Brasil 2021/2022

November 2021 - March 2022
A 97-day adventure by Be

Voltamos daqui a 3 meses

November 28, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 31 °C

Há quase 2 anos que falei com a minha empresa para tirar esta sabática. Nunca é a melhor altura e, claro está, não foi de todo para o projeto onde estava.

Para além disso por causa do covid já tínhamos adiado uns meses e, não sabendo se isto algum dia vai acabar, mais vale seguir o caminho.

Inicialmente queríamos ir para o oriente, iríamos visitar vários países mas com esta incerteza, ora fecha, ora abre, ora é preciso teste PCR, ora não...

Com todas as variáveis, achamos que visitar um único país seria mais fácil e o Brasil tendo poucas restrições e tanta coisa para oferecer seria o ideal.

A verdade é que inclusive já tínhamos tomado várias vacinas para o oriente e uma delas a encefalite japonesa custou 200€ a cada um.

Embarcámos as 17h, depois de levar a viaturas para Setúbal, para os sogros tomarem conta e depois de 3 filmes e meio estávamos a aterrar em Recife. Uma cidade cheia de arranha céus.

Deixámos as malas no hotel Fity e fomos beber uma cerveja num boteco.
    - Têm alguma coisa sem carne para comer?
    - Sem carne, só temos frango.

Vila do Trinta

November 30, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

Com o jetleg apesar de não ter dormido no avião acordei às 6h30 da manhã e já não conseguia dormir.

Vieram nos trazer o pequeno almoço no quarto e por volta das 10h estávamos de saída.

A caminho do aeroporto passámos pela casa do amigo de uns amigos para ir buscar um cartão de débito brasileiro, para podermos usar nestes 3 meses sem pagar taxar astronómicas de levantamento e câmbio.

No check-in tínhamos um casal e um amigo mais velho, com muitas caixas, pareciam electrodomésticos e possivelmente comida.
    Quando nos viram com as nossas duas mochilas meteram conversa connosco a pedir se podiam usar parte da nossa bagagem de porão para não pagar excesso de peso.
    A nossa simpatia/ingenuidade disse logo que sim.
    Eram de Fernando de Noronha, estavam a voltar para casa com as prendas de natal, comida e coisas para a neta bebé.

Tivemos que despachar as mochilas no porão porque tinham 1 ou 2 kg a mais do que era permitido para a bagagem de mão, mas ainda deu para adicionar uma caixa de cartão das nossos "amigos".

O Valentim não falou quase nada até chegarmos ao avião, estava arrependido, Com receio a achar que tinha sido o maior erro. Podia ser, nunca se sabe. Mas já estava feito não valia a pena pensar nisso. Qualquer coisa estava em meu nome, ele podia continuar a viagem e vir me visitar a Fernando de Noronha. Final feliz, à chegada a neta do casal até veio para o aeroporto.

Apanhámos o ónibus até Vila dos Trinta para deixar as malas de onde seguimos a pé para o Porto para ver o por do sol.
    Jantamos mesmo ao lado de casa no Paradise Bistro, uns caladinhos deliciosos, uma mandioca frita e uns bolos de queijo que não gostei nada.

No final o dono foi pedir ao empregado para pedir a um amigo que falava inglês, para que ele nos perguntasse se tínhamos gostado. Não percebem mesmo nada do que dizemos.

Moqueca

December 1, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

Ninguém nos disse que devíamos reservar tudo com antecedência e que mais de metade da ilha faz parte da reserva natural que é paga. Apenas tínhamos pago a entrada de Fernando de Noronha, quase 100€ cada um.

De manhã queríamos fazer uma trilha que tinha visto até a praia de Atalaia, fizemos compras preparamos a comida e fomos até ao início do trilho. Fechado. Afinal é preciso reservar com antecedência e precisamos de um bilhete de entrada para o parque natural que se compra do outro lado da ilha.

