Spain
Monachil

Here you’ll find travel reports about Monachil. Discover travel destinations in Spain of travelers writing a travel blog on FindPenguins.

Our hood

September 8, 2017 in Spain ⋅ ☀️ 31 °C

Some more photos of our local neighborhood in the albaicin. We are a few steps from a plaza that has a fresh food market everyday and an ice cream shop! Importantly we have found a playground & some open space a few minutes walk away. Sadly - no grass! As you can see from the photos, this place is concrete, rock, tiles and dark wood. It feels so solid!!

Things we love so far: no cars, walking everywhere, hot weather, salami, really cheap beer, the beautiful architecture, tapas!!

Things we are not so sure about: the bread, shops always closed, dog poo, smoking, steep hills, late nights = cranky kids!!

Kids start school on Monday. Wish them luck!

March 2 in Spain ⋅ 🌙 13 °C

Não é uma viagem fácil, depois de trabalhar o dia todo, tinha combinado com o Valentim às 17h. Ele atrasou-se numa reunião no Logoas Park e o meu sobrinho atrasou-se por causa de umas chaves que não sabia onde estavam.

Apanharam-me na Vodafone já passava das 18h e claro, apanhámos o transito da ponte Vasco da Gama. Jantámos as 23h30 no Mc de Sevilha e chegámos à Monachil às 2h30 hora local. Eu acabei por descansar uma hora na viagem, o David dormiu o resto e o Valentim estava morto à chegada claro.

O primeiro dia de neve começou tarde. Apanhámos trânsito para subir até à Sierra Nevada, felizmente encontrámos um lugar de estacionamento gratuito, mas ainda tínhamos que comprar o forfait e alugar as botas do Valentim.
    Apanhámos filas interminável nos teleférico todos. Que caos! É carnaval!

Passeámos pela Laguna e seguimos para o snowparck. O David deu um salto de uma amplitude que provavelmente não vai repetir nestas férias.
    É um orgulho, o discípulo ultrapassou o mestre! De longe!

Voltámos para casa cansados, mas de barriga cheia, ainda deu para ir ao supermercado e cozinhar uns borritos para o jantar.

Hell's Jump

March 3 in Spain ⋅ ☀️ 9 °C

Acordámos já eram 8h30, comer, subir até à serra. Começámos a descer pistas, eram 10h30. Felizmente arranjámos um lugar de estacionamento gratuito junto às pistas na parte de cima da Sierra Nevada.

Antes do almoço passámos pelo Snowpark. O Valentim que ia à frente para se preparar para filmar um salto David, passou por um salto L. O problema foi que ia com muita velocidade, que deu um salto de vários metros, mas descontrolou-se e caiu de costas.

Fiquei uns segundos em estado de choque antes de ir ter com ele para ver se estava bem. Quando o vi sentado achei que estava tudo bem. Ainda filmou o salto do David, mas descemos logo para almoçar e comprar um comprimidos para as dores. Acabaram-se os saltos para este menino nesta época.

Na volta para Monachil, quase que íamos ficando apeados sem gasolina. O carro andou quase 20km, depois da indicação dos zeros km.

Escolhi um restaurante italiano, muito chique, principalmente para a roupa da neve que ainda traziamos.

Granada, Sierra Nevada

December 6, 2018 in Spain ⋅ ⛅ 11 °C

Granada for a few days, staying at a quirky hotel, in Cumbres Verdes, part of Sierra Nevada.this cycle track runs 4.5 km up the hill and steep

Sierra Nevada

June 16, 2018 in Spain ⋅ ☀️ 17 °C

Gestern ging es weiter nach Granada. Es ging teilweise ziemlich Berg auf, aber der Bus hat es gemütlich mit 60km/h im dritten Gang geschafft. Wir haben uns das Spanien Spiel in der Bar am Campingplatz angeschaut. Es gab zu jedem Bier umsonst Tapas. Das Bier kostet 2€. Wahnsinn wie billig! Wir haben also den ganzen Abend mit essen verbracht. Wir haben zwei nette Holländer kennengelernt und hatten einen schönen Abend. Heute in der Früh haben sie entschieden auf die "Sierra Nevada" zufahren . Zu unserem Glück sind sie mit dem Auto da und somit können wir mitfahren. Es ging also auf ungefähr 600m bei Hitze los und nach circa 40km sind wir auf 2500m bei Schnee. Wir haben noch eine Wanderung bis auf circa 3000m gemacht. Wahnsinns Aussicht von hier oben! Danach ging es wieder runter und wir liegen bei 35Grad am Pool.Read more

Skiing in the Sierra Nevada

January 27, 2018 in Spain ⋅ ⛅ -1 °C

From our campsite, where we visited Granada and the Alhambra, we were only 50 minutes from the Sierra Nevada ski resort of Pradollano. With excellent ski reports, we left the motorhome in the campsite, jumped on a bus and checked into the GHM Monachil Hotel for 4-nights accommodation and 3-days skiing.

Having not skied for about 6 years, we lucked in on absolutely perfect conditions for our little holiday and therefore managed to find our ski legs again very quickly.

Whilst the resort is compact by alpine standards, it has 117 beautifully groomed 'pistas', serviced by well placed modern lifts and tops out at 3300m offering outstanding views of the countryside below.

Our three days was just right for the resort and we're already looking forward to a return trip.

