• Sofia Oliveira
  • Helena Frutuoso Oliveira
  • Guilherme Rodrigues Lourenço
Mar – Apr 2025

Sakura Hunting

First time in Japan, during the cherry blossoms. Read more
  • Trip start
    March 15, 2025
    Couvert Etíope
    Pequeno almoço de aviãoPão ácido tipo crepe massa mãe e carnes com vários temperos, picantesCorniche by night

    Abu Dhabi

    March 15 in the United Arab Emirates ⋅ ☀️ 25 °C

    Um dia bem passado no avião, embarque ao nascer no sol e aterragem ao pôr do sol. Explorámos a fundo o aeroporto internacional de Abu Dhabi, 3 elevadores e várias escadas até que nos permitiram sair por uma porta de emergência e ir recuperar as nossas malas.
    Não tivemos mais incidentes até ao hotel que fica na zona ribeirinha de Corniche. Encontrámos um restaurante com comida local (da Etiópia) em que fomos muito bem introduzidos a comida africana.
    Acabámos o dia com um passeio à beira do golfo.
    Read more

  • Abu Dhabi Excursion

    March 16 in the United Arab Emirates ⋅ ⛅ 24 °C

    O dia em Abu Dhabi nasceu poeirento e quente, mas decidimos percorrer a marginal da noite anterior novamente. Alguns corajosos corriam, mas principalmente pescavam ao longo do paredão. Ao fim de meia hora de tijolo azul-creme-azul-creme decidimos enveredar pelas torres altas em busca de pequeno almoço.
    Depois de um pequeno-almoço típico (inglês) fizemos o resto do caminho até ao Palácio Qasr Al Watan (قصر الوطن) de Uber.
    O palácio e o jardim são imponentes, tão grande que apenas dá para circular de autocarro entre a entrada e o palácio. O edifício em si é de calcário branco imaculado, a decoração interior geométrica e floral, candelabros magníficos.
    Depois de tirarmos boas fotos para o 'stagram apanhámos outro Uber (transporte de eleição) para um restaurante de marisco, finalmente comida local local, claro que estava fechado visto que o sol ainda não se tinha posto e estamos no ramadão. Felizmente ao lado havia um único restaurante aberto também de comida local (do Balcãs). A nossa ida a esta zona ribeirinha não foi em vão, porque também pretendíamos ir ao mercado das tâmaras, apenas 30 minutos a pé pelo deserto que em tempos tinha sido uma zona de abastecimento industrial.
    As tâmaras não desiludiram, tanto em variedade como em tamanho e depois da dose diária de açúcar apanhámos Uber para a grande Mesquita Sheikh Zayed.
    A entrada para a mesquita é através de uma passagens subterrâneas que começam no visitor center, o visitor center é na verdade um centro comercial bastante bem composto. Foi aqui que percebemos que não estávamos a cumprir com o dress code para entrar na mesquita, que exige roupa larga a tapar desde o tornozelo até ao cabelo e apesar das nossas modestas vestes ocidentais os nossos cabelos e os cotovelos da Helena ofendem Alá. Ora felizmente encontrávamos-nos no sítio ideal para adquirir roupa adequada (no centro comercial) e por 90 dirham pudemos visitar gratuitamente a mesquita.
    Read more

  • Tokyo who?

    March 17 in Japan ⋅ ☁️ 15 °C

    Aterramos em Narita poucas horas antes de serem horas de trabalhar em Portugal. Apanhámos o skyliner até Nippori station de onde só estávamos um comboio e um tsukuba express away from home. Devíamos jantar às 17h no Ichiran antes de começarmos a trabalhar. O Ichiran está desenhado de maneira a poderes comer o teu ramen sem interagir com uma única pessoa.

