• Ricardo Nel
Apr – May 2011

Brasil - Fortaleza

A primeira viagem ao Brasil, fomos conhecer uma das praias mais bonitas do mundo e fomos passar uns dias com o Pedro Serrano. Read more
  • Trip start
    April 19, 2011
  • Dia 01 - Ligação em Madrid perdida

    April 19, 2011 in Spain ⋅ ☁️ 19 °C

    Começamos bem... ou melhor, a Ibéria começou bem. Depois de ter saído com atraso de Lisboa, chega também com atraso a Madrid. Perdemos a ligação para Fortaleza (nós e mais uns quantos).
    Dirigimo-nos à barraquinha da Ibéria, onde nos trataram de tudo: hotel (Tryp Alameda Aeropurto de 4 estrelas), viagem para hotel, almoço no hotel e direito a 2 chamadas de 3 minutos cada para qualquer destino.
    Estão a pagar estes 30 minutos de internet também. Vamos tomar um banho para voltar ao aeroporto. Temos viagem marcada para as 23:00 com destino a São Paulo (10 horas de viagem), às 07:00 viajamos para Fortaleza.

    PS: Pelo menos temos a nossa bagagem. Já começámos a conhecer pessoal (também perderam as suas ligações).
    Read more

  • Dia 02 - Ligação via São Paulo

    April 20, 2011 in Brazil ⋅ ☁️ 26 °C

    Às 19:00 (hora de Madrid) lá estávamos no Aeroporto, à espera para fazer check in, a ouvir um monte de "avecs" mas em versão brasileira espanholada. Foi só rir. Muita gente, cada um com 4 ou 5 malas... enfim.
    Depois de fazermos o check-in, foram 4 horas de espera até o avião descolar. Avião da TAM, tudo muito simpático, voo tranquilo... de 10 horas!!! Chegámos bem a São Paulo, agora é hora de fazer a ligação para outro avião.
    Grande confusão!!! Só tinha 2 filas (1 para brasileiros outra para estrangeiros), foram 30 minutos para conseguir sair, buscar as malas e avançar para o próximo voo. O despacho de malas já estava fechado, mas lá conseguimos despachar bagagem e fomos a correr para o avião (por pouco não perdemos o voo de ligação). Viagem tranquila, parámos em Natal e continuámos para Fortaleza.
    Read more

  • Dia 02 - Chegada a Fortaleza

    April 20, 2011 in Brazil ⋅ ☁️ 27 °C

    Finalmente, chegamos ao destino!!!
    Chegada com muito Sol e muito calor.
    Fomos diretos ao Mercado do Peixe, junto à praia, comer camarão e peixe. Compra-se camarão numa banca e depois tratam da comida comprada num "café" ao lado. Muito bom.
    Fomos conhecer o bar "Spranger´s in the Nigth", pouca gente mas muito simpática. A cerveja é "bem mofada". Foi uma boa noite, mas estávamos muito cansados... não resistimos. Fomos para casa, tomar um banho (não há água quente mas... aqui ninguém precisa disso).
    Vamos descansar.
    Read more

  • Dia 03 - Acordar com fuso horário

    April 21, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 26 °C

    Acordei com a Susana a dizer "vamos levantar, para aproveitar". O telemóvel marcava 11:00, tomámos banho despachámos e... toca a ligar ao Pedro. Um Sol e um calor que não deixava ninguém dormir. Um pequeno pormenor... no Brasil eram 6:00 da manhã!!!
    De volta à cama, e lá acordámos às 11:00 (hora local).
    Fomos até à Praia do Futuro, à barraca do Jojó provar um Açaí com granola e banana (muito bom). E depois fomos fomos à barraca Vira Verão, onde preguiçámos. Muita venda ambulante. Um pormenor: Nas mesas da barraca, toda a gente ia fazer negócio, venda de camarão, CD piratas, queijo, água de côco, brigadeiros, biquinis, mousse de manga... enfim, tudo servia para negociar.
    Água do mar estava boa, não tinha muito Sol mas a água estava excelente.
    Hora de almoço, seguimos para um restaurante, fomos provar, carne de Sol e maminha, para beber suco de acerola.
    Depois de almoço, fomos visitar a Ponte dos Ingleses", o bar do tuga "O Pirata". Uma parte da cidade onde muitos bares estavam fechados, está agora a ser revitalizada com a construção do Aquário (Oceanário).
    Fomos beber um café expresso e... bar.
    A noite no bar foi boa, usaram o "tremómetro" para ver se iam ficar abertos ou não. Jantámos no bar, Frango à Cadija, molho espectacular, estava 5 estrelas. O bar começou a encher, o movimento começou a ser muito. Muita música e animação. O bar fechou às 03:00. A cerveja acabou (ainda bem).
    Muito cansaço, fomos dormir.
    Read more

