• Abisko

    Oct 6–7 in Sweden ⋅ ⛅ 4 °C

    O dia acordou radioso e quase sem vento. Até parecia que o mau tempo já tinha passado mas o Cédric consultou, mais um vez, as previsões meteorológicas apenas para confirmar que, infelizmente, o temporal se estava a colar à costa atlântica, exatamente para onde nós teríamos gostado de ir — as ilhas Lofoten que, desta maneira, vão ter que ficar para uma próxima visita à Noruega.
    Aliás, tal como o resto do país porque, para fugir à intempérie, decidimos que o melhor era rumar para Leste e voltar à Suécia (vantagens de andar com a casa às costas e poder fazer planos a cada dia e, calhando, poder até alterá-los a meio do dia).
    Em caminho, ainda na Noruega, visitámos a pequena cidade de Narvik que nos encantou, espraiada montanha abaixo até à beira do enorme espelho de água rodeado, a toda a volta, por montanhas. Ao princípio, nem nos apercebemos que não é um lago, mas sim um fiorde, que se prolonga terra adentro, e que é o mar que chega ali, passando entre os relevos maciços da paisagem.
    A segunda paragem foi em Abisko, já na Suécia, onde o Cédric aproveitou para rever o local onde, 11 anos antes, iniciou uma caminhada inesquecível, a trilha de Kungsleden, e para me mostrar o local de partida.
    Seguimos até um parque, não muito longe dali, onde hoje vamos ficar. A lua cheia iluminou o céu que, entretanto, ficou quase sem nuvens e, apesar de tão brilhante, não impediu que víssemos a dança das ‘luzes do no norte’ num espetáculo ímpar, brilhando no céu e refletidas no lago e na neve das montanhas bem à nossa frente (apesar destas serem território da Noruega, porque estamos junto a outra fronteira).
    Foram talvez as últimas Auroras Boreais (deste ano) porque amanhã já vamos para sul do Círculo Polar Ártico…
    Read more