    ✔️Ramen
    ✔️Comida da loja de conveniência

    Restaurantes:
    ICHIRAN Asakusa Rokku
    一蘭 浅草六区店
    (https://maps.app.goo.gl/PLqL91J6nce3eSxKA)
    Read more

  • Asakusa

    March 18 in Japan ⋅ ☁️ 12 °C

    A 3 minutos a pé de casa temos o templo Budista mais antigo de Tóquio, construído no século XII! E depois novamente em 1951 após ter sido bombardeado durante a guerra.
    E por 100yen tiramos a nossa sorte, saiu uma fortuna regular.
    Vimos a nossa vida a andar para trás ao tentar fazer a travessia da famosa rua Nakamise, quando passou um dragão dourado dançante e a sua entourage, que fez toda a rua parar subitamente nos seus postos. Viemos a descobrir que hoje é o aniversário do dia em que dois pescadores - no ano 628 - pescaram do Rio Sumida uma estátua dourada que foi reconhecida pelo líder da aldeia como o Avalokitesvara Bodhisattva (também conhecido como Kannon), e o líder da aldeia rapidamente pegou na estátua, escondeu-a e tornou a sua casa num templo para venerar esta entidade. Desde 645 que ninguém põe olhos na estátua, porque é um "hidden Buddha", or is it?
    Mais tarde, foi criada uma réplica da estátua original, para poder ser mostrada ao público! O público tem o privilégio de poder ver esta estátua uma vez por ano.

    Hoje no menu tivemos:
    ✔️Tonkatsu
    ✔️Yakiniku da meia noite

    Restaurantes:
    Tonkatsu Toyama
    とお山
    (https://maps.app.goo.gl/i3JzKaMJpfXhoSxh8)

    Honjin (para o yakiniku)
    炭火焼肉 本陣
    (https://maps.app.goo.gl/pfbeVnXJY4EYpAnz7)
    Read more

  • Museum & Shrine & also, snow

    March 19 in Japan ⋅ ☁️ 7 °C

    Será chuva será vento? Eram ambos, e assim que saimos de casa era neve também. Munidos de guarda chuvas e ceroulas saímos de casa para caminhar até Ueno onde aproveitamos o mau tempo para visitar o Museu Nacional de Tóquio. A caminho paramos num café para abastecer e abrigar da neve, comida boa mas bastante ocidental. É ao sair deste café que somos expostos a uma parte menos conhecida da cultura japonesa, a vulnerabilidade dos guarda-chuva transparentes, é o primeiro guarda-chuva que sai da nossa posse, mas não será o último. Uma vez no museu, aprendemos um pouco sobre arte japonesa ao longo dos séculos e fizemos o nosso próprio postal com a técnica centenária Ukiyo-e.
    Ao sair do museu fomos comprar mais um cartão Suica (cartão equivalente ao zapping), visto que eu conveniente perdi o primeiro que comprei. Passámos uns bons 15 minutos na estação até encontrar as máquinas específicas que vendem Suicas (são as máquinas pretas).
    Aproveitámos a melhoria das condições climatéricas para ir até um templo xintoísta que tem dezenas de portões Tori, onde esperava fazer grande sessão fotográfica (deixo o caro leitor avaliar se valeu a pena). O templo é localizado num bairro pouco turístico e a Helena utilizou os seus poderes de querying para encontrar um restaurante de Unagi (enguia) que se revelou excelente, jantámos às 17h00 e tivemos um serviço muito japonês, penso que não cometemos nenhum faux pas grave, a comida foi excelente e o restaurante estava populado apenas com legítimos homens de negócios japoneses, também conhecidos como "salaryman".
    ✔️Unagi

    Restaurantes:
    Kiri Yanaka para o Unagi
    吉里 谷中総本店
    (https://maps.app.goo.gl/dzpRVUHhTwmoufiNA)
    Read more

