- Exibir viagem
- Adicionar à lista de metasRemover da lista de metas
- Compartilhar
- Dia 6
- quarta-feira, 26 de abril de 2017 10:10
- 🌙 27 °C
- Altitude: 13 m
BrasilCabo Frio22°52’50” S 42°1’8” W
Ilha do Japonês e Praia do Forte
26 de abril de 2017, Brasil ⋅ 🌙 27 °C
Para meu último dia em Cabo Frio, havia separado os dois destinos mais famosos: a Praia do Forte e a Ilha do Japonês!
Parti cedo, só deu tempo para uns ovos mal fritos e achocolatado geladinho.
Patrícia, mesmo atrasada, me deu uma carona até o centro histórico; surpreendente e bem sinalizado, com diversos monumentos, igrejas seculares, casarões e prédios tombados. Progredi pelo canal Itajuru, observando as afoitas gaivotas, os pacientes pescadores e os não tão pacientes promotores de passeios de barco, aliás, gostei de ver a diversidade de tons, cores e nomes nos mais variados barcos. Margeei o lado oeste do mesmo canal, passei pela Rua do Biquini, que é onde funciona o polo comercial, continuei pelo bairro nobre de Ogiva e seus condomínios fortemente guardados, pra, enfim, atingir a rua de acesso à Ilha do Japonês, ao qual poucos chegam caminhando, só se vê carros e tickets de estacionamento.
A ilha é bem bonita, mas não condiz com a fama toda que tem, possui águas calmas e claras, que mal batem na canela, alguns poucos bares com preços abusivos e nada convidativos, para ostentar coquetéis muito bem decorados; resolvi parar um pouco e tirei algumas poucas fotos, pra assim prosseguir ao Forte São Mateus.
A Praia do Forte está localizada no centro e é o principal destino da cidade, quiçá de toda a região, é abarrotada de gaivotas, turistas, locais, gaivotas, cadeiras, guarda-sol e mais gaivotas – creio que também seja o principal destino de veraneio destas gulosas aves.
No início da praia está o Forte São Mateus, que foi importante na guerra entre os invasores portugueses contra os invasores franceses, ao lado do forte existe a passagem Boca da Barra, local que serve de limpeza e separação dos peixes e adivinhe quem gerencia: as gaivotas, com seu exército de pombos; extrema cautela neste local!Leia mais








