Tânger e Assilah

April 11, 2019 in Morocco ⋅ ⛅ 17 °C

Tânger é uma cidade enorme com uma Medina compacta e cheia de diversidade. É aqui que fazemos as nossas compras para o jantar e os nossos cartões de telefone com internet marroquina a 1€ por cada giga adquirido. Parece-nos bem!
    À tardinha Asilah acolhe-nos para passarmos a noite. É um vila piscatória em que a muralha foi construída por portugueses. É ainda esta muralha que contém a Medina e a cidade antiga. É um sítio muito bonito, com o encanto que têm os sítios com alma, onde os habitantes locais são os guias e controlam a movimentação na cidade. Somos estrangeiros e imediatamente notados. Há um guia local que estranhamente nos diz que explica a história da cidade de graça. Normalmente pedem sempre dinheiro. Diz que é um dos nove guias credenciados da cidade que o faz desta forma e protege os turistas de logros. Se é assim ou não... não sabemos.
    Um passeio pelo paredão rente ao mar dá para esticar as pernas dos quilómetros de carro e ver o pôr-do-sol. É divertido ver os pescadores passearem as suas carretas com peixe que vendem pela noite dentro. No passeio perto da velha Medina há também vendedores de sumos naturais e aqui voltam memórias de mais de quarenta anos com o sumo de cana de açúcar. A última vez que tinha mascado cana de açúcar tinha apenas quatro anos.
    Os legumes que compramos em Tânger resultaram num bom jantar preparado na caravana, acompanhado por um copo de vinho oferecido pelo Alex - o rapaz da agência que nos vendeu os bilhetes de ferry de Algeciras para Tânger-med.