  • Tsukishima & Akihabara

    March 20 in Japan ⋅ ☁️ 12 °C

    O dia de hoje começou com uma aventura gastronómica. Ora então: ontem antes (em vez de) ir dormir fui ler o capítulo de gastronomia japonesa. Cada região tinha um prato e o prato para Tóquio era monjayaki (ou monja), o que é monja? Não sabemos, mas sabemos que há a rua da monja em Tsukishima. Felizmente nesta cidade os horários não importam e as refeições são quando a mulher quiser (mulher Helena ou mulher Sofia) ora portanto o plano era monja para pequeno almoço. Fomos até Tsukishima de metro e encontrámos todos os restaurantes (e mais alguns) de monja, pedimos monja de ovas de bacalhau e monja de tinta de choco. Cada mesa de 4 pessoas tem uma chapa e os pratos são servidos em série (e não em paralelo), conclusão com 3 pratos fizemos um pequeno almoço de 2 horas. Os empregados tratam de tudo, a nossa tarefas é só comer até deixar apenas uma fina película de molho na chapa, esta carameliza e depois é raspada e servida com um pouco de pimenta moída (admito que pensei que estivessem a brincar connosco, mas a Wikipédia confirma que o raspado também se come). Ao sair do restaurante ainda borrifam os fregueses com spray desodorizante para refrescar as roupas (5/5).
    Saímos diretos aos jardins do palácio imperial, antes de serem jardins eram a habitação dos Shoguns. E seguimos para Akihabara, talvez um dos bairros mais conhecidos pelas salas de jogos, claw machines e maid cafes.
    ✔️ Monjayaki
    ✔️ Okonomiyaki
    ✔️ Sashimi

    Restaurantes:
    Moheji Hanare (https://maps.app.goo.gl/NAs4dztWyPU72gpx9) para monja e okonomiaky
    Kura Sushi (https://maps.app.goo.gl/GJW2RoRMDfjFydBx9) para sushi de passadeira rolante
    Read more

  • Shopping @ Ginza

    March 21 in Japan ⋅ ☁️ 17 °C

    - acordámos tarde
    - almoçámos Soba num sitio em que ninguém falava inglês e partilhámos mesa com um senhor que parecia estar a comer para exemplificar para nós como se faz
    - fomos ao Hamarikyu Gardens
    - fomos ao shopping district de Ginza
    - último dia trabalho
    - jantámos comida do 7/11
    Read more

  • Zoo & Ninjas

    March 22 in Japan ⋅ ☁️ 22 °C

    - Começámos bem o dia passando na rua de coisas para cozinhar, mais especificamente na loja da comida falsa
    - encontrámos uma loja que só vende formas
    - à porta do zoo um senhor com um balde de água desenhou animais no chão com a água
    - vimos a panda gigante leilei a dormir no zoo
    - vimos outros animais que não pareciam muito felizes (vimos um urso polar!)
    - almoçámos na feirinha do parque ueno
    - fomos ao museu dos ninjas e samurais e aprendemos a atirar as estrelas dos ninjas
    - a Ana e o André foram escalar
    - a Helena foi buscar o Gui ao comboio!
    - fizemos um jantar tsrdio de ramen (muito bom, mas porções para gigantes)
    - tour noturna ao Gui do Sensoji Shrine
    Read more

  • Shibuya & Shinjuku

    March 23 in Japan ⋅ ☁️ 24 °C

    Começámos o dia com pequeno almoço, que já começa a ser clássico, no 7/11. Seguimos para o Meiji Jingu pela fresca para evitar as multidões. A construção deste templo foi dedicada às almas beatificadas do Imperador Meiji e à sua mulher Imperatriz Shōken. Visitámos também a floresta onde está inserido que foi plantada na mesma altura, 1912. De seguida visitámos o parque Yoyogi popular entre os japoneses para correr, passear cães e fazer picnics.
    Daqui seguimos para uma rua turística e popular, Takeshita St, cheia de pessoas e algodão doce às cores!

