• Paladar Lisboa motorhome
  • Paladar Lisboa motorhome

Costa Verde

De Coimbra à costa norte de Espanha, com os Picos e outras peripécias pelo meio, e ‘Serralves em festa’ para acabar em grande. Read more
  • Trip start
    May 15, 2025

    Lisboa - Coimbra - Lorvão

    May 16–18 in Portugal ⋅ ☀️ 20 °C

    Saímos de Lisboa ao início da tarde, rumámos a Norte e só parámos na zona ribeirinha do Mondego. Parqueámos numa zona residencial calma, lemos um pouco, aquecemos o jantar que já levávamos feito e fomos dormir cedinho.
    De manhã deu para responder a uns emails depois do pequeno-almoço e para fazer umas compras antes de caminharmos até ao Mosteiro de Santa a Clara a Nova para ver uma exposição muito interessante.
    Voltámos à estrada (ainda por cima em más condições); é claro que o Boni refila sempre que começamos a conduzir, mas depois vai reduzindo os protestos a cada dia.
    Fizemos um almoço leve e fomos até um outro mosteiro, não muito longe, em Lorvão - viemos para ver o códex original (de 1189) mas acabámos por ficar para assistir a um concerto.
    Coisas inesperadas de quem viaja sem agenda e sem stress :)
    Read more

  • Lorvão - Mirandela

    May 17–18 in Portugal ⋅ ⛅ 20 °C

    A primeira paragem do dia foi numa livraria especial: na verdade é uma formação rochosa muito particular perto Penacova que tem esse nome porque as rochas parecem livros em escaparates. O Cédric aproveitou para lançar o drone para se divertir um bocado e tirar umas boas fotos aéreas.
    Depois fomos seguindo para norte, com toda a calma. Chegámos à hora de almoço a mais um parque de auto-caravanas ribeirinho, desta vez à beira do Tua. Aproveitámos os grelhadores e o espaço fantástico e, como o dia estava solarengo, comemos lá fora… E até levámos o Boni connosco porque estava muito calor dentro da Cali — ele adorou a experiência mas só saiu da mochila por breves momentos porque ele se sentia mais seguro lá dentro, junto à dona que baloiçava na rede entre duas árvores e ao dono que lia um livro estendido na relva.
    Estava tão bom que fomos ficando, e acabámos por aqui e pernoitar.
    Read more

  • Mirandela - Bragança

    May 18–19 in Portugal ⋅ ⛅ 14 °C

    Aproveitámos para fazer algumas limpezas na Cali e saímos a meio da manhã em direção a Bragança, não sem antes fazermos uma paragem refrescante na praia fluvial de Fraga da Pegada, muito perto de Azibo.
    Seguimos viagem mas decidimos que não íamos fazer muitos quilómetros… Chegados a Bragança, escolhemos não ficar na cidade, nem tão pouco em zonas urbanas, e subimos até ao Santuário de Santa Ana, que tem uma vista deslumbrante sobre a cidade e a orla do Parque de Montesinho com a sua densa vegetação.
    O Cédric amassou pão e deixou-o a levedar para o fazer mais logo, para o jantar. E depois foi fazer a sua voltinha de bike até Espanha, circulando entre paisagens naturais e pequenas aldeias muito castiças.
    Read more

  • Bragança - Almanza

    May 19–21 in Spain ⋅ ☁️ 16 °C

    Foi mais uma etapa tranquila, por zonas montanhosas até entrar já bem em Espanha. A primeira coisa que fizemos foi abastecer, claro, porque a diferença de 20 cêntimos é substancial num depósito como o da Cali. Depois fomos andando até esta pequena cidade, muito pacata, com pouco mais de 500 habitantes… infelizmente parece que chegámos no dia a seguir às festividades e por isso já não apanhámos o baile e as comezainas (só as barraquinhas vazias junto à torre e às muralhas medievais). Mas têm um parque de auto-caravanas super simpático, com todos os serviços gratuitos. O Cédric fez o seu treino (de 116 km) até Riaño e tirou umas fotos fantásticas! A Patrícia ficou na Cali com os seus afazeres e na companhia do Boni que tem ido à rua quase todos os dias (na mochila e de trela porque ele é imprevisível). Hoje jantamos uma carninha grelhada no assador do parque e ficamos por aqui.Read more

