Jalapão

May 2023
O Parque Estadual do Jalapão é unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha. Read more
  • 477kilometers
  • Day 1–2

Palmas - Tocantins

May 4, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 30 °C

Bem Vindo a Palmas, capital do Tocantins; o mais novo Estado Brasileiro, localizado na região Norte do país e com grande influência das regiões Centro-Oeste e Nordeste, também.
    Esta é a minha primeira vez nesta cidade. É tudo diferente do que eu já tinha conhecido no Brasil, uma cidade com cara de cidade interiorana,porém com dimensões de capital de Estado. Ruas largas e espaçosas, poucas construções. Não é de se admirar para uma cidade com menos de 35 anos de fundação. E que belíssimo por do sol!
    Chegue no final da tarde no aeroporto e o transfer da equipe do Sem Limites já estava me esperando para me deixar no Hotel.
    Minha hospedagem nesta noite foi no 103 Hotel & Flats muito razoável.
    A noite era livre e então saí para conhecer um pouco da vida noturna da cidade.
    Fui a um restaurante à beira do rio chamado Maria para tomar um chopp gelado e comer alguma coisa. O calor é de matar por aqui.
    Não voltei muito tarde ao hotel, pois tinha que sair cedo para o passeio do dia seguinte.

Lagoa do Japonês - Pedra Furada

May 5, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 27 °C

Hoje saímos cedo e fomos nos encontrar com os demais membros do passeio na sede da Sem Limites.
    Depois seguimos viagem para Pindorama do Tocantins com nosso guia Bodão até a primeira parada.
    A Lagoa do Japonês é um verdadeiro oásis que brota no meio do cerrado tocantinense. Suas águas cristalinas, em um tom azul indescritível, são um convite para contemplar a natureza em um refrescante mergulho.
    Peixes, cágados, corais, tirolesa e uma deslumbrante gruta, fazem parte dessa inesquecível experiência de ecoturismo. Entre os destinos mais visitados do Tocantins, a Lagoa, que já foi cenário de filme e novela, fica próxima à cidade de Pindorama do Tocantins, marcando presença na rota turística tanto do Jalapão quanto das Serras Gerais.
    Em seguida fomos almoçar noRestaurantelocaldaDonaMinervina
    e descansar antes de seguirmos viagem para a nossa segunda parte do passeio do dia.
    A Pedra Furada está localizada a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, dentro de uma propriedade particular. O acesso é gratuito e permitido pelos proprietários da área.
    O pôr do sol na Pedra Furada é comparável à beleza do pôr do sol nas Dunas do Jalapão. Esculpidos na rocha de arenito em meio ao cerrado, os buracos permitem cenários espetaculares para apreciar o entardecer e, claro, fazer muitas fotos! É o lugar ideal para aquele retrato inesquecível do Jalapão. Do alto da Pedra Furada, é possível ver a imensidão da região e acompanhar o sol se pondo até o último segundo. Apesar de ser um ponto fácil de ser visitado durante todo o dia, o auge da Pedra Furada é mesmo no pôr do sol.
    O acesso à Pedra Furada é bem fácil e os carros chegam próximos à entrada. Uma pequena trilha, de cinco minutos, permite chegar ao buraco maior sem grandeesforço. Já para ir mais alto, de onde se vê o pôr do sol e onde estão os buracos menores, é preciso um pequeno esforço. Nada que dez minutos de caminhada e um pouquinho de disposição não resolvam. Para subir, evite ir de chinelo, pois o terreno é instável. Prefira tênis ou sapatilha.
    Depois seguimos para nossa Pousada e depois saímos para jantar em um restaurante local.

Cânion Sussuapara e Dunas do Jalapão

May 6, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 32 °C

Hoje vamos viajar 225 km off road atéPonte Alta de Tocantins e depois até Mateiros onde passaremos a noite.
    Em nosso 4x4 há sempre um revezamento de lugares para que todos possam ter um pouco de conforto, uma vez que o banco mais traseiro é razoavelmente desconfortável.
    Saímos bem cedo, logo após o café da manhã e hoje, as Serras e chapadas nos acompanharam durante todo o dia. Nossa primeira parada foi no Cânion Sussuapara com suas pedras onduladas que parecem ter sido moldadas por águas; embora não seja muito alto, este cânion é imperdível com sua vegetação que desce pelos paredões, seu riachinho que cruza a formação rochosa e sua pequena cascata entre uma fenda, onde os mais corajosos podem aproveitar para tomar um banho refrescante.
    Seguimos para a "Prainha do Rio Novo", localizada na Comunidade Quilombola do Rio Novo, onde pudemos ter a experiência de conhecer como vivem os habitantes locais e seus costumes; assim, como, banharnos em águas límpidas e fresquinhas. Dando continuidade a essa experiência, desfrutamos de um típico almoço caseiro, com comidas regionais ( galinha caipira, carne de sol, paçoca de carne de sol, entre outros). Visitamos uma sorveteria local, que produz sorvetes de sabores regionais como piqui, cajá, murici, jatobá, entre outros.
    Por fim tivemos um tempo livre para desfrutar inclusive das "redes sociais" disponíveis ( redário do restaurante).
    Seguimos viagem para outro destino imperdível, as Dunas do Jalapão,
    formadas a partir da erosão da Serra do Espírito Santo e transportadas pelos ventos,. A areia de tom alaranjado, forma dunas de até 40 metros de altura, nos presenteando com vistas imperdíveis e tornando o entardecer único e divino. Aproveitamos para sentar no alto das dunas e apreciar as belezas naturais da região e a vista privilegiada das Serras.
    Seguimos para o jantar, em um típico restaurante familiar em Mateiros e ao final, para a pousada, localizada na mesma cidade.