    - LONTRAS
    - rua das lojas mais fancies
    - busca de almoço e acabámos num sítio onde tínhamos de pescar o nosso próprio peixe
    - cruzamento de Shibuya
    - estátua do Hachi
    - apanhámos um comboio na estação de Shibuya e saímos em Shinjuku, só demorámos 30 minutos a perceber como se saía de Shinjuku
    - ruas de bares
    - cabeça do godzilla e o sitio da nightlife
    - Korea Town
    - sesta
    - marcar Shinkansens e pôr a mala grande num sítio que a guarde até daqui a uma semana
    - jantámos no mesmo sitio de ramen de ontem, mas houve quem pedisse coisas diferentes
    - fazer as malas para ir para o sul!
    Read more

  • Primeiro Shinkansen

    March 24 in Japan ⋅ ⛅ 20 °C

    - pequeno almoço de bolinhos e batidos do 7/11
    - chegámos à estação de Tokyo com 1h30 de antecedência, mas mesmo assim, 30 minutos depois do que queríamos chegar
    - fomos MUITO eficientes, e conseguimos levantar os nossos Japan Rail Passes, todos os bilhetes dos Shinkansens, escolher as nossas bento boxes e estar na plataforma em apenas 1 horas, e mais importantemente, sem nos perdermos dentro da estação! (o que é um feito)
    - a nossa primeira viagem de Shinkansen foi super tranquila
    - chegámos a Miyajima mesmo a horas do pôr do sol
    - vimos logo bambis
    - vimos logo a Tori gate emblemática no meio da água
    - tivemos direito a jantar do Ryokan
    - depois do jantar fomos ao Private Onsen, que foi uma pequena desilusão
    Read more

  • Miyajima

    March 25 in Japan ⋅ ☀️ 22 °C

    - de manhã fomos logo ver a torii gate outra vez
    - fomos ao templo de Miyajima
    - tomar pequeno almoço na guesthouse
    - seguimos caminho para o Daishoin temple, que demorámos muito tempo a visitar
    - fizemos a nossa caminhada até ao cima do Mount Misen
    - descemos de gôndola porque descobrimos que as panquecas a que queríamos ir iam fechar em menos de 2 horas
    - comemos deep fried oysters
    - chegámos a tempo das panquecas!!
    - apanhámos ferry de volta para Hiroshima
    - fomos até ao hotel Toyoko, para ter a nossa experiência corporate
    - a Ana e o André foram escalar
    - a Helena e o Gui foram passear
    -- jantámos no Mos Burgers
    -- vimos a zona da festa de Hiroshima
    Read more

  • Hiroshima

    March 26 in Japan ⋅ ☁️ 23 °C

    - pequeno almoço de corporate hotel
    - fomos ao Hiroshima Peace Memorial Museum
    - e ao Peace Memorial Park
    - vimos o único que a cidade decidiu conservar para recordar a bomba
    - vimos a plaquinha do epicentro
    - vimos uma árvore que sobreviveu à bomba e ainda está viva!
    - como conseguimos ver tudo o que queríamos, decidimos apanhar o Shinkansen mais cedo do que tínhamos planeado, e fomos para Kyoto logo depois de almoço
    - em Kyoto tivemos uns soluços com o check in
    - depois fomos passear ainda e passamos por uma zonas muito giras!
    - fomos ver o templo Kodaiji, onde acabámos por não entrar porque se pagava
    -vimos o Yasaka Shrine também
    - passámos numa rua que parecia uma rua típica antiga, em Gionmachi Minamigawa
    Read more