Decidimos então ir até a praia do Cachorro, uma praia pequena mas lindíssima, depois de dar um mergulho, seguimos pela encosta até a praia do Meio, onde fizemos snorkling. Continuamos até a praia da Conceição com surfistas e boas ondas.

Seguimos a pé até ao ICMBio para comprar os bilhetes para a reserva natural. Infelizmente era preciso passaporte... Bora apanhar o autocarro para casa, apanhar os passaportes e voltar. As entradas no parque são mais 50€ cada um. Das 6 das trilhas que devem ser reservadas, 4 estavam esgotadas. As outras duas precisavam de guia, ou seja mais 100€ para fazer alguns km. Com isso tudo decidimos ficar apenas com os pontos que não precisam de marcação ou guia.

Mais uma viagem de autocarro para o Porto, onde vimos o por do sol. Na voltar apanhámos boleia de uma brasileira de buggy até à Vila dos Remédios onde comemos a primeira de muitas moquecas deliciosa.

Este é o segundo dia sem Internet, não encontramos nenhum sítio que tenha Wi-Fi, pelos vistos como está sempre a falhar os restaurantes preferem não ter, a opção seria comprar um cartão pré-pago, mas para isso é preciso o CPF (NIF do Brasil) por isso não deu para comprar.

Ou seja, não conseguimos carregar o revolut, não conseguimos falar com ninguém para carregar o cartão brasileiro, nem conseguimos reservar nada pela Internet. Conseguimos apenas aceder a uma rede "Noronha online" em que a única aplicação que funciona é o LinkedIn, tudo o resto está bloqueado. Foi então com o LinkedIn que conseguimos falar com o Elon a ver se conseguíamos carregar o cartão brasileiro.

Surfada de tubarão

December 2, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

As 8h da manhã estávamos no Porto a apanhar o barco para fazer mergulho. Na saída do Porto vimos centenas de golfinhos a voltar da caça noturna. Muitos a brincar com os barcos.

O primeiro mergulho foi perto dos Dois Irmãos, cheio de vida marinha e corais. O segundo foi no Oásis em frente a praia da Conceição.
    Vimos lagostas e até um tubarão de bico fino, infelizmente como estávamos a 21m de profundidade o mergulho foi um pouco mais curto.

À tarde fomos fazer uma caminhada da praia do Boldró à praia de Americano onde ficámos o resto da tarde, a ver os surfistas ao longe do lado direito, os mergulhões (pássaro que anda sempre a mergulhar para pescar) e até um tubarão de quase dois metro que apareceu numa onda.

Jantámos na Cigana do Cajueiro, mais um jantar memorável.

Ponto de Caracas

December 3, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 28 °C

Hoje fomos aproveitar o nosso bilhete para o parque nacional. Sinceramente não sei se os 50€ valeram a pena, mas se for bem aproveitado na preservação da natureza, pode ser que faça sentido.

Preparámos uma lancheira com comida e cerveja, mas logo no primeiro ponto na praia do Leão tivemos que deixar as cervejas à porta. Pelos vistos não é permitida bebidas alcoólicas no parque. Na realidade nessa praia não se podia tomar banho, nem havia guarda sóis, por isso apesar descemos molhámos os pés e voltámos a subir. A praia é linda, deserta, mas não conseguimos aproveitar muito com todas as restrições.

Seguimos para a praia do Sueste, onde tivemos que alugar coletes porque só é permitido fazer snorkling de colete :-(
    Não ficamos lá muito tempo porque a praia fechava as 16h, suspeitamos que possa ter haver com o facto dos tubarões se alimentarem junto às praia no final do dia, mas ficamos sem saber.

De lá seguimos com a nossa lancheira para a Ponta de Caracas para ver o por do sol. Felizmente não havia lá ninguém a vigiar se não possivelmente voltávamos para casa com as cervejas cheias.

Baia dos Porcos

December 4, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

Esta é a zona mais bonita da ilha. A praia do Cacimba do Padre, a baía dos Porcos, a qual só é possível aceder a praia com maré baixa, e a baía do Sancho.

