• Rovaniemi, a residência do Pai Natal

    Sep 28–29 in Finland ⋅ ☁️ 9 °C

    Pelo título da pegada já se vê onde é que acabámos o dia… será este o destino surpresa que o Cédric escolheu?
    Ontem acabámos por não conseguir ver Auroras Boreais — apesar do céu limpo, segundo as previsões, parece que estávamos numa latitude que ficava mesmo abaixo da zona onde podiam ser visíveis,… mas pode ser que logo à noite consigamos ver alguma.
    O dia amanheceu invernoso no local onde estávamos na Suécia e quando nos metemos a caminho, o GPS do carro voltava a indicar Norte/Nordeste… o que queria dizer que íamos a caminho da Finlândia!
    Deixámos a Suécia com as suas casinhas monocromáticas ‘tipo jogo do Monopólio’, os cavalos e os carrões clássicos, as paragens de autocarro em forma de guarita, os sinas de trânsito que alertam para passagens de alces ou de ‘snow-mobiles’ e os imensos lagos e cursos de água.
    Entrámos na Finlândia que é, afinal, muito parecida no que toca às paisagens: florestas a perder de vista, lagos e rios. Dirigimos a Cali para Norte e ficámos a 166 km da Rússia… mas não é para lá que vamos, certamente! O nosso destino hoje é a capital da Lapónia, que é também a residência ‘oficial’ do Pai Natal e onde há um parque temático engraçado onde nós nos divertimos como se fôssemos crianças (estava praticamente vazio mas daqui a 2 meses vai estar um caos de gente). Este foi também o sítio onde, literalmente, caminhámos por cima da linha do círculo polar ártico!
    Voltámos à Cali para fugir ao frio (10°C e algum vento) e para jantar… vamos esperar para ver se é hoje que conseguimos ver as ‘luzes do norte’.
    Read more