  • Kyoto

    March 27 in Japan ⋅ ☁️ 21 °C

    - começámos pelos macacos!!
    - muito macacos!! Eles são selvagens, mas gostam de estar ali porque as pessoas lhes dão comida. Mas só podes dar comida de dentro da jaula - atenção - as pessoas é que estão dentro da jaula da dar a comida para fora da jaula, onde estão os macacos
    - a caminho passámos na kimono forest
    - entrámos no jardim do templo Tenryu-ji
    - fizemos o caminho da bamboo forest, onde começou a chover torrencialmente
    - procurámos um sitio para comer onde nos pudéssemos abrigar, e não foi uma ótima escolha de comida, mas lá dentro não chovia!
    - fomos até uma rua a imitar ruas antigas, mas não foi assim tão impressionante
    - fomos ao até ao Otagi Nenbutsuji Temple, que está cheio de muitas muitas esculturas em pedra (que são os discípulos de Buddha) e que foram feitos por pessoas que foram visitar o templo para aprender a arte de esculpir na pedra
    - como ainda tínhamos tempo e não estávamos nada cansados 🙃 decidimos ainda ir ao Fushimi Inari, ver se conseguíamos apanhar um bonito pôr do sol (não conseguimos)
    - para jantar tentámos ir aos duck noodles mas havia muita fila. Em princípio não fazia mal porque estávamos numa zona cheia de restaurantes. Na realidade, ninguém nos aceitou e acabámos por ir jantar ao Ichiran, e acabámos a comer mais ou menos à mesma hora que se tivéssemos ficado na fila dos Duck noodles 🥲
    - completamente de rastos, seguimos para casa (mas ainda passámos numa guesthouse para perguntar se nos alugavam bicicletas, e disseram que sim! E foram baratas!)
    - só andámos 26,7km hoje, easy peasy
    Read more

  • Kyoto in bikes

    March 28 in Japan ⋅ ☁️ 15 °C

    - logo de manhã fomos apanhar bicicletas
    - templo do pavilhão dourado
    - caminho do filósofo, ainda não havia muitas sakura em Bloom 😢
    - palácio imperial de kyoto
    - comprámos comida no 7 eleven
    - comemos em casa e fomos buscar agasalhos, porque do nada ficou muito frio
    - tentámos ir ao castelo de Nijo, mas 45 minutos antes da hora de fecho já estava fechado
    - então fomos ao Kiyomizu-dera! Onde os rapazes não conseguiram levantar o walking staff de Benkei
    - esperámos 1h30 na fila para jantar Duck noodles! Estavam muitooo bons
    - voltámos para casa para dormir e seguir para Nara amanhã
    - ainda vimos algumas sakuras hoje!!
    Read more

  • Nara

    March 29 in Japan ⋅ ☁️ 7 °C

    - comboio de Kyoto às 9h
    - deixámos logo as malas no Ryokan e fomos aos veados
    - veados!!! Só nos morderam poucas vezes
    - um templo meh
    - comprámos mais bolachas para dar a mais veados!
    - the great Buddha Hall, que tem um grande Buddha, e uma coluna com um buraco do tamanho da narina do Buddha, em que podes tentar passar, e se conseguires serás muito afortunado
    - almoçámos unagi! Todos os restaurantes são mais ou menos caros em Nara
    - passeámos na rua das compras e comprámos poucas coisas. Andámos a ver os gachapons
    - fomos tomar banho ao onsen
    - saímos para jantar às 21h30, e praticamente todos os restaurantes em Nara fecham às 21h 🙃 até o McDonald's!! E o Mos Burgers!!
    - fizemos um passeios trifecta e passámos no family mart, Lawson, e 7 eleven, de onde levámos snacks e pequeno almoço
    Read more

  • Views of Tokyo

    March 31 in Japan ⋅ ☁️ 8 °C

    - tentámos ir ao Gyoen Shinjuku park mas está fechado às segundas
    - voltámos ao Yoyogi park, mas desta vez com sakuras!
    - passámos no início de takeshita Street
    - apanhámos novamente um comboio de Shibuya para Shinjuku, e saímos na saída em que se vê o gato 3D
    - demorámos 30 minutos a voltar a entrar na estação e encontrar o caminho até ao Tokyo Government Metropolitan Building
    - subimos ao piso do observatório grátis! Vimos Tokyo de vários ângulos, mas a Tokyo Tower já não dá para ver dali, porque construíram um prédio à frente
    - fomos para Ginza para mostrar ao Gui o Shopping quarter, e passámos na Daiso, Uniqlo, e outras
    - a Ana e André foram escalar
    - a Helena e o Gui ficaram mais um bocado em Ginza, onde a Helena fez um hanko stamp!!
    - fomos de metro para Akihabara, onde fomos à BicCamera, onde comprámos uma pilha para a câmara analógica e coisas da Nintendo!! (que são mais baratas em Tokyo!)
    - fomos até Asakusa onde passámos no Ben's Cookies e jantámos no Ichiran 😎 mas desta vez com fila...
    - a Ana e o André foram jantar ao ramen Benkei depois da escalada, o nosso sítio de eleição para refeições brain dead e tardias
    Read more

