Brazil
Alagoas

Maragogi

January 20, 2020 in Brazil ⋅ ☁️ 30 °C

Ein perfekter Urlaubsort - traumhafter Strand und - im Gegensatz zu San Miguel - ein Ort, in dem es auch mehr als ein Restaurant gibt. Entsprechend war auch am Strand mehr los. 2-3 Tage wären hier auch schön gewesen... !Read more

Cachoeira do Tiririca

December 13, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Depois de tantos dias junto a costa fomos um pouco mais para o interior. Fomos para a cachoeira da Tiririca. Com o trânsito, mais 13 km de terra batida chegámos à fazenda da Boa Sorte, já passava das 11h, apesar de termos saído cedo.

São 5€ para almoçar e 5€ para o guia nos levar até à cachoeira.
      Fiquei surpreendida, quando disse que era vegetariana e disseram que podiam fazer um prato com soja, feijão, arroz e salada. Éramos os únicos. Mas só por ser segunda feira. No dia anterior estava tanta gente que nem conseguiram um cantinho para tirar uma foto sem ninguém.

São quase 3km até ao topo da cascata lindíssima, com 86m de altura, com uma vista panorâmica que compensa todos os minutos da subida que quase que fizemos a correr com o guia demasiado habituado para perceber que estava a ir muito depressa para nós.

Depois do almoço seguimos para o Quilombo dos Palmares - foi o maior quilombo que existiu na América Latina. Chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. Foi um dos grandes símbolos da resistência dos escravos no Brasil e foi alvo de expedições organizadas por portugueses e holandeses. Foi destruído em 1694 e seu líder, Zumbi, foi morto no ano seguinte em uma emboscada.

O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, onde os escravos da região fugiam e ajudados pelos indígenas vinham se refugiar ali. Um ponto bem alto na montanha com visibilidade 360° sobre muitos km de extensão.

Esta visita faz muito mais sentido com guia, mas não sabia que era preciso contactar com com antecedência principalmente em dias de semana que tem pouca gente. A nossa sorte foi que a família que chegou um pouco antes de nós tinha contratado um, o Mano Gill, e acabámos por nos juntar a eles.
      Só tive pena de não ter chegado ao início no início, porque ele tinha tanto coisa para contar que quem teve que mandar nos embora foi o guarda.

Casa do Francês

December 10, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Passámos a manhã na praia em frente à nossa pousada (250 metros a andar).

A caminho do novo alojamento fizemos não sei quantos km a mais para atravessar um rio que não tinha ponte. Ao chegar ao outro lado dei-me me conta que afinal a pousada era na margem oposta e que podíamos atravessar o rio de barco sem dar a volta...

Chegámos finalmente a Japaratinga. Toda essa zona está cheia de franceses que andam a comprar terras por quase nada, uns 8mil€ por um terreno e 8mil€ um chalé simples.

Jantámos num restaurante francês muito agradável, o Madrag, comi provavelmente o melhor ceviche até agora.

Marcela, Elton e Pedro

December 9, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Com tudo o que andámos ontem, hoje precisamos de um dia calmo. Fomos até a praia da Barra à procura de um passeio de barco e fomos logo no primeiro que encontramos.

Quando arrancámos estava a chover, eu estava ligeiramente com frio, a achar que ia ser o maior fiasco. Na primeira paragem na praia do Antunes o sol apareceu e tudo melhorou. Tomámos a primeira cerveja.

A segunda paragem era nas piscinas naturais, mas tendo em conta a ondulação, mesmo com o recife a proteger a visibilidade na água não era o que nos venderam. A terceira e última paragem era no caminho de Moisés, supostamente na maré baixa abre um caminho de areia com mais de 1km até a praia. Mas isso não acontece sempre, apenas com algumas marés. A paragem é feita à mesmo com um barco a vender bebidas, espetinho e ficamos com água pela cintura longe da praia a comer e beber, o que os brasileiros fazem de melhor.

Travámos amizade com um casal que estava de lua de mel, o Elton e a Marcela. O Pedro que estava com a mulher e as duas filhas ia se juntando a nós sempre que podia.
      Passamos o resto da tarde, com eles a comer e beber.
      Fomos a casa tomar banho antes de jantar, mas só acordámos no dia seguinte...

