Guinea-Bissau

March 30 in Guinea-Bissau ⋅ ☀️ 38 °C

Hier funktioniert sehr wenig. Also die Fähre wartet noch auf die Flut, das ein Laster ausgeladen werden kann, es geht dann irgend wann um 1 Uhr nachts los anstatt um 8. Generell ist Bissau sehr warm und entspannt. Also außer UN Jobs ist auch nicht viel los und nach zwei Tagen kennt man alle Ecken und läuft schon viel in die selben Menschen. Der Service in Restaurants ist unglaublich schlecht. Geschäfte und Restaurants sind leer. Ein Markt den ich mir anschaue dafür aber cool!

Ich lasse mir noch ein Hemd schneidern. Es klappt leider aber nicht. Also am Ende habe ich ein Hemd. Leider passt aber der Kragen gar nicht. Bauchumfang XXL, Handgelenk dafür aber XS. Immerhin wird oldscool nochmal gebügelt. Mit einem kohlebetrieben Bügeleisen.

Wir schauen uns noch ein Theater Stück an auch eher ausbaufähig.

Alles in allem war der Trip ziemlich anders und interessant Afrika mal gesehen zu haben. Ich denke nicht das ich es mir nochmal anschauen werde. Es ist nochmal ganz anders arm und upgefuckt als der Rest der Welt in dem ich so war. Die Hitze ist anstrengenden die Dunkelheit bei Nacht bisschen angsteinflösend. Es ist cool der einzige Tourist zu sein, aber irgend wie macht das auch vieles schwer weil es keine Infrastruktur gibt. Es gibt gefühlt auch keine Oberschicht. Jeder mit Geld verlässt das Land.

March 22 in Guinea-Bissau ⋅ ☁️ 33 °C

Es geht weiter in den Kontinent. Der Flughafen ist winzig. Es landet nur ein einziger Flieger und mit mir stiegen nur 6 andere Menschen aus. Dementsprechend ist es immerhin entspannt bei Visum.

Die Stadt ist nochmal anders. Ich mag den portugiesischen Einfluß. Viele Straßen sind auch hier einfach nur Sand, jedoch ist es viel wärmer, aber auch grüner. In der Stadt fahren als Taxis alles alte blau weiße 190 d Mercedes rum. Es bleibt spannend. Die Altstadt ist verfallen und viele Gebäude abseits davon auch. Ich kann mir nicht vorstellen wie es mal neu ausgesehen haben muss. Gibt viel Fleisch Fisch mit Reis :)Read more

Passaporte

February 24, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ ☀️ 36 °C

Hoje tínhamos que estar prontos ás 10h para ir fazer o passaporte do Benjamim. Mas o Mussa so apareceu 2h mais tarde de taxi porque o carro com que ele andava tinha vidros fumados e foi apreendido.
      Supostamente já estava tudo organizado e pago era só aparecer com o Benjamim para a correção do passaporte.
      Mas quando chegámos lá, no meio do caos com dezenas de pessoas a tentar entrar e nós a passarmos à frente no meio de toda gente com 35graus, a suar e o Benjamim ao colo, que não me queria largar, não estava muito confortável.
      Lá dentro, não quiseram facilitar a troca do nome, afinal era preciso o original da cédula de nascimento, tivemos que sair novamente e ficámos à espera do Mussa que só tinha que ir buscar o original ao escritório.
      Só voltou passado de duas horas, já não tínhamos agua, nem comida nem dinheiro trocado. O Valentim também não queria sair sozinho com medo que não o deixassem entrar novamente porque estava de calções e eles não gostam.
      Ainda arranjei uma amiga, a Cristina que me levou de mão dada para uma casa de banho privada e a seguir foi me mostrar o seu gabinete.

