• Preparação IV

    July 10 in Portugal ⋅ 🌙 19 °C

    Hoje seria o dia planeado para início da viagem, coincidindo com os 5 meses da tua partida, contudo tive que ir a Lisboa com a tua mãe ao médico.

    Neste dia, quero falar um pouco das tuas qualidades.
    Gostavas muito de mochos, o símbolo da sabedoria na Grécia antiga e animais aptos a ver no escuro, a descobrir o conhecimento no meio das trevas...
    Gostavas igualmente da Grécia e essa foi uma das viagens da nossa vida, onde pudemos visitar os pontos mais importantes da cultura Helénica antiga.

    Na tua vida dedicada à Filosofia, nunca te ouvi a favorecer uma teoria ou qualquer filósofo, contudo julgo que te identificavas bastante com o Estoicismo, que tem também como símbolo o mocho e ainda com Espinosa.

    O Estoicismo surgiu na Grécia antiga no séc . IV aC, por meio de Zénon de Cítio e teve continuidade por Cícero, Séneca ou Marco Aurélio, o imperador e filósofo Romano, além de outros.
    Como princípios o Estoicismo seguia, e muito simplificadamente ,o seguinte: 1.Fazer sempre o que se considera Certo, contra tudo e todos 2. O ser Justo estava acima de todas as virtudes.3. A sabedoria era obtida pela experiência e pelo conhecimento. 4. Ter ponderação entre os desejos e a emoção , procurando sempre o equilíbrio entre a razão e os impulsos.
    Isto eras tu!

    Por outro lado, segundo Espinosa e muito basicamente, pois a sua obra é muito complexa, Deus é tudo , a natureza, o ar que respiramos, tudo à nossa volta e não o Deus transcendente que encontramos nas várias religiões e igrejas. Para ele, as superstições e o medo que as religiões impõem, por vezes, são fruto da ignorância e falsas crenças.A felicidade, para ele, era conseguida ao atingirmos as leis da natureza, pelo conhecimento racional.
    E isto eras tu também!

    Neste dia quero também contar-te o que tenho sentido e aprendido neste período:
    - Estou de luto, mas não necessito de ser curado, pois este estado não é doença.
    - O luto é um processo íntimo, natural, humano e necessário.
    - Não existe um regresso ao estado dito normal.
    - Não é algo que se resolva, é algo que se atravessa, uns dias bem, outros também não.
    - Aos poucos vamos construindo uma nova forma de viver.

    Um beijinho do tamanho do mundo na tua alma infinita.
    A foto da Ana Bela, na Fundação Champalimaud foi tirada, no primeiro dia, na primeira consulta. Ainda estávamos cheios de esperança ...
    .
    Read more