Satellite
Show on map
  • Day 42

    Favela do Vidigal

    January 8, 2022 in Brazil ⋅ 🌧 23 °C

    Já tarde apanhámos um Uber para a favela do Vidigal. O Uber avisou logo que não entrava na favela porque não deixavam entrar. Provavelmente porque estraga o negócio dos moto taxi que sobem e descem a favela mil vezes ao dia.

    Logo à entrada vimos dezenas de moto taxi à espera mas decidimos subir a pé. Não estava muito calor mas a rua que sobe aos ziguezagues é bastante estreita para ter dois sentidos e o passeio é quase inexistente. Por isso temos que ir com cuidado principalmente nas curvas porque as motos sobem e descem a toda a velocidade, a fazer as curvas bem apertadas.

    Senti-me bem tranquila e segura, possivelmente mais segura do que alguns sítios em Copacabana onde há mais mendigos. No topo da favela encontramos o início da trilha dos Dois Irmãos. As nuvens estavam bem baixas e os miúdos a jogar a bola, perguntaram ao Valentim:
    - Tio, vai fazer a trilha?
    Pois, o tempo não estava muito famoso mas eu estava com esperança que melhorasse.

    O Valentim que acha sempre que todas as trilhas são fáceis disse que podíamos ir de chinelos. A chegar ao primeiro miradouro, com vista sobre a favela da Rocinha, já pouco se via lá para baixo e começou a chuviscar um pouco. Não estava com muita vontade de continuar mas desistir com o Valentim não é opção. Continuámos a subir, num caminho íngreme, com lama ou pedras escorregadias com os chinelos maravilhosos, até um ponto que já não se via mesmo nada e a chuva começou a ficar mais forte.

    Protegemo-nos debaixo de uma palmeira, até percebemos que a chuva não ia parar e que íamos ter que descer assim mesmo. A partir do momento em que se aceita é mais fácil. Chegámos na entrada da favela tão molhados que o Valentim comprou uma t-shirt para poder entrar no taxi.

    Todos os carros que entram na favela, têm que parar à entrada e passar pelo controlo local. Só não consegui perceber qual o critério.
    Jantámos em casa e fizemos mais um serão de UNO.
    Read more