Hanói

April 18, 2019 in Vietnam ⋅ ⛅ 30 °C

Chegámos finalmente a Hanói, passados dois voos de 7horas e 5h30 min, com uma escala extra longa de 3h no Dubai.
    Tentámos dormir no avião, embora sem grande sucesso.
    Finalmente chegados a Hanoi, e após uma espera desorganizada pelo Visa e entrada na alfândega, apanhámos um Grab (Uber local) para o Old Quarter de Hanói, onde nos esperava um hostel muito engraçado - little charm hanoi hostel. Com um staff prestável, restaurante e barzinho no R/C, ficámos num quarto com 8 beliches, acabamentos de madeira, mosquitos à farta no duche, e um japonês que parecia padecer de problemas intestinais.

As primeiras impressões de Hanoi foram arrebatadoras, r ao longo do resto da tarde e à noite foram confirmadas: uma explosão de cheiros - todos centrados num cheiro a especiarias mais ou menos uniforme misturado com o smog de milhões de motas e carros numa azáfama inacreditável -, uma explosão de pessoas (Hanói é a cidade mais densa onde já estive) e de actividade e burburinho em cada metro de cada rua.
    O trânsito é um caos organizado: milhares de motas e carros dançam e avançam, falando entre si com buzinas e apitos e buzinadelas, sem nunca se ver ninguém com cara de zangado pelas intermináveis manobras, filas, ultrapassagens e violações de um código da estrada que aqui não se aplica, por não ser necessário. Parece que uma mente colectiva sincroniza toda a gente, e todos avançam sem necessitarem de semáforos ou polícias de trânsito. Todos os passeios de todas as ruas são ocupados com motas, pessoas, pessoas a venderem carne fresca, chapéus, fruta, pão, comida seca imperptivel a um ocidental acabado de chegar.
    Loja sim, loja sim, vende se de tudo um pouco e a azáfama é crescente ao longo do dia.
    A cerveja é aceitável embora não seja servida muito fria.
    O calor é forte e húmido e não há escapatória. Quanto mais cedo aceitarmos estarmos a transpirar e pegajosos, mais rápido ficaremos em sintonia com o ambiente.
    Caminhámos pelo Old Quarter, demos a volta até ao lago com a ponte vermelha.
    Fomos jantar ao Pho 10, onde comemos o nosso primeiro Pho: estava delicioso, com carne e noodles e um caldo saboroso, embora bastante picante (nota: pôr menos malaguetas na tigela :p)
    Depois de jantar andamos pelos passeios a admirar tudo e todos, ainda com queixumes de mal estar derivado de um dia de viagem aérea.
    Atravessar uma estrada é uma experiência única: "apenas" temos que avançar, sem olhar nem esperar que carros e motas parem - porque não o fazem - continuando a avançar a uma velocidade uniforme e observando as motas e carros a desviarem se de nós.
    Fomos beber algumas cervejas pelo Beer Quarter, junto do Old Quarter, antes de voltarmos para o Hostel para tentar recuperar do cansaço acumulado.
    Amanhã temos viagem de bus pelas 7.30 AM para Cat Ba. :)