• Dia 12- Nova- Aquitânia

    July 25 in France ⋅ ☀️ 20 °C

    A região sudoeste de França denomina-se assim . No meu deslocamento para Norte comecei na zona de Bayone e vim até à região de Biscarrose uma região lindíssima cheia de floresta, rios, lagos e mar. Pois desde que saí foi sempre planície, com culturas ( neste momento é milho) e florestas , estranhamente não vi um eucalipto. Esta é a zona do carvalho, certamente para fornecer para os produtores de vinho mais a norte. Contudo existe também muito pinheiro e alguns sobreiros, além de outras árvores comuns na zona mediterrânea.
    No meu deslocamento sempre numa faixa paralela ao mar existem também imensos lagos e vê-se que há uma certa organização na gestão da floresta, por causa dos incêndios: as espécies estão misturadas, não se vê km e km de pinhal, existem tipo faixas de pinheiros, depois carvalhos, depois culturas e isto permite combater melhor os incêndios. Tenho seguido pelaa estradas nacionais e curioso, eles não usam bermas, nem sequer marcações, acaba o alcatrão e é a terra.Existem sempre ciclovias ao lado das estradas, para que os ciclistas não vão para a estrada. Passei em algumas vilas sem nada de especial, somente uma torre de igreja do séc XII (o corpo caiu em 1800 e qualquer coisa e optou-se por ficar assim),que é património mundial de UNESCO, em Mimizan. Fui a algumas praias aqui no chamado Golfo da Gasconha, e o que se vê , como em Espanha são centenas de surfistas de todas as idades. Esta é uma área que deve geraluito dinheiro. Não acompanho este desporto, mas certamente seria uma boa oportunidade , para as nossas praias do norte do país. A parte da tarde. foi para uma volta de bicicleta, cerca de 60km, sem bateria elétrica, não é necessário, pois o terreno é todo planinho. Foi um passeio pelos lagos, que são dois, ida à praia e sempre em floresta, com imensas sombras e sempre em ciclovia ou seja alcatroada. Encontrei centenas de ciclistas, muitas famílias, país e filhos, casais e muita gente a fazer o mesmo que faço em Portugal, com alforges, tenda etc. Passa também pela região um caminho de Santiago ,na torre da igreja património mundial.
    Os lagos são de água doce não tem contacto com o mar e são aproveitadas pelas famílias para veranear ( estavam com imensa gente) tem muitas escolas de vela, canoagem e outros desportos marítimos. Na zona existem imensos parques de campismo ( em relação a isto existem parques de 4,3 e 2 estrelas e isso reflete -se como é óbvio no preço). Hoje fiquei num de 2 * e é óptimo, foi talvez de todos em que fiquei até agora que me deram um espaço com muita sobra e muita privacidade. Só que não tem piscina, parque infantil e outros divertimentos. Paguei metade do preço do de ontem... Em Espanha pagava pelo espaço que ocupa as, aqui dão uma parcela com 50 M2 e pagas o mesmo se tiveres roulote, mais carro e mais pelo uma ou duas tendas.
    Existe aqui na zona uma grande base aérea. um aeroporto civil onde dão cursos de helicóptero e asa fixa , o museu do hidroavião e um espaço enorme junto ao mar que é um campo de tiro de mísseis.
    Read more