Plaza de Espana

April 19, 2019 in Spain ⋅ ⛅ 16 °C

Acordámos bem tarde. Eu na realidade já estava acordada á umas horas de ressaca e com dor de cabeça.
    Depois de um pequeno almoço rápido estivemos a passear à toa por Sevilha, sem rumo, sem destino. A aproveitar cada momento, cada recanto, a catedral, a Plaza de Triunfo, Jardines de Murillo. Até chegarmos sem querer a Plaza de Espana.
    Fiquei de boca aberta com esta praça imponente, de outra época, com pessoas a passear de barco ou a cavalo, ao som de castanholas ou sevilhanas, com bailarinos a animar os transeuntes.

Voltámos para o centro, para comer no El Pinto (sugestão do Faban, não está mas sugere à mesma), numa rua estreita onde fomos logo avisados que tínhamos menos de 30 minutos para comer porque as esplanadas fechavam às 18h para deixar passar as santas.
    Infelizmente a chuva vez se sentir, saímos da esplanada à mesma e nenhuma santa saiu à rua porque elas têm medo da chuva. Milhares de cadeiras foram instaladas para que as pessoas pudessem apressar as santas confortavelmente, mas estas ficaram a apanhar chuva enquanto cada um tentava abrigar-se, provavelmente a comer e beber como eles sabem tão bem. Claro que nós fizemos o mesmo.

A chuva não parou, as santas não saíram à rua, os querentes faziam fila para ver as santas nas igrejas já que não iam sair, nós fomos a Triana comer umas tapas, não me arrependo de ter andado quase de 30 minutos à chuva até chegar lá.

Na volta, parámos num bar de música ao vivo, sevilhanas com locais de todas as idades a dançar sevilhanas, pelos vistos ainda não perderam a cultura e não é apenas algo para o turista ver.
    Quando me abordaram a perguntar "tu bailas sevilhanas¿" é que precebi que era uma coisa super local, até tive vergonha quando respondi que não.

Na realidade, aprendi a dançar tinha 12 anos, mas não me lembro de grande coisa.