Quando o Mussa voltou, percebi que não tinha encontrado a cédula e tinha ido ao ministério solicitar uma segunda via. Voltamos novamente para fazer o passaporte, mas afinal queria uma nova foto de Benji a cores e com fundo azul 😭
      No meio do calor, com fome e com cedo fomos tirar uma foto. Claro que o Benji não me queria largar, a foto foi tirada com ele banhado em lágrimas.
      A impressão da foto nunca mais saia, tive mesmo que assumir o papel de mãe, pedir dinheiro ao advogado e sair à procura de alguma coisa para alimentar a cria. No meio de tudo o melhor que encontrei foi mandioca cozido embrulhado num plastico e água num saco de plástico.

Desta vez lá conseguimos fazer o passaporte e seguimos para a embaixada. Não queriam nos deixar entrar na embaixada, depois de várias voltas e conversas lá entrámos. Mas tivemos que espera algum tempo até conseguirmos a atenção que precisávamos e a possibilidade ou garantia de que na segunda-feira, poderíamos dar entrada do visto do Benjamim. Depois de tudo foi um dia de sucesso. Chegámos foi tarde a casa, o Benji estava ko, dormiu 3h, jantou e voltou a dormir.

Restaurante Gã Mela

February 25, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ ☀️ 36 °C

Quando o Benji acorda, bebe leite num copo de vinho, é o único copo que temos no quarto e ele acorda com tanta fome ou pelo menos com tanta ansiedade para comer que não conseguimos esperar até chegar ao pequeno almoço.
      Esta manhã ficamos só a passear pelo jardim do hotel.
      Á hora de almoço com 35 graus na rua e sem chapéus apanhámos um taxi para o restaurante Gã Mela, para apanhar o táxi temos que fazer um pequeno percurso de uma rua de terra batida com uma água de esgoto a passar pelo meio e uma cabra a tentar encontrar umas ervas perdias. O táxi é partilhado e custa 45centimos por pessoa a primeira coisa barata desde que chegámos.

Tínhamos recebido um recado de que, teríamos que estar ás 17h no orfanato, não foi bem um convite. Depois da sesta do Benji fomos com o Mussa para o orfanato, a meio do caminho parámos a beira da estada para comprar um telemóvel (era uma prenda que o Mussa estava a comprar) e um cartão SIM para o Valentim.

Chegados ao orfanato, o pai biológico e a tia do Benjamim estavam a nossa espera. Afinal o telefone era para o pai biológico.
      Ele queira saber se o Benjamim estava feliz e se nós éramos católicos.
      Falei um pouco de religião com ele. Tivemos também com a Francisca dona do orfanato, queríamos deixar duas garrafas de vinho para o ministro que nos tinha ajudado no processo, mas a Francisca ficou logo com uma das garrafas para ela como que retida na alfandega. Nem sei se a outra vai chegar a bom porto.

Estivemos a confirmar todos os papeis com o advogado para a segunda feira que deverá ser mais um dia em cheio.
      Antes do jantar tentei dar banho ao Benji mas ele teve medo do duche. Fez um drama enorme e acabei por lhe dar banho no meio da casa de banho, eu sentada no chão e ele ao meu colo. Estava toda vestida porque nem consegui que ele me largasse para me despir, pelo menos saiu lavado.

Mais um passaporte

February 27, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ ⛅ 38 °C

Ia ser um dia difícil para conseguir pedir o visto do Benjamim para havia esperança. Devíamos estar prontos às 9h mas às 8h já o Mussa estava a bater a nossa porta para pedir um documento que tinhamos e que devia ser assinado no ministério com o pai biológico de Benji. Às 9h devíamos estar prontos para ir buscar o passaporte, mas em vez disso tivemos que ir para o centro tirar fotocópia de todos os documentos.
      Parámos numa pastelaria, sem café à espera do Mussa.

Espava tudo organizado, o Mussa ia buscar o passaporte, assinar o documento com o pai biológico porque afinal precisavam de passaporte do Benji e nós tínhamos que ir tirar fotos com fundo branco para o visto.

