Açores Horta

January 2020
A short but fine adventure by Ricardo Read more

Dia 01 - chegada e passeio

January 27, 2020 in Portugal ⋅ 🌧 16 °C

Os dois voos operados pela SATA ocorreram sem qualquer tipo de problema ou atraso. No voo de Lisboa para Ponta Delgada serviram um pequeno almoço que não era nada de especial, uma sandes de chouriço barrada com queijo. Safaram-se as bolachas (Mulatas) e o sumo. Para finalizar café com leite.
    O segundo voo foi num avião bem mais pequeno, sem lugares marcados (do lado esquerdo tem uma vista excelente na aterragem) e com muito barulho à mistura.
    Assim que chegámos à Horta não havia ninguém na barraca da "Ilha Verde" (tinham apenas 1 pessoa a trabalhar). O carro que nos foi atribuído foi um Renault Clio.
    O tempo apresentava-se bastante nublado e com chuva (que durou o resto do dia). Chegados a casa, fizemos o check-in, conhecemos a casa toda, pousamos as coisas e fomos comer qualquer coisa à "A Padaria". Um excelente spot que não largamos mais até ao último dia, muita variedade e atendimento simpático. De seguida pegamos no carro e demos a volta à ilha. Por volta das 19h fomos jantar. Escolhemos o restaurante "Atlético". Para entrada oferta de pão de alho. Só vendem peixe fresco, o cliente tem que escolher qual o peixe que quer comer, as empregadas muito simpáticas e atenciosas e com excelentes recomendações, quer ao nível da comida quer ao nível da bebida. Para comer provamos o "escolar" e a "veja" (2 tipos de peixe que só se vê nos Açores. Para acompanhar uma garrafa de "Terras de Lava Merlot - Reserva 2017". Restaurante top.

Dia 02 - Mais chuva mas proveitoso

January 28, 2020 in Portugal ⋅ 🌧 18 °C

O dia apresentou-se igualmente chuvoso e nublado tal como no primeiro dia. Decidimos que mais uma vez era pegar no carro e passear sem destino. Antes da viagem compramos casacos para a chuva (Modalfa). O primeiro local a visitar foi por trás do Monte da Guia (não me recordo do nome mas tinha Inferno pelo meio), era assustador devido ao vento que se fazia. Este local fica a seguir à fábrica da baleia. À hora de almoço visitamos o Mercado da Horta e encontramos o restaurante "Ah, Boca Santa". Um restaurante com cerca de 6 mesas, um balcão e uma cozinha minúscula. A contrastar com a enorme simpatia de todo o staff. Restaurante de hambúrgueres, cerveja artesanal local (Korisca) e sumos locais. Tudo muito bem confecionado e nada caro. Depois de almoço decidimos resolver o tema do Pico, fomos comprar os bilhetes de barco para irmos ao Pico no dia seguinte. O carro paga 37€ ida e volta, no total foram 55€. Uma ressalva, caso o mar não permitisse carregamento do carro poderíamos decidir ou ir e eles levavam o carro na viagem seguinte (caso fosse possível) ou ficar e tentar ir a seguir. De seguida fomos à Caldeira mas devido ao nevoeiro não conseguimos ver nada. Tiramos algumas fotos. Estava difícil de conduzir era difícil ver o que quer que fosse. Descemos até ao famoso vulcão dos Capelinhos (onde tudo começou) apesar do nevoeiro deu para tirar fotos. Éramos os únicos no local...
    Voltamos à cidade da Horta e aproveitamos para comprar vinho dos Açores e jantamos por casa. Hamburguer de carne açoreana e gelado açoreano para sobremesa.
    Estávamos todos exaustos.