  • Dia 04 - Passear pelas praias

    April 22, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 26 °C

    Levantámos cedo, fomos direitos à praia de Combuco. Tinha burros e cavalos na praia para passear na areia e jangadas para passear na água. Tomámos uma água de côco e demos um mergulho à chuva. Apesar de estar a chover o tempo estava quente, foi delicioso, uma vez que a água quentinha. Viam-se imensos passeios de buggies.
    Saímos da praia de Combuco e passámos na Barra de Cauipe (passámos de carro mas não parámos) e seguimos até à Praia do Pecém. Almoçámos comida a peso (carne e peixe) e bebemos Coca Cola, tudo por $30. Seguimos por estradas interiores "estradas carroçadas", para Acuru. O insólito aconteceu, a estrada acaba e aparece uma "barragem", sem saber se o carro passava, esperámos por 2 carros que vinham atrás... e passaram. Lá fomos nós de Fiat atravessar o rio e "seja o que Deus quiser".
    Seguimos para Paracuru, onde há vegetação na praia e palmeiras. Comemos caranguejo. A praia era brutal. Como anoitece cedo, a viagem começa cedo mas também acaba cedo. Voltámos para o centro de Fortaleza para jantar no "Bodega do Poço" (aconselho vivamente), para comer camarão.

    Fomos dormir. que amanhã é para levantar cedo.
    Read more

  • Dia 05 - E o tempo?

    April 23, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 27 °C

    Começou o dia com muita chuva, estragou os planos de irmos conhecer novas praias. A mudança de planos virou-se para uma ida à rua com comércio fazer compras.
    O Sol resolveu aparecer, e do nada estava um calor impossível!
    Entrámos num café com AC e provámos a bela da tapioca de côco. Estava brutal.

    Fomos almoçar ao Cantinho do Frango, e seguimos para a apresentação da Desirée (teatro de fantoches) no centro comercial. Eu fui ver o Benfica ganhar a final da taça da liga ao Paços de Ferreira na SIC Internacional.
    Depois da apresentação e do jogo abrimos o bar (esteve calminho mas foi uma noite simpática).

    Amanhã, se o tempo melhorar pode ser que visitemos novas praias.
    Read more

  • Dia 06 - Visita ao Beach Park

    April 24, 2011 in Brazil ⋅ ☁️ 28 °C

    Levantámos cedo e fomos directos ao Beach Park (parque aquático em Fortaleza), não entrámos, fomos apenas à parte turística (muito bonito mas caro). Fomos então a um sítio mais barato e mais calmo, à Barraca do Tadeu. Espetacular e aconselhável. Bebemos água de côco, e pedimos para abrir o côco ao meio (para comer a "baba" do côco).
    Seguimos para almoço, fomos comer galinha caipinha à cabidela e ao molho. Simplesmente delicioso, uma verdadeira delicia do Sertão. Para acompanhar um jarro de suco de Jaca e refrigirante de cajú e uma geladinha.
    Anteriormente já nos tínhamos delicidado com frutas exóticas como Ata ou Fruta do Conde e a Pitonba.
    Passámos pela Praia da Sabiaguaba, onde o Rio Cocó se encontra com o mar.
    À noite, fomos jantar ao Assis da Picanha. Depois de jantar seguimos para comer gelados, fomos aos "50 Sabores" mesmo à beira mar.
    Amanhã vamos passar o dia na praia.
    Read more

  • Dia 07 - Dia de praia

    April 25, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 27 °C

    Acordámos relativamente cedo e fomos diretos para a Praia do Futuro. Estivemos na Barraca Saturninho. Pouca gente, calmo e barato. O tempo foi alternando com alguma chuva e Sol muito forte. Na palhota a contemplar chuva, Sol e arco-íris muito bom. Mais uma vez tivemos de ir à água a chover... aconselhável para todas as idades.
    Depois da praia (o Sol põe-se por volta das 18:00) fomos comer um pastel e beber suco de cana ao famoso "Leão do Sul". Pastel é muito bom e o suco é bom mas doce.
    Depois fomos à beira mar até à feirinha ver venda ambulante de roupa, artesanato e outras coisas. Fomos comer espetinho de carne no "espetinho do Caucaia" (vendedor ambulante). Hoje foi "só" isto. Já vimos preços para ir passar 3 dias a Jericoacoara. A ver se amanhã reservamos.
    Read more

  • Dia 08 - A preparar Jeri

    April 26, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 26 °C

    Acordámos e estava de chuva. Não nos apetecia praia. Fomos almoçar ao Hanna's, em frente ao centro cultural Banco Nordeste. Trocamos dinheiro para o resto das férias. Fomos comprar a viagem para Jeri, na agência de viagens "Vila Brasil". Pagámos 440$ por 3 dias e 2 noites. Estava tratado.
    De seguida, fomos ao Mercado Central, tem 4 andares. Podem-se comprar diversas coisas (lembranças do Ceará) por um preço bem barato. Visitámos também o Mercado São Sebastião, menos aconselhável, dá para comprar comida.
    Fomos tomar um duche antes de irmos jantar à Beira Mar, comer 1 kg de camarão e 1 pargo de 1,2kg. Estava delicioso... uma vez mais.

