• Rubens Brandão
May – Jun 2022

Portugal e Espanha 2022

Esta viagem foi a primeira internacional feita depois da pandemia. Read more
  • Trip start
    May 16, 2022

    São Paulo - Londres - Faro

    May 16–18, 2022 in Portugal ⋅ ☀️ 23 °C

    Começa a viagem saindo de Santos para o aeroporto de Guarulhos. O voo para Londres Heathrow parte às 16h05 e chega às 07h30 do dia 17/05/23. O próximo embarque foi por volta das 11h00 e o voo partiu às 11h45 para Faro.
    Ateerissamos em Faro por volta das 15h00 e lá estava meu filhão me esperando.
    De UBER fomos do aeroporto até o apartamento.
    Depois de me alojar, saímos até o supermercado local Pingo Doce 🍬 para pequenas compras.
    No dia seguinte fomos dar o primeiro passeio no entardecer em Faro.
    Read more

  • Faro

    May 19, 2022 in Portugal ⋅ ☁️ 27 °C

    A sua posição geográfica concorreu para que, no século IV a. C., ali se instalasse uma colónia de Fenícios tornando-se num importante entreposto comercial fundamentado na troca de produtos agrícolas e peixes. Entre os séculos II a.C. e VIII d.C., dando pelo nome de Civitas Ossobonensis, manteve-se sob o domínio Romano desenvolvendo-se em termos industriais.
    A sua tomada pelos Mouros, em 713, prolongou a sua condição de cidade portuária de relevante importância regional, rivalizando apenas com Silves. O traçado urbano atual da cidade permite ainda perceber qual o perímetro das Muralhas que a protegiam, cuja ideia original se deve a Ben Bekr, príncipe muçulmano do século IX, núcleo atualmente conhecido por Vila-Adentro.
    Data igualmente da época islâmica a Porta Árabe, que era a entrada na cidade para quem chegava por mar. Considerado exemplar único de arquitetura árabe em Portugal, tendo em conta o bom estado de conservação e o fato de ainda se encontrar no local de origem, e que ainda podemos ver no interior do Arco da Vila.
    Vila-Adentro será conquistada definitivamente pelos cristãos em 1249, durante o reinado de D. Afonso III. Constrói-se então a Sé Catedral no local da antiga Mesquita e reforçam-se as muralhas, sinais do novo domínio.
    Faro manteve-se durante séculos como um importante núcleo comercial algarvio e em 1540 foi elevada a cidade para assim se tornar sede de Bispado, até então em Silves. A maioria dos monumentos religiosos, reflexo também da riqueza económica, datam dessa época, como são o caso da Igreja da Misericórdia, os Conventos de São Francisco, de Nossa Senhora da Assunção (adaptado a Museu Arqueológico Infante D. Henrique), de Santiago Maior e de Santo António dos Capuchos.
    No século XIX Faro, que contou com uma reorganização administrativa centralizando os poderes regionais, tornou-se uma das mais importantes cidades do Algarve. A Nobreza e a Burguesia mandaram erguer as suas casas apalaçadas, bem como as suas segundas casas nos arredores, dos quais se destaca o impressionante Palácio de Estoi.
    Nos arredores da cidade, para além do património arquitetónico já mencionado, importa destacar a beleza do Parque Natural da Ria Formosa.
    Read more

  • Porto - Portugal

    May 20, 2022 in Portugal ⋅ ☁️ 28 °C

    Hoje o dia começou de madrugada, pois meu voo pela Ryanair de Faro para Porto partiu bem cedo.
    No aeroporto de Porto peguei o metrô e desci no centro histórico da cidade próximo à estação São Bento.
    Esta é minha primeira vez na cidade e estou ansioso e encantado.
    Me guiando pelo google map segui até minha acomodação, um B&B bem localizado no bairro de Bainharia. O quarto era relativamente pequeno, mas muito bem montado e confortável e super bem localizado bem próximo à Sé do Porto.
    Seguindo o meu roteiro, saí para visitar a Sé, ou Catedral de Porto.
    A bela catedral em estilo românico, erguida no século XII se apresenta com uma rosácea na fachada, além
    de duas torres laterais com cúpulas, que dão ao local uma aparência de fortaleza.
    Depois desci até a Ribeira e comi um pequeno lanche com atum e tomei uma deliciosa cerveja.
    Segui, apos o almoço para visitar o Palácio da Bolsa.
    O Palácio é história pura. Este prédio neoclássico foi projetado como parte da Igreja de São Francisco, mas reconstruído na segunda metade do século XIX como a sede da
    Associação Comercial do Porto. Hoje, o palácio abriga coleções de arte permanentes. Não deixe de passar pelo Salão Árabe, uma verdadeira joia de ouro reluzente com uma decoração impressionante.
    Comprei uma visita guiada que valeu a pena.
    Reconhecido como um monumento nacional, o palácio, considerado uma joia arquitetônica, chega a receber cerca de 200 mil visitantes por ano. Pessoas que desejam ver de perto a
    beleza de espaços como o luxuoso Salão Árabe, a Sala do Presidente, com o retrato de D. Fernando de Saxe Coburg-Gotha, esposo de D. Maria II e a sala usada como gabinete por
    Gustave Eiffel, no período em que passou na cidade.
    Read more

