• Rubens Brandão
Sep – Oct 2024

Belém 2024

De volta a esta cidade que amo no portal da Amazônia. Read more
  • Trip start
    September 24, 2024

    Chegada Belém

    September 24, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 32 °C

    Saí de Santos SP por volta das 08h00 da manhã em direção ao Aeroporto de Guarulhos. Meu voo estava previsto para às 13h30.
    A chegada à Belém foi por volta das 17h00.
    Nesta primeira noite fui recepcionado pelos meus amigos da cidade.Read more

  • Forte do Presépio

    September 25, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 31 °C

    Hoje o iniciei uma visita detalhada aos principais ícones da cidade de Belém e vou distribuir em diferentes pegadas.
    Comecei pelo Forte do Presépio.
    Conquistada pelos portugueses em 1616, a Amazônia teve na cidade de Belém sua primeira construção colonial alicerçada em um forte de madeira e palha, denominado Forte do Presépio, de onde partiram as primeiras ruas e demais construções do núcleo inicial da cidade.
    Após os vários usos militares da fortificação e das modificações arquitetônicas implementadas, o Forte passou por restauração e reformas, sendo readequado para uso museológico no início dos anos 2000. Em 2002, foi inaugurado o espaço museológico do Forte do Presépio, comportando dois circuitos expositivos: o primeiro (área externa) compreende o “Sítio Histórico da Fundação de Belém” e é composto pela própria edificação com seus vestígios arquitetônicos e artilharia militar.
    O segundo (área interna), que compreende o “Museu do Encontro”, versa sobre o processo milenar de ocupação da Amazônia, sobre o encontro com os nativos e a conquista e colonização da região, iniciada no século XVII.
    7O acervo pertencente ao museu é formado por diferentes artefatos, como material lítico, cerâmicas marajoara e tapajônica, além da coleção de muiraquitãs, provenientes de vários sítios arqueológicos. Destaca-se em seu acervo a cultura material proveniente do próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e fotos de alguns grupos indígenas contemporâneos.
    Read more

  • Casa das Onze Janelas

    September 25, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 31 °C

    O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas foi inaugurado em 2002, tornando-se um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira para as regiões Norte e Nordeste. Situada ao lado do Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas está abrigada em um prédio construído no século XVIII, o qual foi originalmente residência de Domingos da Costa Bacelar.
    Posteriormente, foi adaptada para instalação do Hospital Real Militar, cujo projeto ficou a cargo do arquiteto bolonhês Antonio Landi. Após a desativação do hospital, o espaço manteve funções militares, abrigando a 5ª Companhia de Guarda do Exército.
    Na execução do Projeto Feliz Lusitânia, que visa a revitalização do núcleo histórico de Belém, o espaço foi restaurado e adaptado ao uso museológico.
    Seu acervo é formado por várias coleções de arte moderna, contemporânea e fotografia, que apresentam obras de artistas locais e nacionais. Destacam-se no acervo a Coleção Funarte, oriunda dos Salões Nacionais de Arte, que juntamente com a coleção Fotografia Paraense Panorama 80/90 deu origem ao acervo do museu.
    A partir do ano de 2005 foi feita a transferência de parte das coleções que estavam sob a guarda do Museu do Estado para a tutela das Onze Janelas. A transferência, atendendo critérios de tipologia e recorte temporal, permitiu o enriquecimento do acervo e obedeceu ao perfil museológico de cada instituição para ter a guarda das coleções pertencentes ao Governo do Pará.
    As salas Ruy Meira, Gratuliano Bibas, Valdir Sarubbi e o Laboratório das Artes permitem um fluxo intenso de mostras, consolidando a Casa como espaço de referência para a Arte Contemporânea Brasileira.
    Hoje funciona no local um Restaurante Casa do Saulo.
    Read more

  • Mangal das Garças

    September 25, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 32 °C

    Fomos almoçar num restaurante muito especial. O Amazônia na Cuia serve a melhor gastronomia Paraense na cuia. Isso mesmo! Super recomendo.
    Depois fomos visitar o Mangal das Garças.
    Vista do alto não há dúvida. Belém é uma metrópole emoldurada pela floresta. Do chão, em meio à modernidade dos prédios e aridez dos asfaltos, a certeza não é tanta. Ao menos que você esteja no Mangal das Garças, que representa um pedaço de toda a riqueza amazônica em plena cidade, um oásis para os que valorizam a natureza.
    O Parque Zoobotânico Mangal das Garças foi criado pelo Governo do Pará em 2005 e é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá, nas franjas do centro histórico de Belém.
    O que antes era uma área alagada com extenso aningal transformou-se em mais um belo recanto de Belém.
    A transformação foi cuidadosa. O pré-requisito era o aproveitamento máximo das condições paisagísticas da área. A idéia, representar as diferentes macrorregiões florísticas do Pará: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos, com sua fauna. Com lagos, aves, vegetação típica, equipamentos de lazer, restaurante, vistas espetaculares da cidade e do rio, o Mangal das Garças logo se tornou um dos pontos turísticos mais elogiados de Belém.
    Read more

