• De Essaouira a Oualidia pela costa

    15 april 2019, Marokko ⋅ ⛅ 22 °C

    Hoje foi dia de conduzir e parar a cada momento que a natureza nos pediu. Bom... paramos também para fazer a vontade à Gendarmerie Royale, que, pela segunda vez, estava cheia de vontade de nos multar, desta vez por excesso de velocidade numa estrada tão esburacada que o difícil era apenas conduzir... depois de umas desculpas esfarrapadas de que afinal não é possível ver o vídeo, somos dispensados com um maldisposto “Take care for the next time...”
    Mas a conversa não era esta... na realidade este foi um dia para apreciar o Atlântico com cores diferentes aqui no norte de África. Uma vezes acastanhado, outras de um azul turquesa ou ainda verde esmeralda, é sempre o Atlântico batido, com as suas ondas fortes na maré alta e água pelos tornozelos na maré baixa. Continuamos a avistar os lavradores com os seus burritos, os rapazes a trabalharem nos campos, algumas crianças ao longo da estrada idas ou vindas da escola e cágados a atravessar a estrada!
    Fizemos uma paragem estratégica em Safi para almoçar e visitar as construções portuguesas, nomeadamente a catedral da qual restam apenas as ruínas. É uma cidadela pequena, mas bastante característica. Acabamos por comer uma tagini acima do preço normal num erro básico de turista tonto. Apontamento futuro - acordar o preço com o dono do estabelecimento e não com uma pessoa qualquer que mais tarde desaparece de cena e passa a ser o responsável pelo negócio, ilibando o dono do excessivo preço.
    Saímos então em direção a Oualidia sempre ao longo da costa, até darmos de caras com a lagoa maravilhosa alimentada pela maré. Para além de ser uma visão idílica é escola de surf, sítio de passeios de barco ou a cavalo e local de pouso para pássaros de várias espécies. Para nós foi um lugar para relaxar, apanhar banhos de sol e apreciar os pescadores de polvos na maré baixa. Mais um dia magnífico em Marrocos!
    Meer informatie