• Paladar Lisboa motorhome
  • Paladar Lisboa motorhome

Lá vamos nós, outra vez

Faz pouco mais de 20 dias que chegámos da viagem inaugural da nossa Cali e já estávamos com imensa vontade de voltar à estrada; escolhemos ir até ao Algarve porque há por lá umas serras que o Cédric quer fazer… de bike, claro! Baca lagi
  • Permulaan perjalanan
    29 Januari 2024

    ponte na hora de ponta

    29 Januari 2024, Portugal ⋅ ☁️ 13 °C

    Antes de rumar a sul fizemos um curtíssimo desvio para apanhar a Mãe Célia que, assim, veio de boleia até à sua casa do Algarve e nos fez uma excelente companhia na viagem.

    Desta vez a nossa Cali está um pouco maior, somando mais um aos seis metros de comprimento: vai artilhada com o porta-bikes onde segue a ‘especial’ que amanhã já começa a calcorrear as encostas das serras algarvias.Baca lagi

  • São Marcos da Serra

    29–31 Jan 2024, Portugal ⋅ 🌙 15 °C

    Resolvemos ficar bem no meio da serra para que o Cédric possa logo sair na bike ao raiar do sol.
    Hoje foi o 1° desafio: percorreu quase 90km para subir a Fóia, o ponto mais alto do Algarve de onde avistou o Atlântico!!
    Depois fomos passear com a nossa Cali e desfrutar de um sol bem simpático.
    Terminámos o dia com uma bela dourada de mar grelhadinha (trouxemos o grelhador de Lisboa, grandes malucos) bem regada com um vinho alentejano.
    Baca lagi

  • Pelo Caldeirão até Faro

    31 Jan–1 Feb 2024, Portugal ⋅ 🌙 14 °C

    A manhã estava fria (8°C) quando o Cédric arrancou para mais uma voltinha (85 km) desta vez até ao Alto do Malhão. A Patrícia ficou a trabalhar na Cali mas, assim que o dia aqueceu, instalou-se lá fora a apanhar um solzinho delicioso e o dia chegou a uns reconfortantes 21°C (mas sempre a trabalhar eheheh).
    Depois de almoçarmos fomos passear até Faro e ainda deu para visitar o Museu Municipal e a Igreja de S. Francisco, antes de rumarmos a Tavira onde vamos pernoitar.
    Baca lagi

  • Sotavento, de Marrocos ao Pomarão

    1–2 Feb 2024, Portugal ⋅ ☀️ 21 °C

    Marrocos? o Cédric desta vez foi longe demais!! Ah, espera, afinal é uma localidade onde ele passou hoje no passeio de bike 🤣
    Quando ele voltou, fizemos uma refeição leve e fomos até Tavira, que é uma cidade ótima para se passear. Depois resolvemos apanhar um pouco de sol e ir até à praia: escolhemos Cacela-Velha e ficámos com o enorme areal só para nós, um luxo. Perto das 5pm, com o sol baixinho, voltámos à Cali e andámos a passear: Alcoutim, Mértola e Pomarão onde dormimos com uma vista bonita para o rio.Baca lagi

  • Odeleite

    2–3 Feb 2024, Portugal ⋅ 🌙 15 °C

    Hoje o dia foi para relaxar, ficámos pela serra a desfrutar da magnífica paisagem e aproveitar outro dia fantástico de sol para almoçar lá fora, ficar a ler (e para para lavar roupa). Vamos dormir por aqui perto, num local muito bonito, mesmo à beira da ribeira de Odeleite, embalados pelo som da água.Baca lagi

  • De norte, a sul, este e oeste

    3–4 Feb 2024, Portugal ⋅ ☀️ 17 °C

    Começámos o dia no norte algarvio, com um esplêndido nascer-do-sol que tão depressa iluminava, como alongava as sombras das colinas da serra do Caldeirão. O Cédric fez o seu treino matinal de bike enquanto eu fiquei a ler, levantando amiúde os olhos do papel para absorver aquele panorama arrebatador.
    Depois descemos a serra em direção a sul e à costa, e fomos andando para leste, até Monte Gordo e depois até Espanha… decididamente não é a nossa praia (belo trocadilho 🤣); na volta, visitámos o castelo dos Templários de Castro Marim que se apresentava muito ‘desleixado’, no rescaldo das festas medievais que por ali se fazem… em Agosto!
    Por fim, apontámos a nossa Cali para oeste e voltámos a subir à serra, que é onde gostamos mais de estar - desta vez ficamos em Ameixial.
    Baca lagi

  • De volta ao Barlavento

    4–5 Feb 2024, Portugal ⋅ ☁️ 12 °C

    Logo de manhã o Cédric arrancou para o último treino matinal desta viagem e, para despedida das estradas de montanha no Caldeirão, hoje pedalou 102 km. A Patrícia não lhe apetecia nem trabalhar, nem ler, e por isso andou de Cali a passear pelos penedos e a visitar antas.
    Encontrámo-nos para fazer o almoço num miradouro improvisado, mesmo no cume da serra, com uma panorâmica de cortar a respiração, com vistas dos montes até ao mar prateado, de Ayamonte a Olhão.
    E depois, como já tínhamos combinado jantar com a família em Monchique. fomos andando até passarmos de uma serra para a outra, sem saber onde começa uma e onde acaba a outra.
    Viemos dormir a Portimão porque amanhã, logo de manhã, damos boleia à Mãe Célia de volta para Lisboa.
    Baca lagi

  • Voltámos a Lisboa

    5 Februari 2024, Portugal ⋅ ☁️ 17 °C

    Pois é, já estamos de volta…
    O princípio do fim desta curta viagem - ainda assim foram 7 dias - é marcado pela passagem no viaduto da EN125 sobre o rio Arade, que hoje está em maré tão cheia como acho que nunca antes assim o tínhamos visto.
    Apetece cantar o refrão daquela música da mítica banda algarvia, os Íris…

    🎵🎶 Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem🎶🎵

    O resto foi um percurso calmo até Lisboa, sempre pela estradas nacionais mas chegando antes de se congestionar o tráfego da hora de ponta.
    Em breve há mais!
    Baca lagi

    Tamat perjalanan
    5 Februari 2024