  • Snow Monkiieess

    April 1 in Japan ⋅ 🌧 5 °C

    O sol nasce pela segunda manhã no barraco, não fica melhor à luz do dia e o tempo também não lhe faz nenhum favor. Dilema matinal, lavar os dentes com um joelho na sanita enquanto puxamos o autoclismo ou no lava-loiça do hall da entrada/cozinha? Lá coordenamos a rotina matinal de 6 pessoas num barraco para 4, não há arrumação mas a Helena e eu estamos bem habituadas ao sistema de arrumação "floordrobe", toda uma vida a culminar neste momento.
    Chegámos a Nagano de Shinkanzen, de Nagano sai um autocarro direto para o início do trilho dos macacos da neve. Os astros alinham-se e sem planeamento prévio apanhamos um autocarro um minuto antes de partir (mesmo com desvio para guardar as malas em cacifos, comprar as ekiben ("eki" = estação, "bento" = caixinha de madeira com comida) e comprar os bilhetes certos), a sorte protege os audazes.
    A etiqueta de comer no autocarro não é clara, mas visto que no autocarro só vão turistas nós almoçámos na mesma, ao fim de 40 minutos estamos no início no trilho que leva aos macacos da neve. O caminho é só lama, alguns de nós sentiram que o calçado que levavam não era o mais adequado mas só até nos cruzarmos com uma senhora de sandálias e meias. Mesmo antes de chegar vemos uma placa "Onsen de machados direita ➡️" "Onsen de humanos esquerda ⬅️" penso que os macacos não sabem ler, pois estavam a ocupar ambos os onsens. Ficámos até sermos forçadas a parar de tirar fotos ao macaquinhos a desfrutar das águas naturalmente quentes, ainda queremos chegar à estância de ski hoje.
    No entanto, à vinda ainda parámos em Nagano para ver o templo principal, já não víamos um templo desde ontem. Comemos também melonpan acabados de fazer e até conseguimos um goshuin num Ryokan, que tinha sido construído no local original do templo. De Nagano apanhamos um Shinkanzen seguido de um autocarro até Nozawa-onsen, a temporada de ski tinha encerrado no dia anterior mas fomos muito bem recebidos numa Izakaya, onde tivemos direito a duas mesas (no chão) à conta da mobilidade reduzida de maior parte dos elementos do grupo (que geijins).
    Debatemos ainda ir a um Onsen, mas já era muito tarde e fomos dormir, no entanto ficou combinado para o dia seguinte após um belo dia de ski.
    Read more

  • Ski In, Ski Out

    April 2 in Japan ⋅ ☁️ 5 °C

    - acordámos cedinho para subir para a gôndola onde alugámos equipamento e forfaits para um dia
    - esquiámos!! A neve não estava ótima, mas para compensar a estância estava praticamente vazia
    - almoçámos nas pistas 😎 o melhor almoço de ski de sempre, e também o mais barato
    - esquiámos até à base da gôndola depois de almoço, onde tivemos a oportunidade de fazer uma pista vermelha muito muito estreitinha, e depois uma pista bastante larga, mas em compensação era uma parede! O Gui só deu 3 trambolhões, e eu dei 1 também a tentar ajudar
    - chegámos cá abaixo com direito a onsen! Devolvemos os skis e fomos pôr coisas/tirar coisas das malas que ficaram no hotel
    - fomos a um onsen natural que era a 20m do hotel, onde tivemos o prazer de cozinhar a nossa pele
    - saímos do onsen certamente limpos porque nada sobrevive àquela temperatura, e fomos apanhar o autocarro de volta para Iiyama, e shinkansen de volta para Nagano, e JR train para Matsumoto
    - em Matsumoto ainda fomos ver o castelo à noite!
    - depois fomos ao onsen do hotel e à melhor cadeira de massagens de sempre, e depois fomos dormir
    Read more