  • Porto - Vila Nova de Gaia

    May 21, 2022 in Portugal ⋅ ☁️ 24 °C

    Hoje o dia amanheceu um pouco nublado, mas sem chuva. Segui meu roteiro e desci a escadaria até a Ribeira e atravessei a ponte Dom Luis até o outro lado do Rio na Vila Nova de Gaia.
    A intenção era visitar o local à beira do rio e conhecer uma vinicola de vinho do Porto.
    Escolhi a Porto Ferreira e fiz uma visita guiada com um grupo de italianos.
    No final, como de praxe, tivemos uma seção de prova de vinhos.
    Aproveitei para almoçar em Vila Nova no restaurante Casa Adão, onde saboriei um delicioso bacalhau. Depois, visitei a fabrica de pasteis de bacalhau (bolinhos de bacalhau). Em seguida, ao invés de subir de teleférico de volta à cidade alta, voltei caminhando e parei para um café expresso.
    Read more

  • Guimarães

    May 22, 2022 in Portugal ⋅ ☁️ 20 °C

    Hoje fui fazer um bate-volta até Guimarães, o berço de Portugal.
    Peguei o trem logo cedo e em cerca de 1 hora estava em Guimarães.
    Caminhei da estação até o centrinho da cidade e parei para tomar um café da manhã reforçado, antes de iniciar a visita à cidade.
    Caminhei pelos becos como gosto de fazer até chegar ao Castelo de Guimarães.
    Na volta passei por uma exposição de bicicletas antigas no pátio de um prédio do militar.
    Parei para almoçar e depois retornei até a estação ferroviária para retornar à Porto.
    Read more

  • Lisboa - Primeiro dia

    May 23, 2022 in Portugal ⋅ ☁️ 23 °C

    O dia amanheceu com a notícia da greve dos Comboios (trens) em Porto.
    Meu trem para Lisboa estava previsto para às 08h37 saindo da estação Campanha com destino à estação Santa Apolónia em Lisboa.
    Fui até a Estação São Bento e me informei sobre a greve e me disseram que nem todos os trens estavam funcionando e os que estavam chegavam com atraso.
    Mesmo assim fui até à estação Campanha e fui informado que os trens intercity de alta velocidade estavam funcionando normalmente.
    Ótimo! Às 08h40 partimos para Lisboa e chegamos por volta das 12h00 e o transfer me levou até o Hotel que ficava bem próximo do aeroporto.
    Me instalei no Hotel 🏨 e saí para pegar o metrô até a Praça do Comércio, onde iniciaria meu passeio. Porém, antes disso, parei no Time-out ao lado do Mercado para almocar.
    Comi um delicioso prato de bacalhau e tomei um chopp geladinho.
    Em seguida caminhei até a Praça do Comércio e adentrei pela Rua Agusta até o Elevador Santa Justa. A fila para subir estava enorme, então decidi ir visitar as ruínas do Convento do Carmo.
    Depois segui até o famoso café Literário "A Brasileira" para tirar uma foto ao lado da estátua de Fernando Pessoa.
    Depois subi um pouco mais até o Largo da Trindade onde fica a estátua de o Cauteleiro, que homenagea a figura do vendedor de bilhetes de loteria muito comum no século passado na cidade. Queria voltar à estátua porque lá estive em minha primeira viagem à Lisboa em 2008 e tirei uma foto so lado da mesma, e é claro que quis fazer a foto novamente.
    Depois voltei ao hotel para descansar do dia de hoje.
    Read more

