Dia 8 a- Astúrias II
July 21 in Spain ⋅ ☀️ 21 °C
Hoje foi um dia em cheio, com paisagens espetaculares de montanha e de mar e como passei das Astúrias para a Cantábria vou dividir o post em dois pois merece.
Ainda Gijon, que é considerada por muitos a cidade com o melhor nível de vida de Espanha. A sua parte moderna sobre a praia a oeste da parte antiga e para o interior foi estruturada com cabeça e está bem organizada, com prédios bonitos, avenidas largas e dentro do mesmo estilo, parecendo que foi toda feita ao mesmo tempo. A parte mais antiga está bem conservada e não existem monos, por falta de utilização ou abandono. A limpeza, aliás, não só aqui, mas em todos os sítios por onde passei, é extraordinária. Normalmente levanto-me cedo para chegar a sítios bonitos o mais cedo possível e apanhar um lugar para estacionar. Ora ainda hoje nos primeiros sítios onde cheguei, antes das nove, ainda estava tudo fechado, excepto os cafés, mas existem uma quantidade de pessoas a limpar, lavar as ruas e a fazer manutenção de jardim e flores. Suponho que devem começar bem cedo. Ora hoje a primeira parte do caminho fi-lo pela mesma autovia do Cantábrico e se ontem eram viadutos hoje foram túneis... imensos, alguns bem grandes . Todos eles têm de 100 em 100 metros sistema anti incêndio com extintores e também sistema de telefone de emergência. Além disso, todos tem de 200 em 200 metros, saídas de emergência para o exterior . A sinalização vertical e no solo é muito mais informativa, que a nossa, aumentando assim a segurança na estrada. Ainda em relação à estrada e aos condutores.os condutores espanhóis são, de uma forma geral muito cumpridores das regras. Ainda não vi cenas, como se vê nosso País.
Primeira visita Llanes. Magnífica. Uma vila lindíssima com imensas cidrarias, aqui é o reino dela, assim como da favada, uma espécie de feijoada, até encontrei o famoso pastel de Belém... Tem mar e praia, pesca e já se pode ver os Picos da Europa em fundo. Faz parte do caminho de Santiago. Em relação a isto, esta parte do caminho talvez desde Santander até Gijón, deve ser espetacular, pelo que vi de carro, passando por paisagens lindíssimas com o mar à direita e os picos da Europa à frente ou ao lado esquerdo. Como se pode ver mas fotos, as ruas estão limpas e não se vê ninguém e note-se que esta zona velha é só bares e restaurantes , zona propícia a sujidades e lixo no chão.
E fico-me por aqui, pois a discrição seguinte já é na Cantábria.Read more




