  • Almanza - Ojo Guareña

    May 21–22 in Spain ⋅ ☁️ 17 °C

    Há medida que íamos percorrendo o caminho, por estradas lindíssimas, a paisagem foi passando das planícies aos planaltos, em formações rochosas imponentes que nos lembraram uma zona particular da Namíbia, onde passámos os primeiros dias da nossa Lua de Mel (primeiros sim, porque continuamos até hoje).
    Entrámos no parque do Monumento Natural de Ojo Guareña e da pequena cidade de Puentedey, classificada como um dos ‘pueblos más bonitos de España’. Foi pena as condições atmosféricas terem piorado e estar um dia chuvoso, ao ponto de não dar para fazer caminhadas por um dos muitos trilhos, ou para o Cédric dar uma voltinha de bike… ficará para uma próxima visita porque vamos regressar, certamente, para desfrutar deste local magnífico.
    O Boni tem andado super feliz, muito brincalhão e relaxado e até já se atreveu a descer sozinho para fora da Cali… qualquer dia traz-nos a trela e pede para ir à rua 😂
    A caminho de Amurrio, (pequena cidade onde gostamos de ficar quando vamos a Bilbao), passámos numa queijaria artesanal e abastecemo-nos de queijos, paté de cogumelos e vinho local… isto hoje promete!
    Read more

  • Ojo Guareña - Artziniega

    May 22–24 in Spain ⋅ ☁️ 18 °C

    Não conseguimos ficar em Amurrio no tal parque de que gostamos muito porque estavam a construir um mega palco para um concerto 😢 por isso voltámos um pouco para trás para uma vila histórica e muito pitoresca, que fica num vale rodeado de montanhas verdes. Tudo aqui é calmaria e o ritmo das coisas e das pessoas é mais lento… exceto o Cédric que pedalou que se fartou nas estradas aqui à volta.Read more

  • Bilbao

    May 23 in Spain ⋅ ⛅ 17 °C

    Hoje fomos até à ‘grande’ cidade: apanhámos um autocarro e, uma hora depois, chegámos ao terminal que mais parece um aeroporto. O dia esteve solarengo e com uma boa temperatura para caminhar os 2km até ao Museu, onde estivemos algumas horas a ver as exposições permanentes e temporárias da coleção Guggaheim, duas retrospectivas dedicadas a artistas mulheres (Tarcília do Amaral e Helen Frankenthaler) e a exposição de obras de uma coleção particular húngara dedicada ao Desenho sobre papel, desde os primórdios no século XV até aos dias de hoje.
    Voltámos à Cali no parque na pequena vila e ao nosso Boni que se portou muito bem mas estava desejoso de receber mimos e brincar com os donos.
    Dormimos uma sesta os três e depois estivemos a fazer o jantarinho que hoje são umas lulas recheadas. Amanhã arrancamos para conhecer outras paragens.
    Read more

  • Artziniega - Cangas de Onis

    May 24–25 in Spain ⋅ ☀️ 18 °C

    Hoje foi em cheio! Estivemos em três Comunidades Autónomas num dia que esteve fantástico, cheio de sol, mas não muito quente. Como nos levantámos cedinho, deu para fazer imensas coisas (algumas delas bem inesperadas). Saímos de Artziniega no País Basco em direção a Santander que já andávamos para visitar há algum tempo — a cidade é muito bonita, com o mercado centenário (onde comprámos um belo queijo de ovelha), as escadas rolantes ao ar livre para atenuar as subidas íngremes, a marginal junto ao mar e os edifícios antigos e modernos… entre eles o de Renzo Piano para a Fundación Botin que acabei por visitar para ver mais uma exposição dedicada a uma mulher (Maruja Mallo). Depois de passearmos pela cidade, voltámos à Cali para seguir em direção a oeste, já que queríamos visitar a réplica da gruta de Altamira… mas há última da hora decidimos não ir (é sábado e deve haver centenas de turistas, e nós vimos tantas vezes para esta zona que ficará para a próxima). Em contrapartida, optámos por apanhar um pouco de sol numa pequena praia e levámos o Boni connosco para ele conhecer o mar.
    Seguimos viagem e trocámos a Cantábria pelas Astúrias, até Cangas de Onis, que é uma pequena cidade turística que já fica encostada aos Picos da Europa que o Cedric planeia subir amanhã.
    Read more