  • Lisboa - Segundo dia

    May 24, 2022 in Portugal ⋅ 🌬 21 °C

    Hoje acordei cedo para continuar os passeio em Lisboa. De metrô segui até Róssio e de lá fui de elétrico ate próximo ao Castelo 🏰 de São Jorge.
    O Castelo de São Jorge é uma das atrações mais famosas e visitadas de Lisboa. Uma fortaleza construída no século XI - por muçulmanos - situada em uma das colinas mais altas da cidade, de onde se tem, portanto, vistas de tirar o fôlego da capital e também do rio Tejo.
    O castelo era o último reduto de defesa das elites que viviam na cidadela. E o período mais próspero do local só ocorreu depois da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147.
    Depois de fazer lindas fotos e vídeos da maravilhosa vista do miradouro do castelo, entrei no monumento para explorar os detalhes.
    Depois desci a pé e passei pela Sé de Lisboa.
    Continuei a descida até a Praça do Comércio e peguei o elétrico 14E e fui até o Mosteiro dos Jeronimos. Comprei os ingressos e entrei para a visita, que infelizmente não contemplava o museu das Carruagens que queria muito ver.
    Saindo do mosteiro, atravessei a praça e fui até o monumento do Padrão dos descobrimentos.
    A próxima atração estava a poucos metros de distância, a Torre de Belém. Também não subi na torre, pois a fila para compra e para entrar na Torre estava enorme. Me contentei em fazer algumas fotos pela parte externa.
    Atravessei a Passarela sobre a avenida e peguei o bonde elétrico de volta à Praça do Comércio.
    Caminhei até a Praça do Róssio e peguei o metrô de volta ao Hotel para esperar o Davi que chegava para passar os próximos dias comigo em Lisboa.
    Read more

  • Palácio de Queluz e Sintra

    May 25, 2022 in Portugal ⋅ 🌬 21 °C

    Hoje tiramos o dia para fazer dois passeios: conhecer o Palacio de Queluz e voltar a Sintra, one estivemos juntos em 2008. Pegamos o trem para Sintra na estação Róssio e descemos primeiramente em Queluz. Com uma caminhada de cerca de 1 km, chegamos ao Palácio.
    O Palácio Nacional de Queluz encanta pela sua imponência e pela exuberância dos seus detalhes arquitetônicos. Intimamente ligado às vivências de três gerações da Família Real portuguesa, e palco de intensas emoções, o palácio reflete a evolução dos gostos e estilos da época, passando pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo.
    Em seu redor, cenográficos jardins convidam a “passear” pela época em que a corte ali organizava sumptuosas festas e guardam as memórias dos passeios de gôndola no canal, do
    teatro, das caçadas, dos serões musicais e literários, dos bailes de máscaras, dos jogos e das
    récitas ao ar livre. Um cenário de sonho, animado por cascatas e por delicados jogos de água.
    Depois da visita pegamos novamente o trem até Sintra.
    Compramos o ticket do ônibus hop-on hop-off e seguimos direto até o Castelo dos Mouros, um forte erguido no século X, após a conquista muçulmana da Península Ibérica.
    Depois resolvemos descer a pé pela trilha até o Castelo da Pena.
    Erguido em um rochedo e rodeado por uma natureza exuberante, o palácio parece ter saído de um conto de fadas. A atração, expoente máximo do Romantismo português do século XIX, conta com referências arquitetônicas de influência manuelina e mourisca, ou seja, muito luxo e glamour, tanto no interior quanto no exterior.
    Depois descemos até a vila e entramos na Piriquita para tomar um café e comermos um delicioso doce travesseiro.
    Read more

  • Lisboa - Miradouro Pedro de Alcântara

    May 26, 2022 in Portugal ⋅ ☀️ 30 °C

    Hoje foi mais um dia de passeio por Lisboa e entre almoços e jantares com meu filho, visitamos o Miradouro de Pedro de Alcântara.
    Entre o Bairro Alto e o Príncipe Real (portanto, uma bela pedida para um passeio entre o fim da tarde e a noite), está o Jardim São Pedro de Alcântara — o miradouro que oferece uma das melhores vistas para o Castelo de São Jorge. Mas não é só isso. Nesse belvedere com cara de praça, reúnem-se artesãos e suas obras, artistas de rua e quiosques que convidam para um café ou o que mais agradar o cliente.
    Voltamos até a fábrica de pastéis de Belém.
    Read more

  • Olhão

    May 27, 2022 in Portugal ⋅ ☀️ 26 °C

    Hoje fui conhecer Olhão, onde trabalha minha nora Thais.
    O que foi uma simples vila de pescadores é hoje um destino de verão de sucesso para europeus e demais turistas do mundo.