  • Theatro da Paz

    September 26, 2024 in Brazil ⋅ ☀️ 30 °C

    O Theatro da Paz merece uma "pegada" própria.
    A construção e fundação do Theatro da Paz, em 15 de fevereiro de 1878, foi uma das consequências do enorme crescimento econômico que Belém, capital do Pará, experimentou na segunda metade do século XIX devido ao ciclo da borracha. Surgia então uma nova elite econômica, a dos seringalistas, que começou a transformar a cidade em um centro de divertimento, consumo e luxo. Belém, a Capital da Borracha, foi modernizada e quase toda a produção da Amazônia era escoada por seu porto.
    Em 1863, após a aprovação da Assembleia Provincial, o então presidente da província do Pará, Francisco de Araújo Brusque (1822 – 1886), sancionou a lei que autorizava a construção do teatro. Só cinco anos depois, em 1868, já na gestão de José Bento da Cunha Figueiredo (1818 – 1891), foi liberada a despesa para a obra. Inicialmente, por sugestão de dom Antônio de Macedo Costa (1830 – 1891), que lançou sua pedra fundamental, em 3 de março de 1869, se chamava Theatro Nossa Senhora da Paz, em referência à expectativa de término da guerra do Paraguai mas teve seu nome modificado, pois abrigaria apresentações mundanas.
    Read more

  • Basílica de N. Sra de Nazaré

    September 26, 2024 in Brazil ⋅ ⛅ 33 °C

    Seguimos o tour visitando a Basílica e conhecendo as histórias que envolvem o principal evento da cidade - o Círio de Nazaré.
    As estruturas arquitetônicas, os significados e os sentimentos que envolvem a Catedral de Belém e a Basílica Santuário de Nazaré, tornaram essas igrejas grandes pontos turísticos e patrimônio histórico do Pará. Atrações o ano inteiro, religiosidade e fé fazem das igrejas pontos de descanso espiritual e renovação da fé.
    a Basílica Santuário de Nazaré é única na Amazônia brasileira e tem sua história vinculada à imagem de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido às margens do igarapé Murutucu. Começou a ser construída em 1909, onde havia uma igreja menor desde o século XVIII. Possui estilos inspirados no neoclássico. Na fachada da igreja, há duas inscrições em latim: “Deiparae Virgini a Nazareth”, que em Português lê-se “Virgem de Nazaré Mãe de Deus” e a inscrição menor, “Salve Regina Mater Misericordiae” que significa “Salve Rainha Mãe de Misericórdia”.
    Depois fizemos uma pausa para um almoço sem pressa no restaurante Boi Novo, um Self Service de dar água na boca.
    Read more

  • Museu de Arte de Belém- MABE

    September 26, 2024 in Brazil ⋅ ⛅ 32 °C

    O Museu de Arte de Belém foi instituído a partir de 1991 como um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), que por sua vez pertence à Prefeitura Municipal de Belém.
    Seu estilo é chamado imperial brasileiro, um neoclássico tardio, com colunas toscanas, triângulos e simetria na fachada. No interior, estão as escadarias neogregas em mármore de lioz, dois pátios e os grandes salões.
    Em 1994, com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, passou a acolher as coleções oriundas respectivamente, da Pinacoteca Municipal e Museu da Cidade de Belém (MUBEL), do qual é originário.
    O Museu reúne um conjunto significativo de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que referem o período áureo da borracha na cidade e um acervo contemporâneo em expansão.
    O acervo possui também peças do mobiliário brasileiro do séculos XIX e início do XX, fotografias, cerâmica, objetos de interior e esculturas.
    As salas para exposições homenageiam artistas, que possuem obras no acervo ou são de reconhecido valor no cenário das artes; um auditório para solenidade e uma biblioteca especializada em artes.
    Ao longo de sua história, o Palácio abrigou os três poderes e passou por diversas reformas e adptações, algumas, inclusive, sem nenhum critério. Alcançou os anos 90 bastante descaracterizado e em precárias condições, levando a Prefeitura de Belém a restaurá-lo, com o apoio da Fundação Banco do Brasil.
    Entregue em janeiro de 1994, foi transformado no Museu de Arte de Belém (MABE) e na sede do governo municipal.
    Read more