Dia 03 - passeio ao Pico

January 29, 2020 in Portugal ⋅ ☁️ 12 °C

Era dia de passeio à Ilha do Pico. A partida do barco estava marcada para as 07:00 mas o carro teria de entrar até às 06:40. Pormenor interessante é que o condutor teria de entrar sozinho... A viagem demora apenas 30', o mar apresentava-se calmo ao contrário do dia anterior. Assim que chegamos fomos saber algo sobre a ilha nas informações turísticas, seguimos para São Mateus onde tomamos o pequeno almoço. Depois fizemos a subida de carro (até onde foi possível) à montanha do Pico. Interessante foi ver as mudanças de tempo no espaço de poucos minutos, ora fazia Sol e conseguia-se tirar foto, ora caía uma nuvem que punha o nevoeiro à nossa frente. Já lá em cima no Pico, apesar de não conseguirmos ter uma vista deslumbrante (devido a ao nevoeiro) fomos compensados por um arco-íris fabuloso. Era hora de descer (e tirar muitas fotos pelo caminho). Ainda nos rimos com um novo tipo de pastor de vacas, ia dentro da pick-up a comandar a vaca, ora para a esquerda ora para a direita... magnífico. Fomos almoçar ao restaurante "Ancoradouro", fomos os únicos Clientes, num restaurante com uma vista brutal sobre o mar. O restaurante Cella estava fechado. A comida não era divinal mas valeu a vista. A seguir, quase do outro lado da rua, tínhamos uma cooperativa (Picowines), tivemos que comprar vinho (3 garrafas: Terras de Lava reserva, Terras de Lava Syrah e Frei Gigante branco). Seguimos para a gare marítima da Madalena, a partida de regresso estava marcada para as 15:00. Assim que chegamos ainda demos uma volta pela gare marítima da Horta, fomos lanchar à Padaria e beber qualquer coisa ao famoso Peter's Café (não achei nada de outro mundo, tem uma boa decoração).Read more

Dia 04 - pequeno passeio

January 30, 2020 in Portugal ⋅ ☁️ 17 °C

O tempo estava esquisito mas nada que nos desanimasse. Acordamos mais tarde, tomamos o pequeno almoço e fomos à cidade tratar das recordações. Como estávamos perto do Mercado da Horta fomos almoçar ao "Ah, Boca Santa". Mais uma vez tudo excelente. Passear mais um pouco a pé para desmoer. À hora do lanche, para não variar, fomos à famosa Padaria. Depois fomos de carro até perto do aeroporto, descobrimos umas piscinas naturais (só abrem em Junho) e um parque infantil que não tinha ninguém. É mesmo ao lado da pista do aeroporto, excelente local para tirar fotos aos aviões. Depois fomos ao Morro de Castelo Branco, não se viam visitantes, apenas nós. Assim que começou a chover voltamos à Horta.
    Estava programada uma ida ao restaurante "Genuino" mas assim que chegámos vimos a porta fechada, que desilusão. Decidimos, através das dicas do TripAdvisor ir ao Canto da Doca, um restaurante onde o Cliente faz a comida na pedra que vem a ferver. Uma autêntica desilusão, pouca comida, nada de especial, não tinham vinho da região a copo (apenas do Alentejo) nem cerveja da região. Ofereceram o gelado da sobremesa.... Era o mínimo. Mas nunca mais e nem recomendo.
    Desiludidos voltamos a casa para fazer as malas.

Dia 05 - partida para Lisboa

January 31, 2020 in Portugal ⋅ ⛅ 17 °C

Acordar cedo era a ordem do dia. Hora limite para sair de casa seria às 08:30. Já tínhamos 95% das coisas arrumadas e banho tomado. Foi só tomar o pequeno almoço e arrumar a restante bagagem. Saímos às 08:30 em ponto. Chegámos ao aeroporto cedo (a viagem durou pouco mais de 10') mas a Ilha Verde ainda estava fechada (supostamente abria às 08:00). Fizemos o check-in antes de entregar o carro. Tudo em ordem, total da bagagem foi de 33kg. Entregamos o carro, devolveram os 1.300€ da caução e fomos para a zona de embarque.
    O avião partiu com cerca de 30' de atraso. Aconselho escolher lugares do lado esquerdo, ou seja, lugares A, B ou C de modo a ter uma boa vista na descolagem.
    Na viagem ofereceram uma sandes mista, sumos, água ou vinho (mil companhias) e café. Decorreu sem problemas.