Pico Arieiro ao Pico Ruivo

December 3, 2023 in Portugal ⋅ ⛅ 7 °C

O principal motivo de termos vindo á Madeira e não aos Açores era a caminhada do Pico do Arieiro ao Pico Ruivo.
    Mas só vale a pena se estiver bom tempo. Felizmente tivemos essa sorte excepto ao chegar ao Pico Ruivo. Com o nevoeiro, já não se via nada e até fizemos um corta mato porque já não valia a pena ir ao último pico. Já lá tivemos com nevoeiro e não valia o esforço.
    Penso que é um dos percursos mais incríveis que já fiz, com vista para o mar de um lado e de outro. Como tenho vertigens, algumas partes do percurso algo desafiantes trouxeram uma emoção adicional. Na primeira parte do caminho não sei se as pernas tremiam da quantidade de escadas íngremes que desciamos ou se pelos precipícios laterais. Depois de descer mais de 400m de altitude, voltas a subi-los para a alegria das nossas pernas que ja chegaram com algum cansaço.
    A melhor coisa que fizemos foi ir de transfere do Funchal para o Pico do Arieiro. O mesmo veio buscar-nos ao Pico Ruivo 5h depois. Muita gente deixa o carro no Pico do Arieiro e depois tem que fazer mais uma hora de táxi a pagar 80 euros só para ir buscar o carro.
    Viemos a casa tomar banho e regressámos ao Funchal para jantar no Mercado do Peixe e ver o abuso de luzes de natal que ilumunam a cidade.