• Day 6

Brasil, Rio de Janeiro 4

August 3, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 23 °C

Dia de arrumar bagagens e pôr os postais no correio. Diga-se que ainda há os frascos de cola para os selos como antigamente em Portugal. Uma última caminhada no calçadão e um nostálgico olhar para a praia de Copacabana que nos acolheu nestes três magníficos dias. Ficou por dar o mergulho nesta baía que nos terá que receber novamente, um dia...

A baixa da cidade, com a imponente Igreja da Candelária, tem tantos edifícios coloniais que podia ser Lisboa! Outras praças parecem-se tanto com o Porto... e a par com isto a cidade transpira Rio de Janeiro. Estamos de saída para Iguaçu e o ónibus número 2018, que passa na Avenida Atlântica em frente a Copacabana, é direto ao aeroporto, mas dá-nos uma visão geral da cidade, passando pela baixa até ao Galeão, na Ilha do Governador. Já nos subúrbios da cidade a “zona industrial” é caótica e desconcertante. Há um viaduto por cima desta área que nos permite entrever pequenos focos de bonitas casas de antigos bairros coloniais, modestas, mas cuidadas e coloridas, lado a lado com garagens de mecânicos, sujas e encardidas, depósitos de todos os tipos de materiais recicláveis e fábricas de sabe-se lá o quê com telhados partidos por onde entra esta chuva extemporânea de agosto. Ao cruzar a ponte vêm-se pescadores à linha nas margens de uma baía onde tudo bóia e duvidosamente haverá peixes. É o contrário do que vimos nos dias anteriores em Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Botafogo... o luxo e o lixo de uma das grandes metrópoles Sul Americanas.