• Day 21

Bolívia, Titicaca - Copacabana e Isla de

August 18, 2018 in Bolivia ⋅ ☀️ 8 °C

A Natureza surpreende-nos sempre e hoje foi um desses dias com o infindável Lago Titicaca, o mais elevado do planeta. É o resultado do “enrodilhar” da Cordilheira dos Andes que continua a aumentar três centímetros a cada cem anos. Na Isla del Sol - no meio do lago - é possível ver as mulheres venderem fósseis de animais marinhos. É nesta ilha que se diz ter sido o berço da civilização Inca. Logo na primeira subida deparamo-nos com o Templo do Sol Pilcolkaina, supostamente o primeiro Templo Inca. A travessia até e da ilha com partida e chegada a Copacabana é também impressionante, especialmente se se puder optar por ir no tejadilho do barco. Copacabana, esta Copacabana, é na realidade a original. Uma imagem de nossa senhora de Copacabana foi enviada daqui para o Rio de Janeiro e assim foi baptizada a praia. Claro que existe uma igreja de Nossa Senhora de Copacabana em ambos os sítios. Aqui nota-se que as pessoas são muito religiosas e supersticiosas também. Quando chegamos à baía há vários carros enfeitados com flores e confetis que supostamente foram benzidos por um padre. Os carros não são só bolivianos. Também há vários do Perú - a fronteira é a 10 min - e da Argentina. Costumes diferentes...
    Mais uma vez no autocarro, passada a fronteira para o Perú, podemos ver o pôr-do-sol mais espetacular e vermelho dos últimos dias!