  • Picos da Europa - El Angliru - Meira

    May 25 in Spain ⋅ ☁️ 12 °C

    Hoje foi um dia muito especial para o Cédric :)
    Dormimos mal porque o parque de caravanas ficava junto a uma estrada e toda a noite ouvimos o tráfego. Tal não impediu o Cedric de sair logo pelas 7h para fazer a subida de Cangas de Onis até aos lagos de Covadonga, numa subida desafiadora de 14 km com uma inclinação média de 7% e um desnível superior a 1000 metros.
    Descansou um pouco, durante o tempo que demorámos a chegar aos arredores de Oviedo para logo sair de novo com a bike e tentar fazer a mítica subida ao Alto del Angliru… tentar, pfff, claro que subiu! Com grande custo, é certo, mas afinal trata-se de uma das mais difíceis subidas do ciclismo profissional: uma curta extensão com ‘apenas’ 12,5km, em que se trepa um desnível de 1266 metros, com uma inclinação impossível entre 16% e 23% 😬
    Depois destes marcos, rolámos a Cali com toda a calma até Meira, uma zona muito tranquila que tem vários parques rodeados por natureza e com lotes bem espaçosos… queremos descansar por aqui dois ou três dias, mas não sem antes celebrarmos os ‘feitos históricos’ do ciclismo amador (do verbo amar, claro) com um belo jantar num restaurante bem catita, naquela que foi primeira refeição que fizemos fora da Cali nesta viagem.
    Read more

  • Meira - Castro de Rei

    May 26–28 in Spain ⋅ ☁️ 14 °C

    Decidimos parar durante 2 dias para ler, rolar a bike e ficar na preguicite… o parque de auto-caravanas de Castro de Rei é ótimo para isso, com todos os serviços gratuitos e poucas campers (fica fora dos circuitos turísticos) , num ambiente de Natureza e de ruralidade, entre o rio Azúmara e as ganadarias locais.
    O Cédric fez as suas voltinhas mas em modo “fácil” porque, apesar de não precisar de recuperar fisicamente, a paisagem por aqui tem pouco relevo e o piso das estradas não é grande coisa…
    A Patrícia ficou a trabalhar na Cali, a ler um dos livros que trouxe, e a fazer companhia ao Boni que se recusa a usar trela… apesar da vontadinha quase irresistível para sair eheheh (é dar-lhe tempo e um dia ele surpreende-nos).
    Hoje usámos a nossa ‘crockpot’ para fazer um guisado lento e o jantar terminou com uma deliciosa sobremesa de pêras bêbadas (para aproveitar o vinho que não usámos na marinada).
    Amanhã já arrancamos para um novo poiso, ainda por terras da Galiza, antes de voltar a Portugal.
    Read more

  • Castro de Rei - Ribadavia

    May 28–29 in Spain ⋅ ☀️ 32 °C

    Hoje a primeira paragem foi um castro… não o que dá o nome à cidade mas outro, ali próximo, chamado Viladonga, que se pensa ser dos séc. II a V d.C. e que tem um pequeno museu com tudo muito bem arranjado e explicado.
    Seguimos viagem até Ourense, fizemos umas compras e uma paragem num parque de auto-caravanas mesmo junto ao rio Minho — como estavam 32º C soube mesmo bem ficarmos um pouco à sombra… o Boni adorou andar fora da Cali, a explorar as redondezas apesar de ainda ir um pouco a medo (mas não resiste!).
    Depois escolhemos ir para o parque de Ribadavia, que já conhecemos há alguns anos, só que antes vínhamos com a tenda em cima do carro e agora vimos com o upgrade eheheh.
    Ate amanhã!
    Read more