Passámos o dia no Cacimba do Padre com vista sobre os dois irmão a ver os surfistas a fazerem aéreos e tubos. Felizmente chegamos com maré vazia por isso deu para chegar até a maravilhosa baía dos Porcos.

No fim do dia decidimos ir ver o por do sol à baía dia Golfinhos, mas só conseguimos chegar até ao topo da baía do Shancho porque toda zona fechava as 18h.
    Ainda assim deu para ver novamente a baía dos Porcos agora do cimo da falésia.

Percebemos que tínhamos que voltar à baía do Sancho com tempo para descer até a praia e fazer snorkling nessa água cristalina.
    Na volta apanhámos boleia do autocarro da escola - já somos quase nativos.

Antes do jantar fizemos uma corridinha só para compensar as cervejas que temos bebido.

Sancho

December 5, 2021 in Brazil ⋅ 🌬 29 °C

Às 5h da manhã estávamos de pé para ver o nascer do sol na "baía dos tubarões". Pelos vistos é normal avistá-los de manhã mas não tivemos esse sorte. Como quase todos os nascer e pôr do sol nesta ilha, as nuvens esconderam o sol.

Fizemos um sesta de manhã ao regressar a casa, antes de comer um açai no Noronha Roots e seguir de táxi (o único táxi que apanhámos em 7 dias na ilha) para a praia do Sancho. O taxista nascido o fabricado aqui, dizia:
    - Eu nasci loiro de olhos azuis mas com tanto sol que faz nesta ilha, até os olhos mudaram de cor.

Esta praia é incrível. Fizemos primeiro um trekking de 2km passando pela baía dos Golfinhos, antes de descer por uma fenda na falésia até à praia. No meio dessa fenda cabe apenas uma pessoa e as escadas.
    O facto de estarem na praia apenas meia dúzia de pessoas ainda tornaram o sítio mais especial.

Nas quase duas horas de snorkling que lá fizemos, vimos todo o tipo de peixe (raias, moreiras, amarelos, azuis, etc...) e nadámos durante algum tempo com duas tartarugas.
    No regresso fomos ver o por do sol ao bar do Cachorro, onde encontrámos o nosso anfitrião a passar música com um saxofonista.

À quarta é de vez. Fomos jantar a uma pizzaria que era uma esplanada no meio de umas árvores apenas com luz das velas acesas em cada mesa. Um cantinho tão agradável que já era o quarto dia que tentávanos ir. O 1° dia, como só aceitavam dinheiro - que não tínhamos - fomos embora. No 2° estava fechado. No 3° houve um pequeno incêndio, segundo eles, e não aceitavam mais ninguém. Hoje não íamos com a intenção de lá ir mas quando passámos por lá e vimos que estava aberto, mudámos o plano.

Canoa havaiana

December 5, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 25 °C

Hoje acordámos as 4h da manhã para ver o nascer do sol de canoa havaiana, são duas canoas de 7 pessoas presas por duas tábuas de madeira, onde todas as pessoas devem remar de forma sincronizada. O que nos esquecemos foi de pedir o transporte, ou seja logo pela fresquinha tivemos que fazer 2km a pé até ao Porto.

Nesse percurso de quase 3 horas de canoa, vimos o nascer do sol escondido atrás das nuvens, como sempre aqui em Noronha, Vimos centenas de golfinhos. Passámos por várias ilheus e ouvimos o curioso rugido do Leão. Uma fenda no meio da falésia que quando as ondas batem faz o som rouco que os portugueses, na altura dos descobrimentos, pensaram que era um monstro e atacaram com os seus canhões deixando balas incrustadas.

Fizemos uma sesta de manhã antes de seguir caminho para a praia da Conceição, De todas as que vimos pareceu-me a mais apetecível para surfar. Do autocarro até a praia tínhamos que percorrer um bom caminho ao sol. Logo no início do percurso parou um jeep ao nosso lado, o vidro desceu e ouvimos as 3 palavras que tanto queríamos ouvir naquele momento:
    -Quer uma carona?