No meio da confusão, a mochila ficou no carro, o motorista bazou. O Benjamim tinha fome e tinha diarreia na fralda, que não podíamos trocar. Não havia nada a fazer se não deixar tudo como está, comprar bananas a uma senhora que passou por ali so para desfarsar a fome e ficar à espera.
      Quando finalmente voltaram percebemos que não tinham conseguido nada para a cabeça do Benjamim estava ligeiramente inclinada na foto que tiramos na sexta e o passaporte foi rejeitado😭

Demos mil voltas, trocas de fraldas no carro, almoço à pressa aliás o Benji só comeu banana e bolachas. Tivemos que tirar fotos de fundo azul novamente, fazer novamente o passaporte sempre com esse miudo de um lado para o outro, com 36 graus.
      As 4 da tarde voltamos ao hotel, sem passaporte e sem visto pedido, um dia perdido no caos com uma criança ao colo.

Reserva de voo fictício

February 28, 2023 in Guinea-Bissau

Hoje foi um dia mais difícil para o nosso pequeno Benji. Quer fazer tudo sozinho mas não consegue e não quer que ninguém ajude se não chora. Por isso fez umas quantas birras. Também não estamos a conseguir respeitar a sua sesta o que não ajuda. Até durante a noite acordou uma quantas vezes sobressaltado e a chorar. Está também cada vez mais agarrado a nós e o que mais quer é mimo, nem consigo jogar a apanhada, porque o castigo quando o apanho é uma chuva de beijos ou seja faz tudo para ser apanhado, as vezes nem sai do lugar e olha para mim tipo já me apanhaste outra vez.

Tem medo da relva provavelmente porque nunca viu, nem com um piano em cima ele pode ser sentar na relva.
      Mas está tão fascinado com os carros que pode passar horas no parque de estacionamento a ver os carros e chegar e a sair, quer vê-los de perto e tocar em todos.

Hoje finalmente conseguimos o passaporte, fomos igualmente fazer a autorização de embarque no ministério e fazer a reserva do voo para Lisboa. Esta reserva é obrigatória para o pedido do visto mas é completamente fictícia. Duas agências de viagem mesmo ao lado do sítio onde se pede o voo. Vendem por 1.5 euro um reserva com o estado vendido de um voo para Lisboa com todos os dados da suposta reserva, agência essa gerida por 2 indianos.

Depois de tudo isso, eram 14h quando chegámos a agência de vistos, mas infelizmente fecha às 13h e tivemos que voltar para trás. Mais um dia...
      Hoje também começam as minhas aulas da pós-graduação, a partir das 18h, claro que o Benji quer a atenção toda para ele, tento ficar só a ouvir mas logo na primeira aula o professor diz que se não dedicarmos para além das aulas 10h semanais não vamos conseguir fazer a disciplina. Isto promete.

Pedido de visto

March 1, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ 🌙 24 °C

As 8h30 já estamos a sair do hotel para tirar fotocópia do passaporte do Benji e seguir para a agência que emite os vistos. Tínhamos um papel da embaixada escrito à mão para nos deixarem entrar.
      O segurança agarrou no papel foi la dentro e voltou a dizer que não era possível. Ao mesmo tempo estava o Mussa a receber uma chamada a perguntar quando é que íamos dar entrada do visto. Pois é o segurança nem perguntou a ninguém e se não fosse essa chamada milagre não teríamos entrado. Felizmente tínhamos dado o número do Mussa na embaixada e pelos vistos foi bem encaminhado. Tanta sorte nem sei como.
      Na salada onde entramos dizia: serviço premium. Uma sala de espera com cadeiroes de pele e madeira. Mas na realidade para além de nós não tinha mais ninguém. 3 meses a tentar agendar um serviço sem sucesso, só conseguimos com cunha e nem tem ninguém. É bem triste.
      Em 15 min estávamos despachados. Agora é rezar que seja emitido o mais rápido possível.
      Fizemos umas comprinhas, fomos enganados com um saco de caju que custou mais de 8euros na rua. Almoçámos novamente no Gã Mela, tentei mudar de prato mas já não havia, por isso voltei a famosa espetada de peixe.
      Aproveitei a sexta do Benjamim para estudar e a noite para ter aulas.

