El Jadida e Essaouira

April 14, 2019 in Morocco ⋅ ☀️ 27 °C

Deixamos Casablanca para trás em direção à cidadela portuguesa em El Jadida, património mundial da UNESCO. Campos de cereais, cultivados à mão e com arados puxados a cavalo ou burro, separam as duas cidades. Ainda é possível ver alguns acampamentos nómadas nesta planura sem fim. Rapazes montados nos seus cavalos ou burritos parecem atarefados neste domingo de manhã.
    É um sítio interessante, Mazagão - El Jadida agora. A cisterna portuguesa é imensa e acumulava água da chuva, num depósito abobadado de 34mx 34m, com uma profundidade a rondar os três metros. É um local belo e silencioso. Temos um ancião vestido de branco a explicar-nos a descoberta recente e o funcionamento deste tesouro português - 1906. O forno comunitário também nos é mostrado por um marroquino. Continuam a cozer o pão para as famílias que vivem na cidadela. Os panos de louça em cada tabuleiro de madeira definem a família que os virá recolher. Só é pena que estes guias fiquem maldispostos de imediato se não concluirmos a visita com uns dirham... Mas a cidade vale a pena a vinda e a vista para o mar, a partir dos baluartes portugueses, é magnífica.
    Separam-nos ainda mais de duzentos quilómetros de Essaouira. A temperatura ronda os 34 graus na autoestrada. A paisagem fica cada vez mais castanha, a assemelhar-se ao Alentejo em pleno verão. O país parece empobrecer a cada quilómetro. Toda a gente parece andar de burro e ainda vemos muitas terras a serem lavradas com a sua ajuda. Os arados são de lâmina simples, encavados nuns barrotes tortos de madeira. Em contrapartida, temos que ultrapassar enfardadeiras gigantes nas estradas que ondulam ao sabor das searas.
    Assim que entramos em Essaouira a maresia invade-nos e a maré baixa deixa todos os veraneantes à vontade para desfrutar da praia até bem depois do pôr-do-sol.
    Nada melhor do que terminar o dia a comer uns camarões e um linguado grelhados nos restaurantes dos pescadores ao pé do porto, seguida de uma volta pela atarefada Medina que começou a esmorecer lá para a meia-noite...