Die Tierwelt von Maragogi

June 9, 2016 in Brazil ⋅ ☁️ 10 °C

Es gibt hier diverse Tierchen... Fliegend, kriechend etc.

Der hübschen Raupe sollte man lieber fernbleiben, denn es brennt sehr, wenn man sie berührt.
      Eine schön gestaltete Eingangstür... Ich glaube, der Künstler war eine Ameise. Oder viele Ameisen...
      Habt Ihr schon einmal Schildkrötenscheiße gesehen? 😁
      Bei dem letzten Bild handelt es sich um die seltene Art der deutschen Reise-Raupe, die sich insbesondere zu Abendstunden einpuppt zum Schutz vor den brasilianischen Mücken, die eben genau auf das Blut dieser deutschen Raupe stehen...

Maragogi

June 8, 2016 in Brazil ⋅ ☁️ 22 °C

Tito wohnt (teilweise, aufgrund seiner Firma pendelt er zwischen drei Wohnsitzen) in Maragogi, hinter einem wunderschönen Strand... Seine Familie ist groß und an Feiertagen versammeln sich alle hier in diesem Haus bzw. dem Komplex diverser Bungalows. Wunderschön, seht selbst..Read more

Maceió

December 12, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

Acordamos sempre cedo, porque a maioria das pousadas só tem uma cortina que tapa mal a luz do dia.

De manhã fomos passear ao mercado de Maceió. Não é propriamente um mercado para turistas e é tudo muito barato. Um cacho de banana era 20 cêntimos, 1kg de tomate 40 cêntimos, para além da incrível variedade de fruta com o cheiro a pairar no ar. Algumas pessoas fazia as suas compras de mota, paravam à frente da banca, faziam as compras sem sair da mota e seguiam caminho.

Nessa zona da cidade existem muitas casas antigas abandonadas e degradadas. Se estivesse tudo bonito e restaurado teria a sua graça. Mas não deve haver qualquer incentivo para isso.

Decidimos fazer uma praia urbana, para variar das praias desertas, mas posso dizer que nunca tive uma experiência numa praia com o movimento de pessoas/ comerciantes tão intensa e diversificada como esta.

Tudo acontece nessa praia. Estávamos a ouvir música ao vivo, queriam ler-me a sina ao mesmo tempo que todo o tipo de actividade comercial e não comercial acontecia a nossa frente.
      Eram um frenesim de pessoas a tentar vender tudo o que podem imaginar, com uns churrasco miniatura faziam espetinho e queijo coalho grelhado. Outros vendiam ostras, lagostas, milho cozido na hora, Caldinho (sopa) de feijão, camarão ou polvo, algodão doce, gelado, açai, rosas, chinelos, óculos escuros, pulseira... Ainda passavam de 10 em 10 minutos pessoas para recolher as latas ou garrafas de plástico que possivelmente vendiam depois.

No meio disso tudo o nosso vizinho (carioca) ainda tentou uma aproximação quando o Valentim foi a água sozinho:
      - Você é muito inteligente! E o seu namorado é muito ciumento!

Não sei qual foi a base científica para essas afirmações, mas ele tinha a idade do meu pai e não soube respeitar a relação dos outros.

No final da tarde fomos fazer um passeio de lancha até às piscinas naturais. Piscinas essas que como quase todas as outras tinha pouca visibilidade dentro de água. Mas o capitão da lancha, que nos deu uma aula de geografia do Brasil, explicou-nos também que isso tinha a ver com a lua. Ou seja na lua cheia é quando a visibilidade está melhor e a maré baixa é menor e todas as piscinas ao longo da costa ficam mais bonitas.

Depois de todas as cervejas que bebemos durante o dia fomos jantar a um vegetariano, o Ser-Afim e bebemos um a suco de fruta para hidratar.

Canion de São Francisco

December 15, 2021 in Brazil ⋅ ☁️ 33 °C

Sabíamos que precisávamos de 1h para fazer 25km de caminho até a pousada de onde partiam os barcos. Só não percebemos que era mais um caminho de terra batida em que parte estava em mau estado. Foram quase 40 min aos solavancos e quando finalmente chegámos a beira rio o carro entrou na reserva...