Uma Paulista em teletrabalho que se tinha apaixonado por um noronhense, possivelmente dono do bar da praia da Conceição. Achamos que a casa dele era mesmo em cima da praia.

Deu para surfar umas ondas nas águas quentes e turquesa apesar do mar grande e da prancha 6.8 ser muito mais pequena do que a minha longboard. Confesso que de vez em quando pensava nos tubarões.
    Fomos jantar ao Pico com música ao vivo num ambiente muito agradável e uma decoração de madeira e vegetação.

Recife

December 6, 2021 in Brazil ⋅ 🌙 25 °C

Hoje é dia de despedida de Noronha, de planeamento dos próximos dias, de voltar a conectar com o mundo depois de 7 dias sem Internet.

Chegados ao Recife, conseguimos Internet para reservar um hotel com Wi-Fi e seguimos diretos para lá.

Conectados ao mundo, conseguimos finalmente ver as fotos do mergulho que nos tinham enviado, também descobrimos que a conta de instagram do Valentim foi hackeada no dia 5, quando se estava a tentar ligar a um dos Wi-Fi em Noronha. Chama-se agora Cassandra Cook e já enviou mensagens para muita gente a dizer que era um social media manager 😀

Jantamos na Casa do Pará. Precisámos de uma explicação de cada um dos pratos.
    Caruru, guisado de quiabos, bobó de camarão, camarão cozinhado com mandioca. Entretanto o empregado trouxe para provar 2 copinhos com creme de Capuaçu com leite condensado e a seguir outro copinho com um caldo de Tacaca feito com folha de Jambu cozinhada em lume brando durante 6 a 7 dias, caso contrário seria mortal. Ainda deu para deixar a lingua dormente. No "menu degustação" ainda bebemos dois sumos de fruta e duas cervejas do Pará. Pagámos... 17 euros.

Porto de Galinhas

December 7, 2021 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Já mudamos o plano várias vezes, aliás não temos um plano fixo por isso qualquer variável, qualquer conversa ou blog lido e mudamos o caminho. Ontem tínhamos decidido alugar o carro por 14 dias e hoje passar o dia perto da praia dos carneiros. Hoje chegamos a rentacar, mudamos o aluguer de 14 para 23 dias e por causa de uma conversa com um taxista fomos almoçar ao Peixe na Telha em Porto de Galinhas. Deram nos o contrato do carro em espanhol...

Não posso dizer que fiquei fascinada com esse sítio, até porque as piscinas naturais só funcionam com maré vazia e chegamos já a maré estava a encher. O restaurante era agradável, os peixes eram tudos servidos numa espécie de telha estava bom mas não era incrível.

Depois de almoço vamos andar de jangada, uma pequena embarcação de madeira que se movia apenas com uma vela. O objectivo era fazer snorkling numa piscina natural, mas com maré cheia não se via a piscina natural, o mar estava todo remexido porque as ondas já passavam por cima do recife por isso a visibilidade era bem reduzida.

Ao final da tarde seguimos para Tamandaré, numa paisagem verde de km de campos no meio das colinas de cana de açúcar.
    O hostel que tínhamos reservado, era muito acolhedor, com uma decoração e uma vibe super agradável. Estávamos apenas nós e 5 voluntários, uma professora de inglês (paulista), um artista plástico (carioca), um profissional de IT (nordestino), uma hospedeira de cruzeiros e o Hugo (paranaense). Tinham gostado deste sitio e trabalhavam 5h por dia com folga em troca de casa. Cada um com a sua especialidade, tinham arranjado uma harmonia entre eles.

Ficámos na conversa a beber caipirinhas de seriguela até as 23h, hora de fechar o bar. As 23h daqui parecem 2h da manhã daí. Tudo fecha entre as 22h e as 23h.

Quase que nos convenciam a ficar mais uma noite aí.

A professora de inglês quando nos ouviu a falar entre nós pensava que falávamos francês, isto porque com eles falamos muito devagar para nos entenderem.