  • Solar de Moura e Silvia

    September 27, 2024 in Brazil ⋅ ☀️ 32 °C

    Hoje saímos um pouco da área urbana de Belém e fomos para Salinas.
    No caminho passamos na residência de campo do casal Sílvia e Moura e deixo aqui um registro rápido da minha passagem, lembrando que já estive outras vezes no local.
    Depois de uma breve parada no local, seguimos viagem para Salinas.
    Read more

  • Salinópolis

    September 27, 2024 in Brazil ⋅ ☀️ 28 °C

    Chegamos em Salinas no início da tarde e fomos para a casa 🏠 de verão da família.
    Fomos para a praia 🌴 do Maçarico para curtir o por do Sol 🌞.
    Depois fomos jantar no restaurante do hotel Salinópolis, comida boa a preços justos.Read more

  • Praia do Atalaia e Lago da Coca Cola

    September 28, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 30 °C

    Hoje fui conhecer a lagoa da coca cola, um lago de água doce localizado em meio a dunas de areia branca, rodeado de verde e dunas. O Lago que aparentemente possui a água escura como coca cola, na verdade possui sedimentos escuros no fundo o que torna a água escura para quem vê de fora, mas na verdade as águas são limpidas e claras. É um dos cartões postais mais procurados de Salinópolis, nordeste do Pará, rota do verão paraense: O destino turístico fica na Praia do Atalaia e ganhou a alcunha em decorrência dos tons escuros da água. O Lago da Coca-Cola faz parte do Monumento Natural do Atalaia, uma Unidade de Proteção Integral estadual.
    Infelizmente o Lago estava completamente seco nesta época do ano e estava sendo instalado nas dunas uma tirolesa que fará parte das atrações do local.
    Depois de visitar as dunas fomos curtir um pouco da praia e almoçamos as delícias do local no restaurante do Mestre Cuca que fica próximo à praia. Super recomendo: comida boa a preço justo.
    Read more

  • Rolê em Salinópolis

    September 29, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 30 °C

    Hoje fizemos um rolezinho pela cidade de Salinópolis. Passeamos pela orla renovada, por bairros de casas sofisticadas, vila de pescadores, mercado de peixes e a Igreja da cidade.
    Depois fomos almoçar num restaurante muito especial: o Nicolau, um restaurante que fica à beira mar com um trapiche sobre um manguesal que oferece uma vista belíssima, além da presença de garças e até mesmo alguns Guaras vermelhos em epoca de migração. lRead more

  • O Círio das Sensações

    October 1, 2024 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

    De volta a Belém fomos visitar uma mostra sobre Cirio de Nazaré - O Círio das Sensações - que foca na experiência sobre a grandeza deste evento e os efeitos causados nos moradores locais.
    Esta imersão é mais que uma celebração ao Círio, mas também um símbolo graúdo da cultura paraense.
    Visitamos também a igreja de Santo Alexandre que faz parte do museu de Arte Sacra. A igreja é o maior monumento Jesuíta da Região Norte do Brasil e sua construção é testemunho da aplicação dos princípios da Contrarreforma nas construções da Ordem, sendo o objetivo da Companhia a doutrina e a catequese, a igreja devia ser ampla a fim de abrigar número crescente de convertidos e curiosos e localizada de preferência em frente a um espaço aberto um terreiro onde o povo pudesse se reunir e andar livremente", de acordo com Lúcio Costa.
    Hoje a igreja é utilizada somente para eventos especiais e visitação.
    Após o almoço a visita foi em outra igreja ícone da cidade: a Igreja do Carmo.
    Foi a primeira igreja de Belém e a primeira igreja da Amazônia. Sua construção teve início em 1626 quando a ordem dos Carmelitas se estabeleceu no Pará. Neste local anteriormente à Igreja, existia uma fazenda de nome Santa Tereza de Monte Alegre, que pertencia a Bento Manuel Parente, o qual fez a doação à Ordem das Carmelitas para a construção da Igreja.

