Dia 2- Serra, terra Natal e mais Serra
15 juillet, Portugal ⋅ ☀️ 28 °C
Dia cheio de " Eses". Primeiro Serra da Estrela, com Torre (novamente), Sabugueiro e Seia depois Sátão,Viseu, Castro Daire, Serra de Montemuro, Cinfães, Marco Canaveses encostas do Douro, Felgueiras, Guimarães e Braga. Acabei um pouco melhor que após uma volta de bike, mas não muito.
A face norte da Serra da Estrela não deixa ficar mal a face sul e o percurso tem também vistas impressionantes. A aldeia do Sabugueiro é um exemplo esplêndido de que as pessoas não se importam com a concorrência: quase todas as casas da aldeia ( casas tipo pós 25 de abril, pois são raras as tradicionais) vendem o mesmo: o mel, as peles, o queijo , enchidos e pouco mais...algumas também vendem cães. Seia é mais do mesmo, na venda dos produtos regionais. No que toca a património urbanístico existem vários solares e casas brasonadas, mas também muita construção arte nova anos 70...sem o mínimo gosto.
De realçar que as que estão em melhores condições, foram adquiridas e recuperadas pela Câmara Municipal ou por outras instituições como bancos... existem ainda outras que mereciam uma recuperação por serem bem belas e estarem em localizações expelendidas.
Viseu, almoço com a mana e o cunhado. É a terra onde nasci, da qual tenho muito orgulho e ela continua bela e com muita construção nova... Esta coisa dos imigrantes, também trás vitalidade na construção, pois existe muita procura, o que dinamiza a economia. Bela sem senão, os preços aumentam ...
Depois a Serra de Montemuro, por onde nunca tinha passado e que tem vistas espectaculares sobre a região de Viseu e Serra da Estrela, para um lado e para o outro sobre o Douro e sobre o Gerês .
Continuei para o Douro, passando na albufeira da barragem do Carrapatelo e depois segui por alguns km ao longo das encostas do rio , com vistas lindas.
Só um pormenor, de realçar as estradas na Serra da Estrela. pelo menos nos percursos que fiz estão impecáveis, não vi um único buraco e julgo que o percurso para Manteigas também está a ser requalificado, o que não posso dizer da Serra de Montemuro, que está com imensos buracos, principalmente mais perto de Cinfães.
Por fim Braga , já ao fim da tarde e para culminar um bife do lombo à maneira, no restaurante Imperial, o que já se tornou um hábito.
As fotos das paisagens não fazem jus à realidade ,mas fica a ideia.
O tempo continua muito quente por esta zona e toda a espécie de insetos têm atacado aqui o sangue doce do Je, a seu bel prazer. Já gastei quase um spray de repelente. A adaptação à vida de campista continua.
Amanhã irei entrar em Espanha.En savoir plus




















