• Matsumoto and Tokaido

    April 3 in Japan ⋅ 🌙 4 °C

    Ficámos no business hotel junto à estação de Matsumoto, portanto começámos o dia com um pequeno almoço japonês de qualidade. Provamos tudo e fomos derrotadas apenas pelos feijões de soja fermentados que sabiam só a álcool etílico e estavam unidos por uma gosma esbranquiçada.
    Seguidos para o castelo de Matsumoto com a intenção de visitar a torre. Este castelo é um dos 12 castelos que sobreviveram até hoje com a sua construção original, sobrevivendo guerras civis, a restauração de Meiji e a segunda guerra mundial. À entrada há uma tenda onde podemos encontrar um guia voluntário que alegremente nos leva numa visita guiada, parece ser uma atividade que reformados que dominam outras línguas gostam de fazer. Receberam-nos com grande entusiasmo pois uma das guias falava brasileiro e parecia muito satisfeita por dar uso ao seu português. Ficámos a saber da lenda da deusa que apareceu a um samurai uma noite e pediu uma oferta de 500kg de arroz cozinhado todos os meses para proteger a torre do palácio. Parece ter funcionado pois foi dos poucos edifícios que não ardeu, não sofreu com terramotos e não foi destruído na guerra.
    Depois da visita à torre (descalços) ficamos apenas com tempo para apanhar o comboio para Nagoya mas com uma paragem intermédia numa vila preservada do antigo Nakasendō trail, um trilho popular entre caminhantes.
    Como somos prevenidos e não queremos chegar a Nagoya sem jantar compramos ekiben para comer no comboio, acontece que o comboio é um comboio local, mais tipo um metro e não tem lugares marcados muito menos mesas para comer. Acabamos a comer as nossas ekibens no hall do hotel, sob o olhar reprovador dos funcionários do hotel mesmo ao lado de um bairro vibrante noturno de comes e bebes. Às vezes o planeamento excessivo corre mal 🤭
    Read more