  • Ribadavia - Esposende

    May 29–30 in Portugal ⋅ ☀️ 20 °C

    Ainda no parque de Ribadavia o Boni pregou-nos um grande susto: aproveitou-se de uma pequena distração e fugiu sem trela! Felizmente não foi para a zona de mato, nem para perto de nenhuma das outras auto-caravanas (imensa gente viaja com cães) e a rua mais próxima estava longe… foi para baixo da Cali e depois subiu para o motor, e tivemos que ter muita paciência e calma para ele voltar sem assustar mais do que já estava e regressar finalmente para a Cali.
    Depois disto lá seguimos viagem e entrámos no país dos eucaliptos, em direção a uma pequena localidade perto de Barcelos onde fomos almoçar com o dono da cadela-mãe do nosso Serebeco, que ali fomos buscar há 6 anos; foi uma tarde bem passada, bem comida e bem regada, ou não estivéssemos no norte, ca#%alho,!! (a última parte do repasto não se aplicou ao Cédric que ainda tinha que conduzir a Cali).
    Escolhemos ficar num parque ótimo, na acolhedora cidade de Esposende, onde a brisa marítima atenuava, e muito, o calor de outro dia em que o sol esteve muito quente (33°C), mas que nos ofereceu um por-de-sol fantástico.
    Read more

  • Esposende - Porto

    May 30–Jun 1 in Portugal ⋅ 🌙 16 °C

    Antes de nos despedirmos de Esposende ainda demos uma voltinha com a Cali pela marginal que é muito bonita, apesar de hoje ter amanhecido enevoado. Seguimos a estrada nacional sempre junto à costa e, pouco depois, já estávamos na Póvoa de Varzim, e logo em seguida em Vila do Conde, onde demos um curto passeio e onde até almoçámos um bom peixinho grelhado num restaurante muito simpático chamado ‘O Cangalho’. Seguimos viagem até ao Porto porque queríamos chegar cedo à cidade para tentar o ‘impossível’: no dia em que começa ‘Serralves em Festa’ conseguir estacionar a Cali a uma distância a pé do Parque mas à sombra, para que o Boni amanhã ali possa ficar, já que vai fazer muito calor (e não podemos levar o bichano para Serralves porque é muita gente e muito barulho)… resumindo, confirma-se que não há ‘impossíveis’ porque estacionamos a 800 metros e com boa sombra!!
    Ainda demos um saltinho à festa — Serralves nunca deixa de nos maravilhar e assim à noite é lindíssimo — e assistimos a um espetáculo de acrobacia, uma performance, um bailado, espreitámos o concerto dos Três Tristes Tigres (demasiado barulhento para o nosso gosto) e ainda vimos um bocado de concerto ‘groove’… amanhã há mais ;)
    Read more

  • Porto - Serralves em Festa

    May 31–Jun 1 in Portugal ⋅ ☁️ 26 °C

    Hoje foi um dia em cheio! Foram mais de 12h de atividades, mas com 2 paragens porque interrompemos para ir ver e mimar o Boni… demos conta que estamos em viagem há 17 dias e que a adaptação dele não podia podia ter corrido melhor.
    Amanhã ainda há mais festa em Serralves!
    Read more

  • Porto - Batalha

    Jun 1–2 in Portugal ⋅ ☁️ 22 °C

    De manhã ainda voltámos à ‘Festa em Serralves’ para nos dedicarmos, sobretudo, às exposições patentes no Museu, incluindo a nova ala Siza Vieira — acertámos no prognóstico porque, como hoje é Dia da Criança, há milhares de famílias pelo parque… mas com pouco interesse em visitar as exposições e outras atividades ‘mais sérias’ como uma performance a que ainda assistimos sentados num dos relvados mais escondidos.
    Seguimos viagem parando, ora para almoçar, ora para fazer mais umas comprinhas rápidas, e depois acabámos por ficar perto da Baralha, num parque muito simpático, no meio de um pinhal.
    Amanhã já chegamos a casa e ‘arrumamos’ a Cali até à próxima saída… que não vai tardar muito.
    Read more

    Trip end
    June 2, 2025