Satelliitti
Näytä kartalla
  • Päivä 30–31

Paranapiacaba

20. toukokuuta 2017, Brasilia ⋅ 🌫 16 °C

Ainda em êxtase pelo show, acordei cedo para visitar a Vila de Paranapiacaba, que está na lista indicativa da Unesco (é o primeiro passo para tornar-se um Patrimônio da Humanidade). É uma vila, de origem inglesa, que servia de moradia aos funcionários da antiga empresa São Paulo Railway (1867-1946), cujos trens percorriam de Santo André até o porto de Santos. A vila está muito bem preservada, ainda há alguns moradores e poucas lojas e muitas casas de madeira com telhas francesas, algumas de alvenaria (eram as dos engenheiros), tem ainda um museu ferroviário, uma réplica do Big Bem, um centro de informações e a Igreja do Bom Jesus do Alto da Serra. Estava maravilhado, parecia estar em um cenário de um filme épico, fotografando e tomando notas, quando notei que havia um senhorzinho em uma janela, que depois se apresentou como Wellington – de família de operários da ferrovia, que me convidou para conhecer sua casa e seu trabalho – cartunista e escritor. Aproveitei e matei toda a minha vontade, o bombardeei com perguntas e dúvidas, ao mesmo tempo que me mostrava fotos e cartas para ilustrar suas respostas e acrescentar comentários e curiosidades. No fim, a neblina tomou conta de toda a vila e retornei no último ônibus para o centro de Santo André, pra dali retornar à casa de Ju e compartilhar esta experiência magnífica.Lue lisää