Satellite
  • Day 3

    Open water

    August 2, 2021 in Portugal ⋅ ☁️ 24 °C

    Hoje foi o primeiro dia do nosso curso de mergulho SDI open water. Na realidade já fizemos a parte teórica on-line em casa, por isso temos umas noções básicas.

    Este curso é relativamente novo em relação ao PADI. É derivado do TDI, um curso avançado para mergulhar em grutas.

    A maior parte da manhã, foi a escolher o material adequado, a aprender a montar o material. A sofrer para tentar vestir o fato de 7mm ao ponto do Gary ter que me mandar água com sabão para dentro do fato. E no meio da embrulhada do fato ainda fui picada por uma abelha que o Valentim tentou sugar o veneno e cuspir.

    Como existe uma piscina natural mesmo junto à escola, o exercícios são logo feito no mar e não numa piscina.
    Isso quer dizer que desde o primeiro dia vemos a natureza aquática.

    Ao início foi um pouco agitado com subidas e descidas um pouco descontroladas. O objetivo do dia de hoje era buoyancy/flutuação.

    Ainda chegámos aos 10m de profundidade e tivemos direito a passar por um túnel, até que de repente o Valentim sobe sem querer e acabamos por subir todos e acabar o curso para o dia.

    Almoçámos no restaurante Aço e como estava mau tempo deste lado da ilha, mas segundo as webcam do lado da laje do Pico estava sol, atravessamos a ilha à procura do sol.

    Mal chegámos fiquei logo atraída pelos letreiro a dizer whale and dolphins watching. Claro que não resisti e passado 10min estamos a espera da saída do próximo barco. Com o bilhete mais barato por ser comprado na última meia hora. Ficamos sem saber se é verdade ou se era um desconto como os vinhos do Continente.

    A primeira espécie que vimos foram golfinhos comuns a caçar. Eles formam um círculo a volta de um cardume para caçar mais facilmente. Algumas gaivotas acabam por aproveitar também.

    Passado mais umas milhas encontramos dois cachalotes na superfície, infelizmente não conseguimos filmar o seu mergulho porque o Valentim pousou a máquina nesse momento para beber água e como elas desaparecem a mais de mil metros debaixo de água durante 40min também não sabemos onde vão voltar a aparecer.

    Na volta, encontramos umas baleias piloto, que devem o seu nome à fêmea que comanda o grupo e uns moleiros. Uma espécie de golfinhos bem agressivos, que nascem todos cinzentos, mas de tanto lutarem uns com os outros ganham muitas cicatrizes ficando cada vez mais brancos. Os machos lutam entre eles porque há menos fêmeas e depois mordem a fêmea ao acasalar.
    Read more