• Day 15

Adeus Marrocos...

April 24, 2019 in Morocco ⋅ ⛅ 19 °C

Antes de sairmos de Tétouan ainda damos um saltinho à Escola de Artes e Ofícios. A entrada custa 50 dirham, mas, para além de uma sala museu à entrada, com exposição e explicação dos ofícios aí ensinados, há uma explicação interativa acerca da história de Tétouan, dos pontos de interesse na Medina e dos museus e edifícios visitáveis, bem como a sua história. Confirmo o que um lojista me explicou no dia anterior - a diferença entre Zaouia e Mesquita. A primeira era uma escola onde se aprendia não só o Corão, mas também álgebra e leitura, para além de ser um lugar de culto de santos muçulmanos, onde eventualmente se encontra o corpo canonizado. Esta era mais característica da corrente sufi. A mesquita é apenas um lugar de oração para os seguidores da fé islâmica.
    Mas, voltando à escola, o que aqui vimos foram jovens aprendizes das várias artes manuais marroquinas, acompanhados pelos seus mestres, a garantir que estas maravilhosas peças dos contos de Aladino se perpetuem no tempo e mantenham viva a identidade marroquina.
    O resto do dia foi passado em viagem ao longo do Mediterrâneo em direção a Tânger Med e mais tarde a travessia para Algeciras.