Second Day

January 19, 2018 in Spain ⋅ ☀️ -2 °C

Apesar de querermos começar a surfar cedo, tínhamos que mandar arranjar as botas do Cocharro e trocar as botas do Valentim que lhe estavam pequenas.
    Apanhámos um pouco de mau tempo pela manhã, com péssima visibilidade, mas mesmo assim e como já tinha a certeza, o meu sobrinho ultrapassou-me no snowboard. O minha velocidade máxima foi de 74km/h, mas ele atingiu os 76km/h, superou em tudo, é a energia dos 16 anos.
    Ainda passamos por um tuga que devias ter a bota descolada como a do Cocharro, mas não quis gastar dinheiro e colou a bota toda com fita adesiva... Estava impecável e não pagou os 20 euros pela cola.

First Day - As desgraças do Cocharro

January 18, 2018 in Spain ⋅ ☁️ 1 °C

Dormimos muito mal, as camas são coladas com fita adesiva e fazem barulho com qualquer movimento. Acordámos com dificuldade as 9h, mas com todos os preparativos, forfait e material para alugar, conseguimos estar nas pistas depois das 11h. Antes de sair de casa os óculos do Cocharro começaram a desfazer se, a espuma caiu, tinha que andar com o plástico dos óculos diretamente na cara. Estava muito calor, uma neve espectacular. Os fixadores do Cocharro foram se desintegrando. Em cada cadeira ficava mais um pedaço. No final do dia, depois de uma cerveja e umas compras, tínhamos que apanhar o autocarro para voltar ao apartamento.
    Quase que não conseguimos apanhar o autocarro, porque uma senhora no corredor não queria deixar as pessoas passarem para a parte de trás do autocarro. As pessoas passaram por ela à força, começando uma discussão muito acesa e de baixo nível. Quando quis passar tentou ocupar o mais possível de espaço para eu não conseguir passar. Quando acabei de passar, com a ajuda de outro passageiro que me ajudou com a prancha. Ela virou-se para mim para perguntar se lhe queria cortar a perna (possivelmente toquei lhe na perna com a prancha). Obviamente que lhe respondi que claro que lhe queria cortar a perna, pelo menos não importunaria as pessoas à volta.
    A senhora sempre no mesmo sitio. Disse me: "eu e tu, lá fora resolvemos o assunto". Não sei se era muita conversa ou se ela era alguma mestre de Krav Maga. Porque ela estava mesmo a oferecer porrada a toda gente no autocarro. Os galhardetes desceram tão baixo, as 10 pessoas na parte de trás do autocarro até cantavam em coro algo como "cabra, cabra,...".
    Quando as coisas já estavam a descontrolar-se, uma senhora pediu para que as pessoas se acalmassem porque ela estava com a filha. Mas não é por isso que não me ofereceu porrada e queria gozar comigo a achar que eu não falava inglês. Quando saio ainda atirou o pau de ski para a porta de trás do autocarro. Ainda bem que o condutor fechou as portas porque os espanhóis que lá estavam, estavam pronto para desfazé-la.
    A bota do Cocharro começou a dar de si, a sola separou-se do resto, ao andar quase que se vê a meia. Chegámos ao apartamento e ele recebe o orçamento da mota que estava no mecânico. Quase que mais vale comprar outra tanto é o valor do arranjo.
    Quando mais tarde quis ir à casa de banho a porta não abria. Já ninguém da recepção atendia para ajudar. Já pensávamos que teríamos que fazer chichi no lavatório da cozinha.
    Felizmente BeQueenMacGyver chegou com uma saca rolhas e salvou a situação.

A técnica para dormir hoje é levantar as camas e pôr os colchões no chão.

Viagem até Sierra Nevada

January 17, 2018 in Spain ⋅ 🌙 4 °C

Nunca é uma viagem fácil, depois de 8 horas de trabalho agarrar no carro e fazer mais 8h de viagem, com uma paragem para comer no McDonald's de Sevilha e encher o depósito. Pelo menos paga-se menos 35 cêntimos por litro do que em Portugal.
    Até Sevilha até faz se bem, depois cada km começa a custar. Tentamos passar o tempo com algumas conversas, mas com o cansaço nem as conversas são muito interessantes.
    Em Espanha é menos uma hora que em Portugal e por isso a hora prevista de chegada é 2h30 da manhã hora local.
    Tínhamos recebido uma mensagem do hotel de como ir buscar a chave do apartamento. Mas só percebemos à chegada, depois de descarregar a bagagem, que a chave estaria num cofre a uns kms do apartamento.
    Tivemos que nos dividir. O problema é que apesar de termos a morada não conseguíamos encontrar o cofre. Já não há quase ninguém na rua as 3h da manhã para além de uns bêbados que não conseguiam ajudar e queria à força que fossemos beber copos com eles.
    Fomos pedir ajuda a um hotel que também não ajudou muito para além de indicar um cofre que não seria o nosso. Claro que tentamos o código, ligamos para o contacto de emergência, que nos mandou dar uma volta.
    Mas pelo menos, ficámos a saber que estávamos à procura de um cofre muito pequeno. Na minha cabeça imaginava uma parede cheio de cofres, com um tamanho razoavelmente grande para não passar despercebido. Finalmente encontrámos duas caixinhas mais pequenas do que o meu telemóvel ao lado das quais já tínhamos passado umas quantas vezes, nunca teria pensado que aquilo poderia ser um cofre, era só abrir uma tampa e inserir um código. Voilà!
    Com tanto tempo perdido chegámos ao apartamento às 3h40 e estavam 4 graus.