    Esta igreja foi restaurada no século XVIII, com base no projeto do arquiteto italiano Antônio Landi (1713-1791), o qual conservou tanto as obras de arte ali encontradas quanto os retábulos da capela do altar-mor e o altar de prata com incrustação de pedras semipreciosas. Apresenta o estilo neoclássico, no corpo e na fachada, mas seu interior é barroco. Em sua capela está guardada uma valiosa coleção de arte sacra.
    Durante o movimento da Cabanagem, a igreja foi usada pelas tropas imperiais e os cabanos entraram nela e encurralaram os soldados atrás do altar, os quais só não foram mortos por causa da intercedência do bispo Dom Romualdo de Souza Coelho.
    Read more

  • Mercado Ver-o-Peso

    October 1, 2024 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

    Hoje trago também outra atração famosa da cidade de Belém: o Mercado Vero-Peso.
    Ver-o-Peso (PA)
    Ver-o-Peso (PA)
    Inaugurada em 1625, no antigo Porto do Pirí, a Casa de “Haver o Peso” - inicialmente era apenas um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos - viria a constituir um grande mercado aberto. O conjunto arquitetônico e paisagístico foi reconhecido pelo Iphan, em 1977. No século XVIII, Belém era o maior entreposto comercial da região, sendo o centro de comércio de produtos oriundos da extração da Floresta Amazônica destinados aos mercados locais e internacionais, e o principal ponto de chegada dos produtos europeus para suprir o mercado regional. Foi esse movimento intenso de comércio de produtos que deu origem ao Ver-o-Peso.
    O Ver-o-Peso se estende por um complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. O conjunto tombado inclui o Boulevard Castilhos França, o Mercado de Carne e o Mercado de Peixe, o casario, as praças do Relógio e Dom Pedro II, a doca de embarcações, a Feira do Açaí e a Ladeira do Castelo. Destaca-se como um lugar de intensa vida social e intercâmbio cultural, onde as práticas trabalhistas tradicionais têm lugar e uma complexa teia de relações sociais é tecida, envolvendo o comércio de natureza comercial, mas também simbólica.
    Atualmente o complexo passa por intensa restauração que promete dar nova vida ao local e grande impulso turístico. À conferir.
    Read more

  • Icoaraci - Artesanato Marajoara

    October 2, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 31 °C

    A Orla de Icoaraci está de frente para a Baía do Guajará e é um gostoso passeio para quem está em busca de boas compras. Grande polo de produção e venda da famosa cerâmica marajoara, Icoaraci é repleta de artesãos que fazem peças de todos os tipos e tamanhos. O principal local de venda dos artesanatos típicos é a Feira de Artesanato do Paracuri, que recebe os visitantes com diversas barracas especializadas na cerâmica típica do Pará.
    Ainda que a feira seja o ponto mais famoso para compra, há outras opções para quem vai à região e deseja economizar um pouquinho. Se quiser ir direto aos produtores, visite as olarias que estão fora da zona turística e dentro das comunidades locais. A olaria Anísio Artesanato, na Travessa da Soledade, é um bom ponto de partida. Os preços serão bem mais em conta. Se a compra for grande, vale ir direto nos produtores.
    A visita para as compras rende também um bom passeio pela orla, onde quiosques e restaurantes garantem o descanso e relaxamento de frente para a Baía do Guajará.
    A Orla de Icoaraci está distante 20 km do centro de Belém. O trajeto pode ser percorrido de táxi, apps de locomoção e também de ônibus.
    Read more

  • Estação das Docas

    October 3, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 31 °C

    Hoje fomos visitar a Estação das Docas, um complexo cultural, turístico e gastronômico localizado à beira da Baía do Guajará que foi revitalizado no ano 2000 e hoje se transformou em um dos mais belos cartões-postais da cidade.
    A Estação das Docas está entre os mais gostosos passeios da cidade de Belém.
    Com excelente oferta de bares e restaurantes, é o ponto ideal para relaxar, curtir a noite e ainda degustar os maravilhosos sabores paraenses.
    Especialmente interessante ao final da tarde, quando o pôr do sol colore o céu e deixa o lugar ainda mais convidativo a uma boa cerveja 🍺. Aliás! Lá na Estação das Docas está a fábrica da Amazon Beer, cerveja local que faz uma maravilhosa mistura do lúpulo com os frutos amazônicos.
    Read more

  • Parque Estadual do Utinga - Belém

    October 4, 2024 in Brazil ⋅ ☀️ 32 °C

    Nosso passeio de hoje foi no Parque Estadual do Utinga, um oásis de verde em meio à cidade de Belém. Unidade de conservação ambiental, esse parque permite ter contato íntimo com as belezas naturais da região sem precisar sair da cidade.
    Um passeio pelo Utinga merece um dia inteiro e pode incluir um tour com o trenzinho que leva a diversos pontos do parque, percursos a pé em meio à mata por uma das oito trilhas para caminhadas (que podem ser acompanhadas de guia com agendamento prévio), passeios de bike pelas excelentes ciclovias (é possível alugar bicicletas duplas), prática de stand up padle e canoagem nos lagos, além de ótimos locais para caminhada e corrida.
    No nosso caso decidimos fazer um passeio de quadriciculo que, diga-se de passagem foi muito divertido.
    Read more