  • Matsumoto and Tokaido

    April 3 in Japan ⋅ 🌙 4 °C

    Ficámos no business hotel junto à estação de Matsumoto, portanto começámos o dia com um pequeno almoço japonês de qualidade. Provamos tudo e fomos derrotadas apenas pelos feijões de soja fermentados que sabiam só a álcool etílico e estavam unidos por uma gosma esbranquiçada.
    Seguidos para o castelo de Matsumoto com a intenção de visitar a torre. Este castelo é um dos 12 castelos que sobreviveram até hoje com a sua construção original, sobrevivendo guerras civis, a restauração de Meiji e a segunda guerra mundial. À entrada há uma tenda onde podemos encontrar um guia voluntário que alegremente nos leva numa visita guiada, parece ser uma atividade que reformados que dominam outras línguas gostam de fazer. Receberam-nos com grande entusiasmo pois uma das guias falava brasileiro e parecia muito satisfeita por dar uso ao seu português. Ficámos a saber da lenda da deusa que apareceu a um samurai uma noite e pediu uma oferta de 500kg de arroz cozinhado todos os meses para proteger a torre do palácio. Parece ter funcionado pois foi dos poucos edifícios que não ardeu, não sofreu com terramotos e não foi destruído na guerra.
    Depois da visita à torre (descalços) ficamos apenas com tempo para apanhar o comboio para Nagoya mas com uma paragem intermédia numa vila preservada do antigo Nakasendō trail, um trilho popular entre caminhantes.
    Como somos prevenidos e não queremos chegar a Nagoya sem jantar compramos ekiben para comer no comboio, acontece que o comboio é um comboio local, mais tipo um metro e não tem lugares marcados muito menos mesas para comer. Acabamos a comer as nossas ekibens no hall do hotel, sob o olhar reprovador dos funcionários do hotel mesmo ao lado de um bairro vibrante noturno de comes e bebes. Às vezes o planeamento excessivo corre mal 🤭
    Read more

  • Nagoya

    April 4 in Japan ⋅ ☁️ 17 °C

    1. Nagoya Castle and Sakura
    2. Conveyor belt sushi
    3. Maglev and JR raio museum
    4. Nagoya station
    5. Comprar um Shinkansen com 20 minutos de antecedência, já somos pros 😎 (mas havia mais ou menos 15 Shinkansens por hora)Read more

  • Tóquio flee market

    April 5 in Japan ⋅ ⛅ 16 °C

    1. Padaria japonesa.
    2. Flee market
    3. Cherry blossoms e kotatsu
    4. Shabu shabu perto de Tóquio station
    5. Atravessamos e vimos a fachada ocidental (ocidental de cultura, não de orientação)
    6. Bairro Shimokitazawa de lojas em segunda mão
    7. Abandonámos o Gui no skyliner em Ueno 😢
    8. Jantar tempura and chocolate fishy
    Read more

  • Monja & Sakura

    April 6 in Japan ⋅ ☁️ 18 °C

    - acordámos tarde, para variar um pouco
    - passámos no Senso-ji onde fomos buscar um goshuin, mas não sabíamos que íamos ter de abandonar os nossos goshuinchos 😬
    - fomos pequeno almoçar/brunchar/almoçar a Tsukishima, comer a nossa monja favorita
    - fomos de metro para o chidorigafuchi park, para vermos mais sakura! E fomos recompensados com umas vistas muito lindas
    - ainda passámos dentro dos jardins do palácio imperial de Tokyo e apanhámos o metro para casa (parámos no Senso-ji para apanhar os nossos goshuinchos)
    - fomos correr enquanto o André foi escalar
    - na nossa corrida fomos ao Sumida Park, que está lindo e muito florido com cherry blossoms!
    - depois da corrida planeámos a nossa ida a Hakone
    - fomos jantar a um shabu shabu mais elevado
    - passámos de novo no Senso-ji à noite e dissemos adeus ao daddy 👋
    Read more