Domingo em família

February 26, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ ☀️ 36 °C

Hoje já não foi tão fácil, birras para comer, birras porque quer puxar-me o cabelo e não deixo, choro porque caiu da cama, outro porque caiu da cadeira ao pequeno almoço.

Depois de uma manhã de brincadeira, fomos almoçar ao restaurante Papa louca.
      O Benji fez chichi, mas saiu completamente da fralda quando estava sentado em cima de mim, começou a escorrer pelas minhas pernas abaixo. Depois abençoou-nos com uma agradável diarreia no restaurante que tive que limpar no lavatório porque não tinha toalhitas. Ainda tive que limpar o vestido que estava cheio de chichi. A minha sorte é que já estou a ficar perita em mudar a fralda de pé.

A caminho do hotel, fizemos uma volta um pouco maior porque o táxi enganou-se no caminho. Um rebenho de vacas magras, um porquinho minúsculo, as mulheres e crianças a lavar a roupa nos baldes à porta da casa, as estradas de terra batida no meio da pobreza extrema e nós no nosso táxi com o Benjamim ao colo depois de uma refeição que custou quase 40 euros.

Em trânsito

March 6, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ ☁️ 25 °C

As 10h da manhã estávamos na agência VFS para perceber se o visto tinha sido enviado para a embaixada. Segundo eles não estava lá nada, fomos então à embaixada novamente, sempre com alguma dificuldade para entrar. Já lá dentro e depois de algum tempo de espera foi nos dito que não tive novamente para nos e para voltar a tarde.

Á tarde voltamos novamente, fomos informados que infelizmente o visto estava a caminho. Ora a distância da agência VFS até à embaixada são menos de 800 metros agora como se explica que o passaporte está em trânsito há quase 6 dias? Mas temos que manter o sorriso e a simpatia quando o sentimento é de raiva e importância. Disseram nos voltem na quinta pode ser que tenha alguma novidade. A minha vontade é mesmo de desatar a chorar perante esse desprezo e jogo de poder. Realmente quem nunca teve poder e foi lá parar para mandar, sube-lhe o sangue a cabeça e transforma-se num ser intolerável.

Almoçámos no Gã Mela depois de uma longa caminhada e jantámos na Dona Fernanda depois de outra caminhada. Com sorte passamos pela praça imperial na hora de descer a bandeira da Guiné, em que toca trompete e toda gente até os carros param durante o processo.

Durante uma das caminhadas o Benji tirou o sapato que não queria voltar a pôr. Uma senhora que passava por ali, arrancou um raminho e ameaçou-o que lhe dava com o raminho se ele não calçasse o sapato.

Jogo de futebol

March 5, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ 🌙 24 °C

Cada dia uma pequena vitória, hoje o Benji para além dos sapatos já está de calções outra vez e já gosta de c andar a pé. Aos poucos vamos conseguindo lavar os dentes também não é tarefa fácil. Quando perguntas quanto os anos tens já sabe fazer dois. Começa a perceber cada vez melhor os português e nós vamos começando a perceber o que ele tenta dizer.
      Já depois da sesta fizemos uma v linda caminhada (quase um km), almoçamos novamente no papa louca. O Benji já está tão apegado que começa aos berros quando com a casa de banho o que é sempre difícil de gerir. Já que não há nada para fazer fomos ver um jogo de futebol, o bilhete de entrada custava 90 cêntimos por pessoas, as crianças não pagavam. Claro que só vimos 30 min do jogo, porque o Benji começou a descer as escadas sozinho para mostrar que queria ir embora e nós fizemos lhe s vontade.

Bissau Region, Bissau, Sector Autonomo De Bissau