Dia 04 - A volta à ilha

September 8, 2015 in Cape Verde ⋅ ⛅ 31 °C

Hoje acordei às 06:15 e deu para tirar uma foto ao nascer do sol e voltar para a cama.
    Foi dia de visita à ilha.
    O combinado era partir as 09:00, saímos as 09:30, não foi grave.
    O Tino foi nosso guia. Rapaz simpático e humilde, deu todas as condições para uma agradável visita.

Saímos do hotel direitos a um caminho de terra batida pelo meio de Santa Maria, passámos num bairro muito pobre. Vimos umas salinas e pouco mais.
    De seguida passámos em vários pontos como Fátima (devido à igreja de nossa Sra. de Fátima), o leão deitado (2 montanhas que pareciam, ao longe, um leão deitado, seguiu-se o aeroporto e a base militar e entramos no centro de Espargos, a capital da Ilha do Sal.

É curioso ver a quantidade de comércio na rua, principalmente os senegaleses, no entanto o que nos chamou mais atenção foi o costureiro no meio da rua, mesmo ao lado da estrada.
    Seguimos diretos para ver as miragens, isso mesmo, miragens verdadeiras (percebem o trocadilho). Via-se a água e umas palmeiras ao longe mas quando lá chegámos não havia palmeiras. Tinha uma loja de artesanato cabo-verdiano (não senegalês) com material muito giro.

Concluídas as compras seguimos para a famosa Buracona, tivemos sorte com o tempo, apanhamos sol e conseguimos ver por diversas vezes o famoso Olho Azul, ao lado conseguimos refrescar com uns mergulhos numa profundidade de 3 metros. Ninguém queria entrar (porque não se via o fundo) então fui o primeiro a mergulhar e levei a Rita a experimentar. Logo a seguir veio tudo atrás.

Após o banho era hora de seguir viagem para Palmeira, ver os pescadores a tratar o peixe junto aos barcos.

Seguimos para Espargos, e agora paramos para ver algum comércio local, mas por pouco tempo. Esperávamos pela visita a outro ponto alto, as Salinas do Sal. Entrámos por 5€ cada um. O banho nas salinas é diferente, não vamos ao fundo por causa do sal e a água é quentinha como eu gosto. A Susana e a Rita conseguiram meter as mãos nos olhos e tiveram de sair. Foi espécie de um game over. Para tirar o sal do corpo cobram 1€, eu acho que não vale a pena, já que a próxima paragem é no hotel.

Chegámos a tempo de conseguir almoçar, eram 14:30.

Valeu a pena e por isso pagamos. Como diz o Tino, "minha viagem quem não gosta não paga".

Gastos:
    17€ artesanato na miragem
    10€ vestido para a Rita
    11€ entrada nas Salinas + 1 banho
    40€ passeio (2 adultos, a criança não pagou)