Tem uma vista brutal sobre Bilbau. Mais uma cerveja e uns pintxos para passar para o último sitio um pouco fora de Bilbau :Ponte Biscaia em Getxo.
    Na realidade é uma ponte para pessoas e os carros são transportados por uma plataforma que vai de um lado para o outro com ajuda de um meio mecânico.
    Última cerveja e pintxo antes da entrega do carro para chegar com calma ao aeroporto.
    Entregamos o carro, apanhamos o autocarro para o aeroporto, segurança, etc...
    Numa das malas voltavam para Portugal, 10 preservativos, um lubrificante e um tinder com mais alguns gostos, a mala teve que ser revistada é sempre importante estar prevenido.
    Afinal o voo tinha um atraso de 30 min, podíamos beber uma cerveja e carregar os telemóveis.

Quando finalmente encontro uma tomada percebi que tinha deixado o telefone no carro e que ainda por cima a única pessoa que tinha os bilhetes de avião era o Faban no seu telemóvel. Agarrei no telemóvel dele, deu me o código, tive que repetir 10x para não me esquecer e lá fui eu. Sem querer meti toda gente em risco de perder o voo.
    Fui para a paragem do autocarro para voltar para a rent a car, os nervos eram muitos, o autocarro nunca mais vinha, liguei para o call center da gold car e com o meu espanhol maravilhoso consegui com muita dificuldade que passassem a chamada para a loja do aeroporto. O carro já tinha seguido para limpeza. Finalmente, conseguiram contactar a pessoa que tinha o carro para o trazer de volta. Lá tive que apanhar o autocarro para ir e voltar já a suar de nervos.
    Quando cheguei ao pé deles, estava na hora de embarcar e claro fomos os últimos a entrar no avião.
    Temos todos que agradecer ao Faban que desenhou a nossa agenda diária, com uma pesquisa exaustiva, com mapas detalhados e até tempos de percursos a pé entre cada sítio.