• Vale do Loire

    28–29 de jul., França ⋅ ⛅ 20 °C

    Antes de arrancar e continuarmos para norte, abastecemos a Cali de águas limpas e vazámos os depósitos de águas cinzentas e negras… não fizemos a cama para não acordar o sr. Boni que, depois de comer e brincar, resolveu dormir até mais tarde 😂
    A primeira paragem foi em Levroux onde, inesperadamente, através de uma rua transversal, vimos de relance uma casa antiquérrima… parámos assim que foi possível e voltámos a pé para trás para encontrar uma casa de madeira, muito bem preservada, construída entre 1492 e 1495… ou seja, com 530 anos!!! E, mesmo ao lado, uma igreja românica do século XII com reconstrução gótica do século XVI que, infelizmente, estava fechada.
    A segunda paragem foi junto ao Château de Valençay, edifício renascentista (séc. XVI) carregado de história(s). Nesta localidade há uma banca com livros disponíveis para quem quiser levar… como a Patrícia já leu os 3 livros que trouxe para a viagem, e já começou a ler um livro do Cédric, pelo sim, pelo não, trouxe mais um!
    O dia já vai longo por isso resolvemos parar e ficar num parque de auto-caravanas que fica mesmo ao lado da casa do Capitão Haddock 😂 isto porque Hergé desenhou ‘Moulinsart’ inspirado no Chateau de Cheverny e há, por isso, uma exposição permanente da Fundação Hergé com os personagens de Tintin espalhados pelos salões! A verdade é que o palácio pertence à mesma família há 600 anos (ainda vivem lá) e que o edifício e os magníficos jardins foram o primeiro palácio privado em França a ser aberto ao público.
    Amanhã há mais!
    Leia mais