• Day 13–14

Calais

December 25, 2023 in France ⋅ 🌬 11 °C

Hoje fizemos um “esticão” a conduzir, nada de extraordinário, mas um pouco fora do espírito da nossa viagem - a razão é porque queríamos passar o Canal da Mancha logo a seguir ao Natal e no primeiro ferry da manhã, para evitar o trânsito.

Chegámos e vimos logo 2 ou 3 ‘ramonas’ cheias de polícias bem artilhados e uma aglomeração de jovens que falavam alto e gesticulavam, parecendo querer confrontá-los… não esperámos para ver e seguimos. Ficámos num parque de caravanas muito próximos do porto e levantámo-nos cedo, ainda escuro, com uma lua cor-de-rosa, quase cheia.

A passagem para Inglaterra é um instantinho; aliás, levamos mais tempo no controlo de fronteiras do que a arrumar a Cali no ferry e na travessia 🙃

Dover acolhe-nos com um sol radioso apesar da temperatura (5,5°) estar um pouco mais baixa que em França. Conduzir à esquerda requer muita atenção, principalmente quando entramos nas localidades, onde há cruzamentos e rotundas.