• Day 12

Chile, Santiago 1

August 9, 2018 in Chile ⋅ ☀️ 20 °C

Chegámos de madrugada a Santiago. Álvaro esperava-nos no apartamento que escolhemos para ficar pertinho do centro da cidade. É professor de biologia e explicou-nos uma montanha de coisas sobre o apartamento, a cidade, a comida e os costumes do seu povo. Falava pelos cotovelos!
    Acordámos tarde. O supermercado é do outro lado da rua. Preparámos um brunch! Caminhámos lentamente até à Plaza de Armas. É o coração da agitação nesta tarde quente de inverno. Estão cerca de 26 graus e há jazz no coreto e missa cantada dentro da catedral. De frente para ela a orgulhosa escultura em pedra de um índio Mapocho vinca o povo sul americano que se converteu à religião católica e se ajoelha no chão da igreja em penitência, mas que expulsa os seus espíritos no seu folclore e música. Os espanhóis fizeram bem o seu trabalho! A catedral metropolitana, o correio central e o palácio real são prova arquitetónica disso.
    O Mercado Central, direcionado para turistas, tem uma grande oferta de bancas de peixe e de restaurantes de marisco e peixe a preços equivalentes aos países mediterrâneos. É um sítio bonito e com vivacidade, onde nos perguntam a nacionalidade porque sabem que somos turistas. Decidimos avançar um pouco mais e, de repente estamos no mercado onde os chilenos vão às compras. O bulício aqui é outro! O pregão é constante e algumas pessoas manda-nos estar de olho vivo. “Turistas? Mira a tu vuelta! Ojos abiertos! Peligro!” Mas mais uma vez, não senti que ninguém quisesse nada de mim. O simples facto de envergarmos roupas limpas distingue-nos no ambiente de rostos tisnados pelo sol, de roupas de trabalho e casacos de lã e botas enlameadas das ruas de terra batida que circundam este outro mercado. O meu casaco de penas branco e as calças de ganga limpas estão notoriamente deslocados aqui.
    Voltamos ao centro da cidade e detemo-nos por um pouco na Antiga Estação Ferroviária de Mapocho, agora centro cultural, para de seguida caminharmos ao longo do rio, atravessarmos o parque florestal e acabarmos no bairro artístico que acolheu em 2010 o centro de artes de Santiago de Chile - Centro Gabriela Mistral (GAM). O cansaço da noite anterior ainda está presente e limitámo-nos a ir comprar os bilhetes para o autocarro para o dia seguinte para Valparaiso e os ingredientes para o jantar, pela primeira vez feito em casa.