• Dia 3- Finalmente começou

    16 juli, Spanje ⋅ ☀️ 28 °C

    Não é que não tenha gostado dos locais por onde passei, até porque eram do meu País. Não, foi simplesmente porque este é o ritmo que gostaria de impor daqui para a frente: saída cerca das 8, chegada ao destino por volta das 12/13, fazer almoço e de seguida fazer um passeio pela zona de bicicleta. A partir das 18 fazer o jantar e ter ainda tempo para pensar , rever o itinerário do dia seguinte e talvez ver o pôr do sol. Hoje foi mais ou menos assim. Saída de Braga por essa hora, direção Ponte de Lima, Valença, Vigo, Pontevedra e finalmente Vila Nova de Arousa. Qualquer uma destas localidades não é estranha para mim pois já fiz o caminho de Santiago duas vezes em bicicleta e passei em muitos locais por onde passei hoje de carro. É claro que não me posso centrar ou passear em cidades ou locais intermédios, senão não consigo cumprir o desiderato estipulado, por isso passei só no interior em Ponte de Lima, mas não parei e passei ao lado de Vigo e Pontevedra.
    Vila Nova de Arousa é uma pequena povoação que faz parte da variante espiritual do caminho português de Santiago. E espiritual porque supostamente os restos mortais do apóstolo fizeram parte do caminho de barco sem tripulantes, passou por aqui e foi ter a Padrón, a tal dos pimentos. Julgo que a lenda é mais ou menos assim...
    Ao largo existe uma ilha, a ilha de Arousa, ligada por uma ponte.
    Pois hoje a seguir ao almoço dei a volta a essa ilha, cheia de praias, bares e cheia de gente e com muitas habitações , talvez mais que propriamente Vila Nova e não me pareceram sazonais. Além disso, o principal porto da zona está na ilha e não tem nada a ver com os nossos (mesmo os principais) , bem organizado, barcos bem apetrechados e com excelente aspeto.Havia poucas pessoas na água, certamente porque ela não estava lá muito quente. Eu nem sequer molhei o dedinho . Estamos nas chamadas rias baixas onde a água é salobra,ou seja água doce misturada com salgada,mas muito limpa , pelo menos aqui . Esta é uma zona onde impera o marisco, são milhares os artefactos de criação de marisco e a zona do vinho Albariño ( verde correspondente ao nosso Alvarinho). Agora estou a fazer o relatório na praia, que é mesmo em frente ao parque de campismo e assim sim, devia ser a vida, sem preocupações, e como dizia Séneca " a verdadeira felicidade é aproveitar o presente, sem dependência ansiosa do futuro".
    Quanto ao dia à dia, estou cada vez mais convencido que aquilo que tenho comigo neste momento ( os equipamentos e demais materiais ) seria suficiente para viver feliz e se calhar ainda trouxe coisas a mais... Para quem algum dia quiser fazer uma coisa destas tenho que vos dizer , para já, que é fundamental ter uma ventoinha USB, para aquelas noites que não sopra uma aragem dentro do carro ( ontem foi uma dessas), cortinas protetores de mosquitos para as janelas do carro e uns ímans para prender essas cortinas, tudo coisa dos chinas a cerca de 5 euros... Isto é que são coisas fundamentais... E é este tipo de coisas que eu daqui para a frente quero ter... minimalismo acima de tudo!
    Parece que o tempo por aqui vai mudar, mais frio e até chuva... vamos ver.
    Meer informatie