Bolivia
Tunel

Here you’ll find travel reports about Tunel. Discover travel destinations in Bolivia of travelers writing a travel blog on FindPenguins.

12 travelers at this place:

  • Day20

    Bolivia, La Paz

    August 17 in Bolivia

    La Paz apanhou-me desprevenida com os sintomas de altitude. Apesar de saber que era possível, nunca tinha sentido assim. A sensação de necessitar de mais tempo para caminhar para o coração não acelerar, já me era familiar, mas as dores de cabeça, as náuseas, a rejeição à comida e os vómitos foram todos novidade para mim. Isso significou que no primeiro dia praticamente só dormi, para ver se o corpo se adaptava.
    E adaptou! No segundo dia já foi possível fazer um passeio num autocarro turístico para ver a cidade. O Vale de la Luna e o Miradouro Kili Kili são sítios fantásticos. No vale é possível ver as formações feitas pela água na argila. Talvez lhe chamem assim por se parecer com a superfície da lua. Do miradouro tem-se uma panorâmica de toda a cidade até El Alto, onde fica o aeroporto localizado em maior altitude. É uma visão assombrosa. A maior parte das casas não têm reboco ou pintura e, por isso, é quase como se estivéssemos de frente para um bairro de lata monumental com todo a beleza e assombro que isso pode trazer. É de El Alto que chegam à cidade as cholitas. São as tradicionais mulheres bolivianas que aparecem sempre nos documentários, com as saias rodadas muito armadas à moda do século XVII. Cópias mais curtas dos vestidos da alta sociedade da altura. Sim, porque as cholitas trabalham arduamente e correm desenfreadamente pela cidade com as suas cargas às costas em busca de não sei o quê. Mesmo nestas correrias conseguem equilibrar o chapéu, também ele da mesma época, sem nunca o deixar cair. Os chapéus foram um negócio da China feito por um vendedor de chapéus britânico que recebeu um carregamento de chapéus demasiadamente pequenos. Grande charlatão, convenceu as damas da sociedade que esta era a última moda na Europa e o que é facto é que até hoje as cholitas, que tentaram copiar as damas da sociedade, usam estes chapéus encarrapitados na cabeça. Se os usam na vertical é porque são casadas. Se os usam inclinados para um dos lados da cabeça é porque são solteiras. São normalmente tímidas e não gostam de fotografias, mas lá conseguimos roubar uma ou outra. Ainda conseguimos dar uma escapadela de teleférico ao Cementerio General. É um cemitério com gavetões que se acumulam uns por cima dos outros numa altura de talvez três metros. Para chegar às campas superiores é preciso usar uma das inúmeras escadas coloridas que se encontram disponíveis. Só a fachada do gavetão tem um quinze centímetros de profundidade onde se podem colocar flores, brinquedos, comida, garrafas das mais variadas bebidas, enfim, o que estiver ao alcance da imaginação de qualquer um. No caminho de volta ainda passámos pelo Mercado de las Brujas, com os seus fetos de Lamas pendurados, ervas medicinais de toda a espécie e altares pré preparados para fazer as mezinhas de boa sorte, proteção dos carros ou do casamento ou do que mais preocupar os clientes, que se sentam à espera como se fossem ao médico. Enfim, genial!
    Read more

  • Day59

    La Paz - Moon Valley

    October 24, 2016 in Bolivia

    It is very easy to get to the Moon Valley from La Paz. We catched a taxi for 40 Bolivians (~5.50 $) and after a 30min drive through the city we were already there. It looked like a small Bryce Canion from the States and was definitly worth to visit! 🌛

  • Day26

    La Paz, Valle de la Luna

    October 21, 2017 in Bolivia

    2. Tag (1/2)
    Mit dem Minibus sind wir in den Süden der Stadt gefahren zum Valle de la Luna. Der Fahrer hat sich zu letzt in den Bus gequetscht ;-)
    Während der Fahrt hat sich das Stadtbild stark verändert. Der Süden zählt zu den besseren Wohngegenden. Das war deutlich zu erkennen, neben Obst und Gemüse wurden hier auch europäische Automarken angeboten. Zu unserer großen Freude konnten wir hier auch annähernd sowas wie Vollkornbrot kaufen. Mittags gab's auf dem Markt eine vegetarische Suppe (das mit dem vegetarischen sehen die hier nicht so eng) ...Read more

  • Day137

    Valle de la Luna

    March 25 in Bolivia

    After record breaking hike to the Chacaltaya peak we have travelled back to La Paz and further 10 km towards the Valle de la Luna. Moon like area isn't actually a valley but bizarre, eroded hillside maze of canyons and pinnacles.
    The main materials are clay and sand and therefore it changed with every rainfall.
    The area with couple of short trails has been much bigger but as La Paz got caught on urban growth, the area now is much smaller.
    As we have visited the canyons in Tupiza, it wasn't as impressive but we have enjoyed a short walk around before a threat of storm made us leave the place and take a ride back to the city.
    Read more

You might also know this place by the following names:

Tunel

Join us:

FindPenguins for iOS FindPenguins for Android

Sign up now