  • Bar Na Mata - Belém

    October 4, 2024 in Brazil ⋅ 🌙 27 °C

    À noite nossa aventura continuou no "Bar Na Mata", um Café estilo Bistro temático lindamente decorado com artesanato local e com uma área externa com jardinagem que empresta uma atmosfera agradável. Petiscos e bebidas 🍸 muito bem elaborados a preços justos com boa música 🎶 ao vivo.
    Excelente dica de Sônia Bahia para fechar nossa noite.
    Read more

  • Nevando na Amazônia

    October 5, 2024 in Brazil ⋅ ☀️ 33 °C

    Antes do almoço no Restaurante Ribeirinho tivemos uma chuva de algodão vinda de uma Samaumeira secular. Foi como uma nevasca em plena Amazônia.
    Um espetáculo único da natureza, muito comum aos locais, mas inusitado aos visitantes.
    Depois seguimos para o almoço, onde apreciamos uma deliciosa tainha assada acompanhada de vinagrete, farofa e arroz 🍛.
    Depois seguimos para um mergulho na piscina natural.
    Read more

  • Ilha de Combu

    October 5, 2024 in Brazil ⋅ ☀️ 33 °C

    Hoje o passeio foi na Ilha de Combu. Saímos por volta das 11h00 da manhã de Belém e fomos para o pier de embarque.
    A intensa natureza da Ilha do Combu atrai muitos turistas que querem sentir um gostinho da floresta sem precisar sair de Belém. O lugar em nada lembra o lado urbano da cidade e é um refresco para quem busca maior contato com a natureza durante a viagem. E para chegar até esse recanto verde serão necessários apenas 15 minutos de barco. Fácil e rápido!
    À medida que os turistas se afastam da costa de Belém rumo à Ilha do Combu já é possível ver a selva de pedras da cidade grande dar lugar ao intenso verde da selva amazônica. Um contraste incrível e que ajuda a entrar bem rápido no clima do lugar. A Ilha do Combu é um oásis repleto de verde, onde bons restaurantes servem o melhor da culinária paraense com linda vista para Belém ou para o verde. São diversas opções de lugares para saborear bons pratos, tanto à beira do Rio Guamá quanto em seus igarapés. Enquanto os barcos passeiam pelas estreitas faixas de água, será possível ver cada um dos restaurantes e também um pouco do modo de vida dos ribeirinhos.
    Desta vez escolhemos o Restaurante Ribeirinhas mais para dentro dos igarapés. E a escolha não poderia ter sido melhor. Comida boa, bebidas geladas e um ambiente que nos faz sentir a atmosfera da floresta.
    As fotos não são fiéis à beleza local, mas já dão uma idéia do que vamos encontrar.
    Read more

  • Almoço com os Bahias

    October 6, 2024 in Brazil ⋅ ☁️ 32 °C

    Depois da ressaca de ontem o dia começou mais tarde no condomínio Silvia-Moura 😩.
    Hoje é o dia de "checkout" em Belém, porém não antes de visitar o patriarca dos Bahia e a sua esposa. Fui convidado para um almoço no solar dos Bahia.
    Antes disso passamos no prédio do Tribunal de Contas onde acontece uma exposição de barquinhos de Miriti, que é tradição na época do Círio de Nazaré.
    A exposição acontece no espelho d'água em frente ao ao prédio do TC do estado.
    São 200 barquinhos de miriti, confeccionados por artesãos de Abaetetuba, dos quais 50 foram coloridos por crianças e adolescentes que participam da Manhã dos Eleitos, da Diretoria da Festa de Nazaré, e também por jovens que recebem atendimentos no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).
    A mostra é realizada há 14 anos e reproduz a romaria fluvial, que ocorre no sábado que antecede a maior procissão do Círio. A exposição ficará montada nos espelhos de água do TCE-PA até o próximo dia 28.
    Após o almoço regado à vinho 🍷 e acompanhado das histórias do Sr. Bahia, fomos ao aeroporto, finalizando mais uma aventura.
    Gratidão ao Moura e Silvia e toda a família Bahia ❤️ ❤️
    Read more

    Trip end
    October 6, 2024