    Vamos dormir que amanhã partimos para Jeri, às 07:40.
    Read more

  • Dia 09 - Partida para Jericoacoara

    April 27, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 27 °C

    Não é que estivéssemos mal em Fortaleza, muito pelo contrário. Mas a viagem a Jeri era muito desejada.
    Acordámos cedo, estava marcado irem buscar-nos às 07:40, a Van chegou por volta das 08:15. Arrancámos para Jeri, parámos a meio do caminho para uma pausa de 20 minutos. Depois foi sempre a andar até Jijoca para mudarmos da Van para uma carrinha de caixa aberta. Éramos 8 lá atrás (tudo aos saltos devido ao caminho, foram 50 minutos entre dunas, água e vegetação, burros e vacas). O caminho é simplesmente fenomenal.
    Chegámos à pousada, ficámos instalados na pousada Capitão Thomaz, fomos comer, esperava-nos uma caminhada de 2 km sensivelmente, entre burros e vacas, a pastar no feno, muito próximo da praia. Fomos ver o pôr do Sol à Pedra Furada. Muito giro. Voltámos a pé. No cimo da praia tem pessoal com charretes para levarem os turistas (se pedirem mais de $5 devem dizer que já andaram por $5, eles acabam por ceder).
    Fomos diretos à Tia Angelita, shopping das taipas. Taipas de todos os tipos para todos os gostos. RECOMENDO. Fica na rua principal (acho que Jeri só tem 2 ruas, a principal e a do forró).
    Por volta das 20:00 fomos mergulhar na (mini) piscina da pousada.

    Dormir cedo, que amanhã vamos (tentar) tomar o pequeno almoço às 07:30.
    Read more

  • Dia 10 - Praia de Jeri e Benfica

    April 28, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 27 °C

    Acordámos bem cedo, eram 07:30. O pequeno almoço já estava na mesa. Muita fruta, sucos, pão, café, leite, bolos... havia de tudo para todos os gostos. Mesmo junto à praia e a ver o mar... delicioso.
    Terminado o pequeno almoço, uma ida até à praia, o mar estava bem longe uma vez que a maré estava vazia. Deu para dar uma corrida até ao cimo da Duna do Pôr do Sol. A água estava quentinha, melhor que em fortaleza. Depois da praia fomos dar uma volta às ruas de Jeri (praticamente 2 ruas) e fomos tomar banho à piscina (só para nós).
    Por volta das 15:50 era hora de procurar ESPN, para ver Benfica - Braga (1ªmão da Liga Europa) ficou 2-1. Vi o jogo sozinho num bar completamente vazio. Passeámos mais um pouco e acabámos por jantar no Bistrogonoff; restaurante de um francês, que tinha Nespresso, simplesmente divinal. Pagámos cerca de 90$.

    Amanhã levantamos cedo para tomar pequeno almoço, e dar um mergulho na piscina. Por volta das 09:00 saímos para Lagoa.

    PS: Esqueci-me de mencionar que assim que chegámos ao quarto, em Jeri, tinha uma osga de 2 cm. Ainda bem que trouxe a Susana para a matar... que nojo.
    PS2: No 1º banho apanhei um choque, é que aqui, há fios eléctricos a passar por cima do chuveiro... muito bom.
    Read more

  • Dia 11 - Regresso de Jeri

    April 29, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 28 °C

    Chegou o dia de regresso. Acordámos bem cedo, por volta das 07:30, fomos tomar o pequeno almoço. Ainda houve tempo de aproveitar a piscina. Às 09:00, hora combinada para regressarmos com passagem em Lagoinha. Mais uma praia paradisíaca, com redes de descanso dentro de água. Estivemos lá até às 13:00, deu para comer uma massa de camarão, uma Skol, uma Kaipirinha e um jarro de suco de laranja. A água da lagoa era simplesmente espetacular. Voltámos até Jijoca e mudámos para a Van. Chegámos por volta das 17:30 a Fortaleza. Tomar um banho e... Spranger's in the night.

