Ontem fomos conduzindo a Cali até escurecer e acabámos por ficar numa pequena cidade chamada Fredrikstad que tem uma fortaleza do século XVII com baluartes pentagonais (tal como o Forte de Sta. Luzia em Elvas, da mesma época). Hoje ainda cedo passeámos dentro das muralhas e o Cédric lançou o drone para ficarmos com as imagens aéreas. O Boni aproveitou para passear um pouco pelo parque… até que se deparou com outro gato que o veio cumprimentar mas que, apesar de bastante amistoso, parece que o assustou.
De regresso à Suécia, a nossa próxima paragem fica nos arredores de Tanum, o que fez as delícias da Patrícia — é que num pequeno trecho de 25 Km, declarado Património Mundial da Unesco, existem mais de 3.000 petróglifos da Idade do Bronze, mas que são bastante diferentes dos que vimos há uns dias em Alta, na Noruega. Em comum têm, sobretudo, a tinta com que pintam a maioria dos desenhos escavados nas pedras e que, e que, embora facilite muito a sua visualização, serve para os proteger dos liquens e da erosão (por estarem ou junto ao mar, na Noruega ou, como aqui, atravessados por pequenas nascentes… e ainda não chegaram as neves e o degelo).
Seguimos viagem e até pensámos parar em Gotemburgo mas, pela mesma razão que ontem nos fez sair de Oslo, continuámos para Sul e parámos num parque bem no interior de uma densa área de floresta.Read more