Satelliet
Weergeven op kaart
  • Dag 3

Cânion Sussuapara e Dunas do Jalapão

6 mei 2023, Brazilië ⋅ ☀️ 32 °C

Hoje vamos viajar 225 km off road atéPonte Alta de Tocantins e depois até Mateiros onde passaremos a noite.
    Em nosso 4x4 há sempre um revezamento de lugares para que todos possam ter um pouco de conforto, uma vez que o banco mais traseiro é razoavelmente desconfortável.
    Saímos bem cedo, logo após o café da manhã e hoje, as Serras e chapadas nos acompanharam durante todo o dia. Nossa primeira parada foi no Cânion Sussuapara com suas pedras onduladas que parecem ter sido moldadas por águas; embora não seja muito alto, este cânion é imperdível com sua vegetação que desce pelos paredões, seu riachinho que cruza a formação rochosa e sua pequena cascata entre uma fenda, onde os mais corajosos podem aproveitar para tomar um banho refrescante.
    Seguimos para a "Prainha do Rio Novo", localizada na Comunidade Quilombola do Rio Novo, onde pudemos ter a experiência de conhecer como vivem os habitantes locais e seus costumes; assim, como, banharnos em águas límpidas e fresquinhas. Dando continuidade a essa experiência, desfrutamos de um típico almoço caseiro, com comidas regionais ( galinha caipira, carne de sol, paçoca de carne de sol, entre outros). Visitamos uma sorveteria local, que produz sorvetes de sabores regionais como piqui, cajá, murici, jatobá, entre outros.
    Por fim tivemos um tempo livre para desfrutar inclusive das "redes sociais" disponíveis ( redário do restaurante).
    Seguimos viagem para outro destino imperdível, as Dunas do Jalapão,
    formadas a partir da erosão da Serra do Espírito Santo e transportadas pelos ventos,. A areia de tom alaranjado, forma dunas de até 40 metros de altura, nos presenteando com vistas imperdíveis e tornando o entardecer único e divino. Aproveitamos para sentar no alto das dunas e apreciar as belezas naturais da região e a vista privilegiada das Serras.
    Seguimos para o jantar, em um típico restaurante familiar em Mateiros e ao final, para a pousada, localizada na mesma cidade.
    Meer informatie