• Day 6

... Faial de carro!

March 8, 2019 in Portugal ⋅ ⛅ 17 °C

Último dia nas ilhas açorianas. Desta vez fazemos o Faial de carro. Damos a volta completa à ilha começando na Horta, no sentido dos ponteiros do relógio. Varadouro, com as suas piscinas de águas cristalinas convidam a um mergulho que não se concretiza porque a época balnear não está aberta. Assim, seguimos para o vulcão dos Capelinhos onde a paisagem lunar é interrompida por um farol de beleza singular meio soterrado nas cinzas vulcânicas de 1957. Do topo do farol consegue-se ter uma visão magnífica das redondezas e é visível o monte vermelho que se pensa ser uma parte da cratera do vulcão que teve a sua erupção a partir do mar. Continuamos em direção a Cedros atentos aos estômagos que reclamam comida, mas dos Capelinhos até ao restaurante da Aldina, tudo se encontra fechado. Acabamos por nos encontrar neste espaço com os turistas alentejanos com quem já nos tínhamos cruzado no vulcão. Quase ocupam todo o restaurante, mas ainda conseguimos um cantinho para aplacar a fome com sopa, salada de polvo e mexilhões com alho!
    O tempo parecia cada vez melhor, mas acabamos por ver a Caldeira aos poucos e à medida do aparecer e desaparecer do nevoeiro que a enchia... a praia do Almoxarife com as suas areias negras e o Monte da Guia com vista para a Caldeira do Inferno, Porto Pim e a baía da Horta encerraram o fim do dia com um por do sol cheio de nuvens. Fim de dia e de viagem no Peter a comer sopa de peixe, bolo de chocolate e fofas do Faial!