Quinta Valdalágea

August 15, 2020 in Portugal ⋅ ⛅ 15 °C

Estava mesmo a precisar de férias, andamos a trabalhar a partir de casa há mais de 5 meses, feitos loucos, com pouco tempo ou quase nenhum durante a semana. Com projetos e patrões que exigem, mesmo que seja inconsciente, que trabalhemos demasiadas horas. Estou tão cansada que apesar de me ter deitado relativamente cedo hoje acordei às 11h.

Felizmente já estava na Serra da Estrela, na casa da minha mãe, só temos uma hora e pouco de caminho para chegar a Quinta da Valdalágea onde vamos ficar hospedados durante dois dias. Não tínhamos nada marcado para o dia de hoje.

A entrada para a quinta implica uma subida íngreme de quase 1km, pelas vinhas para chegar a uma casa centenária com uma vista deslumbrante sobre o Douro e o rio Varosa. Já chegamos tarde, claro que almoçar num restaurante a estas horas é quase impossível. Para disfarçar o almoço, fizemos uma prova de vinhos da Quinta com a Anabela com a qual acabamos por ficar a conversa por mais de duas horas.
    Já passava das 16h, quando decidimos ir até ao Miradouro de São Leonardo da Galafura, seguindo a sugestão da Anabela, como sendo o miradore mais bonito do Douro. Nunca tinha vindo para esta zona mas vale muito a pena. Dali seguimos para outro miradouro, São Domingos.

Já não tínhamos muito tempo antes de seguirmos para o restaurante o DOC de Rui Paula as 19h30. Um restaurante requintado sobre o rio com o reflexo do pôr do sol na água. Parece me muito cedo para jantar, mas na realidade não almoçámos, estávamos esganados. Devíamos ser os clientes mais mal vestidos do restaurante. As mulheres vinham todas montadas nos saltos, eles de camisas de marca, Porsche e Bentley à porta. Ainda bem que o restaurante encheu, se não quase que tínhamos que sussurrar para não incomodar os outros clientes.

Ficou na memória o paladar da comida e principalmente da sobremesa de chocolate, café e avelã com a vista sobre o rio.