    É daqui que escrevo o blog hoje, é que já tem wireless 😊

    Neste momento o bar está bem composto.
    Read more

  • Dia 13 - Praia e muito calor

    May 1, 2011 in Brazil ⋅ ☁️ 27 °C

    O dia nasce com muito Sol e muito calor. Fomos fazer praia, à famosa Praia do Futuro. A água estava simplesmente fantástica. Passámos o dia na praia, numa mesa quase dentro de água.
    À noite fomos jantar ao Tronco do Saputi, comer maminha e picanha. Passámos pelo Marcão das Ostras para dar uma olhada no famoso Samba brasileiro, estava completamente cheio. De seguida passámos no Órbita (espécie de discoteca) mas era preciso identificação para entrar. Tem a particularidade dos primeiros 100 Clientes não pagarem entrada, a partir dos 100 a entrada é de 15$. Como não havia identificação fomos ao Boteco, tinha música ao vivo, e como no Brasil quando há música tem o que eles chamam de "couvert" (pagamento aos músicos) o valor neste bar era de 10$ por pessoa. Fomos embora. Fomos ao Taco beber umas cervejas (marca: Original) a 7$ cada uma (cerveja cara). De seguida, fomos para casa, mas passámos pelo posto da BR para comprar mais latas de cerveja. Fomos para casa acabar a cerveja e mandámos abaixo uma de vinho verde português e o camarão que tinha sobrado.Read more

  • Dia 14 - Dia de compras

    May 2, 2011 in Brazil ⋅ ☁️ 27 °C

    Acordámos com calor, mas bem dispostos. Fomos diretos ao almoço. almoçámos no restaurante Delicias do Sertão, era comida a peso. Bom e barato. Para fazer a digestão, fomos passear ao Mercado Central (tínhamos de fazer compras). O mercado é bem grande, tem 3 ou 4 andares, os comerciantes são um pouco "chatos", estão sempre a pedinchar e esticam-se sempre nos preços. Seguimos para o Mercado Central antigo, fomos procurar uma rede para montar na nossa varanda, em Portugal. Comprámos uma, regateada pelo Pedro. Com os espigões, as extensões e a rede, a coisa ficou por $48, nada mau. Seguimos, já satisfeitos da vida, para Monsenhor Tabosa, a tal rua com muitas lojas, onde inclusivamente, provámos a nossa 1ª tapioca. Fomos procurar havaianas.

    Hora de jantar. Fomos a um sitio diferente (tinha de ser), fomos ao Viva La Vaca de Fortaleza. Escolhemos o rodízio. Tinha música ao vivo (pagamento de couvert). Tirámos fotos e aparecemos no site do Viva La Vaca. Estava tudo bom. Conhecemos o dono (que tinha família em Portugal), e "subornámos" o empregado, pedimos ananás para "cortar" a carne, mas como era pago desistimos. Passados alguns minutos... lá vinha o ananás 😊
    Foi uma noite espetacular. Passámos no super mercado para comprar mais cerveja e acabámos a noite (eu e o Pedro) a rir que nem uns perdidos e a preparar a "estrutura" para os próximos 3 anos.

    Esta foi a última noite, manhã é o último dia 😞
    Read more

  • Dia 15 - O regresso

    May 3, 2011 in Brazil ⋅ 🌧 29 °C

    Pois é, chegou o dia do regresso. Tinha combinado com o Pedro acordarmos às 07:00. Ele levava a Desirée ao trabalho e depois íamos às compras (mais compras). Tal como previsto, o Pedro ficou na cama. A Desirée não foi trabalhar e foi conosco ao Mercado Central. Comprámos tudo o que tínhamos a comprar. Fomos "almoçar" ao shopping e fomos assinar a parede do Spranger's in the night. Seguimos para o aeroporto, para o "pesadelo" do regresso.

    Antes da partida para o aeroporto ainda houve tempo de ir comer umas tapiocas e beber sumo de mamão. Que coisa maravilhosa.
    Parece que a ideia de beber este sumo no último dia não foi muito inteligente. Assim que cheguei ao aeroporto de Fortaleza tive de ir a correr à casa de banho, nada de bom vem aí durante a viagem.
    Read more

  • Dia 15 - Pânico na viagem

    May 3, 2011 in Spain ⋅ ☁️ 20 °C

    O voo para Madrid teve paragem em Recife, tivemos uma espera de 2 horas em Recife. O resto da viagem como, era expectável, foi um tormento. Aquele sumo de mamão lixou-me bem a vida. A meio da viagem tive de ir à casa de banho do avião, mas mais à frente tive de ir novamente só que... Eu vinha à janela e pedi à Susana para se levantar porque eu estava mesmo aflito, mas vi a senhora do carrinho a entrar correr adentro. Cada vez mais aflito e a senhora nunca mais passava por nós. Assim que passou lá consegui ir só que, ao chegar, estava ocupado!!!! Quase a fazer diarreia pelas pernas abaixo, e já suava por todos os lados, a miúda lá saiu e eu consegui-me borrar todo. Foi um alívio.
    Em Madrid esperamos mais 1:30 para regressar a Lisboa, mas correu bem (ainda deu tempo para uma ida à casa de banho)..
    Read more

  • Trip end
    May 3, 2011