Dia 15 – Aventura no regresso

March 23, 2012 in Portugal ⋅ ⛅ 19 °C

Rio de Janeiro:
    Último dia, havia que escolher entre praia ou piscina. Nós escolhemos a piscina e ainda bem. A água estava quentinha e deu para dar uns mergulhos. Depois de toda a manhã na piscina, foi arrumar as coisas e... preparar a parte psicológica para o regresso. Combinámos com o nosso transporte às 17:00, uma vez que o voo era às 20:00 e o check-in estava feito, parecia perfeito. O que não foi perfeito foi a pontualidade brasileira, o rapaz chegou, nas calmas, às 18:15. Pelos avisos da Ibéria tínhamos 45' para entregar as malas no aeroporto, para quem conhece o trânsito do Rio, sabe que isso era tarefa impossível. Lá fomos, como esperado, trânsito infernal, chegámos no aeroporto às 19:20, fomos a correr com as malas e com a Bruna (apenas com uma pontinha de esperança), check in fechado, nem quisemos acreditar quando as funcionárias do balcão da Ibéria fizeram uma forcinha para nos deixar entrar: "vão correndo levar as malas no balcão do fundo". Depois das malas, era a fila para mostrar passaporte, do nada, chega-nos um funcionário, pergunta-nos se algum de nós é brasileiro e... toca a passar à frente de toda a gente. Já com sorriso na boca, lá avançámos para a porta de embarque. Devido a problemas com o avião, a partida atrasou 1:30. Assim que arrancámos aquela máscara que está por cima da cabeça e que salta em caso de emergência? A minha saltou assim que o avião tirou as rodas do chão. Toca a mudar de lugar para as primeiras filas (não aconselho, é horrível). Deu para dormir quase a viagem toda, mas devido ao atraso na partida, o que aconteceu? Isso mesmo, perdemos a ligação de Madrid.

Madrid:
    Chegámos a Madrid com atraso, uma vez que o avião partiu atrasado do Rio de Janeiro. Pelo menos já tínhamos tudo tratado, a Ibéria disponibilizou almoço num self service do aeroporto e os bilhetes já estavam impressos. Menos mal. O voo estava marcado para as 15:45, até lá estivemos com a Bruna num parque interior para crianças.

Lisboa:
    O voo decorreu sem problemas, sempre numa de soneca e pronto... as férias acabaram!
    Voltamos à dura realidade, com menos calor.

A saber:
    Como prometido, aqui ficam algumas dicas úteis para quem for ao Rio de Janeiro:

- Chegar ao Rio de Janeiro
    Antes de mais, arranjar um mapa do Rio, é importantíssimo. No aeroporto tentem saber o máximo de informação possível.

- Visitar Cristo Rei:
    Aconselho, mesmo ao dia de semana, a chegar MUITO cedo (antes das 09:00) para comprar bilhete, ou comprar pela internet. Caso contrário arriscam-se a não conseguir subir ao Cristo pelo bundinho e terão de ir de VAN (também é pago, o preço fica o mesmo, mas não tem o mesmo encanto).

- Pão de Açucar:
    Vão com estômago para aguentar fila interminável, aconselho a irem MUITO cedo para não ficarem em filas ao sol.

- Transportes:
    Se andarem de autocarro, o melhor mesmo é sem ar condicionado, fica mais barato em cerca de R$2,5 não faz muito calor lá dentro. O ar condicionado, para os brasileiros, tem de ser ligado no máximo. Arriscam-se a ficar doentes.
    Se andarem de autocarro e metro, comprem bilhetes combinados, fica muito mais barato. Podem comprar estes bilhetes na estação de metro ou mesmo nos autocarros. Tranquilo.
    Tentem arranjar um livro as origem e destinos dos transportes, por onde passam, etc. pode ser bastante útil.

- Andar a pé:
    Não aconselhável em sítios que não conhecem. Devem perguntar sempre se a zona é segura, caso contrário andem de táxi.

- Máquinas fotográficas:
    Se não se aventurarem em zonas não turísticas ou zonas que não conhecem, podem andar à vontade com as vossas máquinas. Aconselho até a levarem para tirarem as melhores fotos. Cristo Rei e Pão de Açucar são locais obrigatórios para levar máquina.

- Comer fora:
    Aconselho sempre pratos que dêem para 3 ou 4 pessoas. Normalmente o churrasco misto por cerca de R$70/R$80 é o suficiente.

- Locais a conhecer:
    Cristo Rei, Pão de Açucar, Ipanema e Copacabana, Jardim Botânico, Floresta da Tijuca, Vista Chinesa, Grumari (praia), Santa Teresa. Se houver tempo e dinheiro, um salto a Búzios. Se houver dinheiro e coragem, um salto de parapente.

- Compras:
    Biquínis e havaianas, o que mais irrita é que não têm preços nas etiquetas, ou seja, perguntem sempre o preço antes de experimentar e se quiserem mesmo comprar a peça tentem regatear os preços.

- Trânsito:
    Não aconselho a alugar carro, pelo mais diversos motivos.
    Tenham em atenção, no regresso, façam check-in pela internet, e se forem de táxi para o aeroporto, apanhem o táxi com 3 horas de antecedência para não terem imprevistos. O trânsito no Rio de Janeiro não é para brincar e o aeroporto fica longe do centro.