Sterkfontein e o Berço da Humanidade

December 28, 2019 in South Africa ⋅ ☁️ 25 °C

Saímos de manhã para as grutas de Sterkfontein, a cerca de 40 kms de Joanesburgo. Nesta área foi encontrado aquele que pode ser considerado como o primeiro humano. Em 1947, foi encontrado um crânio quase completo, que Dr Robert Broom disse ter pertencido a uma fêmea e terá uma idade entre 2,8 e 2,3 milhões de anos. As cavernas, de formação cársica, apresentam as clássicas estalagmites e estalactites e levam-nos ate 60m de profundidade. É muito interessante perceber como a prospeção do calcário, ligada à do ouro, levou a uma descoberta mais recente na mesma caverna de um esqueleto quase completo de outro exemplar, mas com uma idade estimada em 3,3 milhões de anos. A família Stegmann, proprietária destas terras, doou as cavernas à Universidade de Witwatersrand em 1958. No local existe o Robert Broom Museum, desde 1966, que tem informação sobre os achados, assim como sobre a evolução humana. À tarde vamos para Berço da Humanidade, Maropeng, que significa “retorno ao lugar de origem” em Setswana, uma das onze línguas oficiais da África do Sul. No Maropeng Visitor Centre viaja-se no tempo até ao começo do nosso universo, há cerca de 14 bilhões de anos, até o presente. A mostra levanta questões, entre outras, de como nosso cérebro se desenvolveu, de onde veio a linguagem, quando foi o fogo usado pela primeira vez e quais os riscos que nossa espécie corre no futuro. Quando se sai do centro dá-se de caras com uma vista incrível das colinas em direção a Magaliesberg, uma das melhores vistas em Gauteng.Read more