Dia 14 b- As vinhas ( não da Ira)
27 de julio, Francia ⋅ ☁️ 22 °C
O dia foi chuvoso ou nublado,mas curiosamente sempre que saía para os passeios intermédios e os finais, deixava de chover ... parecia de propósito. A primeira paragem foi para deixar uma mensagem especial.
Depois segui sempre com vinhas ( que parecem que são podadas a régua e esquadro de tão lineares e sem serem regadas) a perder de vista, com Châteaux de 500 em 500 metros ( certamente não todos de grande qualidade) numa zona, não tão plana como ontem, já com algumas colinas em certas áreas, para mais um sítio espetacular e património da humanidade : a cidadela de Blaye construída pelo maior arquiteto de fortalezas militares : Vauban, nos anos de 1600.
É um pouco semelhante à nossa Valença, do séc XVIII, em que o arquiteto também francês, talvez se tivesse inspirado nesta. O estado aparentemente degradado das casas no interior da cidadela, têm o seu charme e são ocupadas por bares, lojas de artesanato, exposições,restaurantes e até um hotel. No interior existe também um parque de campismo e uma vinha, que produz vinho, dizem, de alta qualidade. Está colocado num sítio de grande valor estratégico para a defesa militar e de beleza paisagística.
De anteriormente, no local existem ainda vestígios de um castelo do séc XII, e restos também de ocupação romana.
De seguida rumei para Cognac, a origem da famosa bebida, continuando sempre no horizonte as ditas vinhas e passei numa das maiores, que reconheci o "courvoisier". Cheguei a Cognac, que não é nada de especial e curiosamente no meio de imensas lojas , só existia uma a vender o vinho da zona e nada de conhaques. Pelo que vi, nos reclames, ao longo do caminho os Chateau fazem a sua venda própria...
De seguida, mais um parque de campismo de 4 * , num local privilegiado de Angoulême , junto a um lago e a cerca de 6 km do centro da cidade, que é servida por um rio que a contorna e com imensos circuitos de bicicleta, em cenários lindíssimos , que eu aproveitei para fazer também.
Angoulême, na sua cidade antiga, que é numa colina ainda bem elevada, dispõe do Hotel de Ville ( Câmara Municipal) mais impressionante de toda a França( foi o castelo de um conde do séc XV e que mais tarde no séc XVIII foi transformado e adicionado às torres do castelo, outras dependências dando -lhe um aspeto imponente) e uma Catedral com uma torre e uma fachada espectaculares, do mais bonito que existe. Diferentemente de todas as outras em França , que são em estilo gótico esta é em estilo românico. O seu interior , contudo , é muito simples.
Angoulême é também conhecida pela banda desenhada e pelos festivais internacionais de cinema .Leer más




