Fervedouros e Cachoeira do Formiga

May 7, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 32 °C

Hoje saímos cedo da Pousada dos Buritis em Mateiros, com direção a São Felix do Tocantins. Serão 120 km off road passando pelos Fervedouros do Salto, Buritis, do Ceiça e pela cachoeira do formiga 🐜.
    Logo de início passamos pelo morro do Sereno para descer a tirolesa de 1 km pelo cerrado. Experiencia irada!
    Mas o que são fervedouros? Hoje, são conhecidos 08 fervedouros e a maioria deles está entre Mateiros e São Felix; são pequenas piscinas naturais de águas cristalinas e areias brancas e bem finas no fundo, formados da ressurgência de águas, dos lençóis freáticos e ficam borbulhando incessantemente, sem que tenhamos noção exata da profuncidade destes. Nem tente encontrar o fundo, pois não conseguirá, uma vez que a força com que a água é jorrada, fará você flutuar. É uma sensação única em cada fervedouro que visitamos: uns menores, outros maiores, com águas bem azuis ou com águas verdes, com muita vegetação ao redor e outros com pouca, com mais pontos de ressurgência, ou com menos. Todos são lindos e valem a pena mergulhar em cada um deles e sentir a força das ressurgências. Hoje visitamos os seguintes fervedouros: do Salto, Buritis e do Ceiça ou Por Enquanto.
    Entre as visitas de hoje, almoçamos uma comidinha caseira, no Fervedouro Buritis, preparada com muito zelo pela família que preserva o fervedouro: arroz, feijão, galinha caipira, saladas, mandioca/aipim frito, fazem parte do cardápio. Após o almoço tivemos um tempinho para acessar as "redes sociais" e tirar uma soneca embaixo do telhado de palha de buriti antes de seguir em frente.
    Hoje também fomos conhecer e tomar um banho resfrescante na Cachoeira do Formiga, com suas águas cristalinas cujas cores mudam de acordo com a incidência do sol, variando entre o verde esmeralda e o azul turquesa. Simplesmente indescritível a transparência da água e impossível de se mostrar com a mesma realidade em fotos e vídeos.
    Ao final do dia, seguimos para o jantar e em seguida para a Pousada. A noite estava simplesmente linda para contemplar um "mar" de estrelas que
    iluminam nosso caminho que nos leva a refletir sobre a imensidão que nos cerca.

Serra da Catedral - Prainha do Alecrim

May 8, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 32 °C

Hoje na viagem de volta vamos percorrer 150 km off-road e 120 km em asfalto até Palmas, porém no caminho temos mais algumas atrações para visitar.
    Após o café da manhã na pousada e saímos bem cedo para aproveitar ao máximo nossa última manhã no Jalapão. Visitamos a prainha do Alecrim, às margens do Rio Soninho,
    uma típica praia do cerrado brasileiro, onde os habitantes locais costumam passar o dia, durante os fins de semana quentes da região. Aqui descemos as corredeiras do rio dentro de uma boia de pneu que chamamos de boia-cross. Infelizmente aqui tive um incidente muito triste, pois deixei cair minha gopro dentro do rio e a perdi para sempre com a maioria das mídias da viagem.
    Trauma passado, seguimos para a próxima aventura: conhecemos e nos banhamos em mais um fervedouro, o Bela Vista, um dos maiores da região. Depois retornamos à pousada para almoçarmos e em seguida, sair para
    retornar a Palmas.
    Passamos por belas paisagens e apreciamos a Serra da Catedral, com seu formato da frente de uma catedral, esculpido pelos ventos, mais uma maravilha da natureza.
    Depois seguimos para Palmas voltamos sos nossos hotéis do dia da chegada.
    No dia seguinte o transfer nos levou ao aeroporto e voltei à São Paulo.