  • Fancy Ryokan

    April 7 in Japan ⋅ ⛅ 12 °C

    Acordámos cedinho para irmos até Shinjuku apanhar o romance car, é estranho ir a 3 num romance car? Depende do que for um romance car. Planeámos estar lá 1 hora antes para garantir que tínhamos tempo de comprar o Hakone free pass e a estação de Shinjuku é muito muito confusa, mas encontrámos imediatamente o que queríamos! No entanto estávamos do lado de dentro das cancelas da linha de Odakyo, ora bem nós até queremos usar a Odakyo line, e apesar de estarmos do lado de dentro da cancela não temos bilhetes para circular no comboio especial (o tal romance car) para adquirir os famosos bilhetes temos de sair das cancelas (onde não entrámos). Felizmente todas as cancelas têm um acesso com operador humano que rapidamente percebeu que o nosso objetivo era ir à bilheteira e depois voltar a entrar (desta vez intencionalmente).
    Esta celeridade toda até nos permitiu ir à nossa combini preferida buscar pequenos almoço, um 7/11 claro está.
    Acontece que o romance car é em tudo semelhante a um comboio normal, mas circula a teoria que o facto de não haver apoio de braço entre os dois assentos o torna mais romântico.
    O romance car só nos leva até Hakone-yomoto, para chegar a Gora (onde o nosso Ryokan nos espera) temos de ir de comboio local. Parece que não fomos os únicos a tirar o dia para ir a Hakone, pois este comboio vai cheio e bem devagarinho e a fazer render todos os cul-de-sac que a linha permite.
    Quando chegámos fomos almoçar ao Gyoza Center, onde só servem gyozas.
    Começou a chover granizo, água e trovoada enquanto estávamos a almoçar e ficámos desmoralizados, porque queríamos ir ao Hakone Open Air Museum. Perguntamos ao chatGPT que atividades recomenda para um dia chuvoso em Gora, ele diz para aproveitar-mos para passar o dia no museu, no Open Air Museum...
    Depois de uma saga complexa com os guarda chuvas versão 4 e 7 (os guardas chuvas merecem a sua própria pegada nesta viagem) fomos até ao museu pois era demasiado cedo para fazer check in no ryokan.
    Eu com os pés molhados, não estava convencida com um museu em que chove lá dentro (fora?) mas após não descobrir absolutamente mais nada para fazer sem ser almoçar novamente guiosas lá decidimos entrar (sair?) no Hakone Open Air Museum.
    Ainda bem que apesar dos pés molhados e da chuva acabamos por entrar no museu, pois é de facto uma experiência única estar no meio das montanhas e rodeado de obras de arte.
    Finalmente podemos fazer check-in e vestir as nossas yukatas personalizadas que só voltamos a tirar quando tivemos de fazer check-out. Desfrutamos de uma bebida no bar com os pezinhos no foot Bath, seguimos imediatamente para o Onsen e terminamos o dia com um jantar de kaiseki onde não conseguimos identificar 50% dos pratos.
    Quando voltámos aos quartos as nossas camas estavam feitas e ainda desfrutamos da tuba que estava na varanda com vista para as montanhas.
    Read more

  • Owakudani Black Egg

    April 8 in Japan ⋅ 🌬 13 °C

    Um belo dia para conhecermos o fuji-san, eu pelo menos, que a Helena lembra-se bem dele da primeira "Van's ascent" que fez em 2018. Depois de um pequeno almoço que em nada se distingue de um jantar de kaiseki despedimo-nos das nossas yukatas e fomos apanhar o primeiro transporte do dia, o cable car. Seguimos para a gôndola onde tivemos direito a uma cabine privada.Read more