August 2019

Vale entrar na briga entre O Irã e OS EU

January 13 in Germany ⋅ ⛅ 5 °C

Em uma nota, o governo brasileiro demonstrou o seu alinhamento forte com os EUA apoiando a decisão  do presidente norte-americano, Donald Trump, que mandou mater o primeiro líder das Forças Armadas do Irã. O Brasil se pôs  incondicionalmente no lado dos EUA.

Quas são as consequências para O Brasil? O Brasil ganha ou perde?

O país  deixa a sua postura de neutralidade e de apoio Às decisões da ONU para extinguir, sem forças armadas,  os conflitos entre Estados.

Para muitos observadores, o Brasil perde muito de sua credibilidade. Historicamente, o Brasil era conhecido como o país do "Soft Power brasileiro", uma força importante e reputada por não  usar forças armadas pesadaS. Infelizmente, o país pouco a pouco está perdendo sua imagem positiva, também  por causa da sua política de proteção ambiental.

Outros aliados importantes dos EUA, como a França, o Reino unido e a Alemanha não apoiam a ação militar.

Quais podiam ser as consequências comerciais?

O Brasil exporta produtos agricolas como milho, soja e carne  para os Estados do Oriente Médio.  Os observadores não esperam uma diminuição dAs exportações. O Brasil vai ganhar com seu alinhamento com os EUA?

O Trump é impresivel!

A respeito da segurança, espera-se que os diplomatas, os empresários e funcionários e outras cidadãos brasileiros que vivem lá não venham a ser alvos de ataques. Por outro lado, a Hamas xiita é  muito perigosa.

Resumo da viagem: Cada canto um encanto

September 12, 2019 in Germany ⋅ ⛅ 16 °C

Rancho de amor à Ilha (Zininho) https://youtu.be/rL-DNLKWnTY

O tempo em Florianópolis voou. Se eu tivesse sabido o que me esperaria, teria programado uma estadia de 4 semanas. A Celisa foi uma anfitriã amigável, uma professora ótima e uma guia que me mostrou os mais bonitos lugares da Ilha de Santa Catarina.

Esta foi a quarta vez que eu visitei o Brasil, e sempre minhas experiências foram ótimas, as suas paisagens maravilhosas e as pessoas amigáveis com braços e corações abertos. Infelizmente, o país tem muitos problemas, e eu não posso ver sinais positivos nos últimos 4 anos. Fica a esperança.

Eu vou voltar no ano que vem.

Voo de regresso

September 12, 2019 in Switzerland ⋅ ⛅ 18 °C

Um dia, todas as férias acabam. Eu já tinha feito a mala e a mochila no dia anterior. Depois do café da manhã, o Cris, "meu taxista" foi me buscar para me levar ao aeroporto. O voo foi de São Paulo a Zurique e daqui para Hannover. Enquanto eu estava no voo (tipo 777) para Zurique, os meus pensamentos ainda estavam sobrevoando a Ilha maravilhosa de Santa Catarina.

Em Hannover, eu peguei o trem para Bremen. Minha namorada foi me buscar na Estação Central de Bremen.

Jantar de despedida

September 10, 2019 in Brazil ⋅ ☀️ 0 °C

Fiz uma reserva no restaurante Santa Marta para o jantar de despedida. Quando eu chamei um Uber, para minha surpresa, o aplicativo me disse que eu devia R$ 6. Embora não fosse justificado, eu paguei aquela pequena "dívida". Coincidentemente, Celisa e eu pedimos o mesmo prato. A carne estava excelente. A gente falou sobre diferentes assuntos como nossas origens, nossa educação, enfim, nossas experiências de vida.Read more

Ribeirão da Ilha

September 10, 2019 in Brazil ⋅ ☁️ 22 °C

Na volta, nós tomamos outra direção e chegamos no Ribeirão da Ilha, um bairro que fica aproximadamente a 20 km do centro de Florianópolis. A Celisa, como ela me disse, adora este lugar.
    É um bairro bucólico e pitoresco de origem açoriana, onde se mantém viva a tradição de seus primeiros habitantes. Por sorte, lá o comércio é limitado às necessidades básicas dos moradores.
    O que se destaca lá é a gastronomia com restaurantes elogiadíssimos, como o restaurante Ostradamus. É o restaurante mais conhecido do Ribeirão e, possivelmente, o mais frequentado. Como o próprio nome sugere, a especialidade da casa é as ostras, mas há inúmeras outras opções no cardápio.
    Na região, encontram-se as condições mais adequadas do mar para o cultivo das melhores ostras do Brasil.
    No “Café Tens Tempo”, tomamos um cafezinho. O “Tens Tempo” fica bem de frente para o Ostradamus e pertence ao mesmo dono, e oferece uma variedade de doces típicos portugueses para adoçar o dia.
    Na volta para Lagoa da Conceição, nós passamos pelo Restaurante Villa Maggioni, que pertence a um amigo da Celisa (Mohamed).
    No fim do passeio, a Celisa me levou para ver um bairro com casas caras e modernas. (Condomínio Saulo Ramos)

Pântano do Sul

September 10, 2019 in Brazil ⋅ ☁️ 24 °C

Nós continuamos de carro e chegamos no Pântano do Sul, situado no extremo sul da Ilha de Santa Catarina. Por causa do inverno, não havia quase nenhum turista. É um bom lugar para descansar e curtir sua natureza e tranquilidade.

Celisa me fez conhecer um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Bar do Arante, localizado na Praia do Pântano do Sul. Tornou-se popular não só por seus pratos à base de frutos do mar, mas também pelos papeizinhos que são pendurados em suas paredes.

Nós comemos e também escrevemos papeizinhos e os penduramos no teto.

(https://youtu.be/Mab0ZEMq51o)

Lagoa do Peri, Armação

September 10, 2019 in Brazil ⋅ ☁️ 22 °C

Nós passamos pela Lagoa do Peri que é localizada próxima à Praia de Armação. A Praia da Armação e a praia vizinha - Matadeiro - são divididas por um rio que vem da Lagoa do Peri. Antigamente, os pescadores montavam suas armadilhas na Armação e matavam as baleias na praia do Matadeiro, daí o nome das duas praias.

(https://youtu.be/8TrY7W7_Ym8)

Para o sul da Ilha de Santa Cantarina

September 10, 2019 in Brazil ⋅ ☁️ 21 °C

No fim de minhas férias, nós demos um passeio pelo sul da Ilha de Santa Catarina. O sul é a mais linda parte da Ilha.

Infelizmente, eu perdi o meu cartão de memória com as fotos do sul da ilha no avião para Zurique. Espero que possa descrever o passeio de cor.

De volta

September 9, 2019 in Germany ⋅ ⛅ 19 °C

Como na ida, eu voltei para Florianópolis por São Paulo. Por sorte, em Florianópolis o tempo estava ficando um pouco mais quente, assim, a Celisa não tinha que se preocupar mais com a saúde do aluno.