O catamarã que saía as 9h, já tinha partido ou pelo menos não o vimos. Podíamos ir de lancha partilhada mas o grupo que estava a nossa frente a fazer a reserva pediu exclusividade. Assim tivemos a lancha só para nós.

Este é o 5° maior canion navegável do mundo e o único no Brasil. Separa 3 estados: Bahia, Alagoas e Sergipe. A última parte do percurso é feito numa canoa de madeira, com remos para não perturbar a beleza do local. Durante a semana não tem quase ninguém e estivemos a maior parte do tempo sozinhos.

Vale todo o tempo que demorámos, é um lugar incrível. Só os picos que enfiei nos pés a passear descalça é que foi menos agradável.
      O nosso guia, Jailson, antes do nosso passeio tinha deixado cair o telefone dentro do rio e estava com esperança de encontrá-lo só para recuperar a capa que lhe tinha custado 20 reais. Sendo que a visibilidade na água é quase nula, não sei, acho que a probabilidade era mesmo baixa.

Fiquei tão sentida, que ofereci-lhe o meu ex-telefone que tinha trazido em caso de emergência - para caso perdesse ou estragasse o meu. Ficou sem palavras.

A volta de carro até a bomba foi a suar cada km. Nem ar-condicionado ligámos com medo de ficar pelo caminho. Sobrevivemos.
      Ainda tentámos ir a mais uma cascata, mas só dava para visitar de quinta a domingo.

Estamos neste momento a andar em direcção à Chapada Diamantina. O objetivo é conduzir algumas horas por dia e dormir onde der até porque estive a ver no booking e nenhuma destas terras tem hotéis ou pousadas registadas. Aliás muitas das terras que passamos não tinham nada. Por volta das 19h30, já de noite, chegámos a uma terra chamada Cícero Dantas, onde o primeira hotel que encontramos parecia fechado. A pousada seguinte não tinha quartos disponíveis. Pensava que íamos ter que dormir no carro. À terceira foi de vez, 10€ cada um com pequeno almoço, Wi-Fi e ar-condicionado. Que luxo.

Comemos uma tapioca no centro, ao que o senhor perguntou:
      - Vocês não são do país, pois não?
      - Somos de Portugal.
      - O que estão fazendo aqui?

Nunca esta terra deve ter visto um estrangeiro.

Terracota

December 14, 2021 in Brazil ⋅ ☁️ 29 °C

Praia do Gunga, é a praia da moda. Paga-se à entrada, tem todos os desportos e mais alguns, fotógrafos a tirar fotos, etc. Não é bem o nosso estilo mas bastou andar 50 metros para o lado estávamos sem ninguém.
      Mas a chuva obrigou-nos a ficar num restaurante a comer, beber e jogar alguns jogos que tínhamos trazido.

Hoje seguimos para o canion de São Francisco para fazer um passeio de barco no dia seguinte. Era suposto demorar 3h40 até lá, mas o Google, não sei se por ser offline, mandou-nos por um caminho de terra. Ao início parecia bom, mas foi piorando. As chuvas tinham sido fortes e o caminho estava cada vez mais alagado. A cada poça que passávamos pensávamos que íamos ficar por ali. No meio dos campos de cana de açúcar, não víamos quase ninguém.

Quando finamente começámos a ver muitos camiões e o GPS a mostrar outra estrada que tinha potencial para ser melhor, encontramos uma placa a dizer desvio. Foi só mais meia hora neste sofrimento sem saber se ficávamos presos na lama ou se o carro avariasse.

Chegámos ao destino, Delmiro Gouveia passado uma 6h, já sem GPS, a pedir ajuda para nós orientar até ao hotel, Bristol Aline.

Lavandaria

December 11, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Depois das praias desertas chegámos ao final da tarde à cidade de Maceió.

Aproveitámos para lavar roupa pela primeira vez. Enquanto esperávamos decidimos ir beber uma cerveja. Escolhemos um local com um processo complexo... Registo prévio, CPF, carregamento de cartão... Desistimos.

Acabámos por jantar sushi para variar um pouco da comida regional.

Tentámos apanhar um taxi para ir para a balada, mas parece que não abundam taxis em circulação. Fomos de carro.

A noite acabou mais cedo com um cliente a armar confusão no bar. Agradecemos. A música era pirosa...

Alagoas, AL