• Serras de Proença-a-Nova

    Oct 11–12 in Portugal ☁️ 25 °C

    Na sexta-feira arrancámos rumo a norte… na verdade, antes disso tivemos que fazer o pequeno desvio obrigatório até Espanha para atestar a Cali.
    Com parte do dinheiro da poupança fomos almoçar a um dos nossos locais favoritos, a Casa da Ti Augusta em Figueira, perto de Sobreira Formosa (só abrem à sexta e ao fim‑de‑semana e, por isso, ontem já tínhamos marcado); estava tudo divinal e, como sempre, verdadeiramente autêntico.
    Depois, como estávamos ‘bem regados’ estacionámos no parque de auto-caravanas que fica bem próximo e é ótimo, com todos os serviços, gratuito e com algumas sombras, apesar de algumas marcas de temporais e incêndios. Tivemos a companhia de um gato vadio mas ‘bem tratado’ que, depois de comer os biscoitos do Boni que lhe oferecemos, achou que devia atacar o nosso gato… Bom, amanhã temos que mudar de parque porque o Boni gosta muito de estar na rua e este atrevido não vai permitir incursões no seu território. Ficámos a tarde toda sozinhos mas ao final da tarde apareceu mais uma camper e, perto da meia-noite, um carro com um casal de malucos com 2 crianças de colo que, ignorando o choro e o mal-estar dos miúdos, montou uma tenda onde depois pernoitaram… e nós, durante a insónia imposta pelos vizinhos, ficámos com a sensação que no sábado ia acontecer qualquer coisa, algum tipo de evento, por ali.
    Dito e feito, acordámos pelas 7h com música dos anos ‘80 num ‘tijolo’ de um biker que estacionou perto de nós e se artilhava. Depois, mais carros com bikes a chegar, malta toda equipada, gente a montar comes-e-bebes e pórticos, a entregar dorsais… lá se foi o nosso parque tranquilo que agora era o arraial dos participantes do 9° Campeonato Nacional de Enduro BTT!!
    Saímos rapidamente dali em direção a outro parque de auto-caravanas que fica apenas a 13 km de distância e onde temos estado a desfrutar de absoluta paz. O Cédric faz os seus treinos e a Patrícia e o Boni ficam no relax. Vistas da torre de observação e do miradouro, ambos com assinatura de Siza Vieira e, ao final do dia, tempo para uma partida de dominó belga com um árbitro que se alterna entre um colo e outro.
    Read more