  • Sevilla

    May 28, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 32 °C

    Hoje fomos de carro eu, Davi e Thais para Sevilha. Foi a minha primeira vez na cidade.
    Nossa hospedagem é Sol Centro Apartment B que fica no centro histórico um apartamento com 2 quartos muito bem localizado.
    Instalados no apê, saímos para nosso almoço e primeiro rolê na cidade.
    Read more

  • Sevilla - Granada

    May 29, 2022 in Spain ⋅ ⛅ 25 °C

    Hoje passamos mais um dia passeando por Sevilha.
    Logo após o café da manhã começamos passando pela Catedral de Sevilha. Ambição louca. Em 1401, as autoridades da igreja decidiram construir uma catedral sobre uma mesquita dilapidada. "Vamos construir uma igreja tão linda que as pessoas vão achar que estamos loucos", eles disseram. O resultado é a maior catedral gótica do mundo – uma amostra doida de pináculos pontudos e pilares flutuantes. A igreja abriga os restos mortais de Cristóvão Colombo.
    Difícil é fotografar ela por inteiro. Paguei o ingresso para conhecê-la por dentro.
    A visão de seu exterior já é impactante, com destaque para a torre La Giralda, a única herança
    da antiga mesquita, que foi remodelada para adotar o estilo cristão-gótico.
    A próxima parada será na magnífica Praça da Espanha. Um complexo de prédios, fontes e até um pequeno lago em que se podem alugar barquinhos. É uma área magnífica, ampla, fantástica e semicircular, com um canal seguindo a curva da colunata. Ao longo da muralha
    interna, alcovas com azulejos em cores vivas representam cada uma das províncias da Espanha, de A a Zaragoza.
    Depois do almoço o Davi e Thais me deixaram na estação ferroviária de Santa Justa para pegar o trem para Granada.
    Cheguei à Granada por volta das 17h30 e fui caminhando até o Hotel.
    O Sercotel Palácio de Los Gamboa fica muito bem localizado no centro histórico de Granada.
    Me instalei e saí para um rapa e tomar um vinho na casa de vinhos La Brujideiras. Super recomendo.
    Read more

  • Alhambra

    May 30, 2022 in Spain ⋅ ⛅ 15 °C

    Vou dividir o dia de hoje em duas partes: na primeira pegada vou contar minha visita a Alhambra que foi agendada para as 13h00.
    Cheguei no local com o transporte público depois de enfrentar uma fila razoável de turistas no ponto do ônibus.
    Por volta das 10h00 já tive meu acesso liberado ao parque e jardins, e que jardins impressionantes!
    A Alhambra, antiga residência dos emires de Granada, é um dos monumentos mais visitados
    da Espanha, e também do mundo.
    Por isso, é importante comprar o ingresso com antecedência. O número de visitantes é
    limitado por dia, e o acesso à área mais importante do complexo — os palácios Nazaríes —
    só é permitido com hora marcada.
    Alhambra está para a Espanha como o Taj Mahal para a Índia. Por fora, parece uma medina (cidade murada) como qualquer outra. Seus interiores, porém, são a maior obra-prima da arte decorativa islâmica. Você nunca mais vai esquecer o significado da palavra ‘arabesco’.
    Visitar Alhambra é quase obrigatório pra quem faz um passeio pela Andaluzia. Se trata de uma pequena cidade com fortaleza e palácios que os últimos príncipes muçulmanos da Espanha – Nasridi ou Banu l-Ahmar – construíram entre o século XIII e XIV numa colina na cidade de Granada. A Alhambra tinha muitos banhos públicos, fornos, cisternas e várias casas onde viviam os funcionários e os domésticos do reino.
    Após a guerra entre mouros e cristãos, os edifícios caíram em ruínas, e parte das muralhas e suas torres tiveram que ser quase totalmente reconstruídas.
    Uma visita a Alhambra é entrar numa atmosfera de um passado distante. A beleza desse monumento é tão esplêndida, que em 1984 entrou a fazer parte da UNESCO como Patrimônio da Humanidade, e em 2007 foi candidata como possível maravilha do mundo moderno, mas não conseguiu.
    O complexo é formado por palácios, jardins e uma fortaleza. Boa parte foi construída durante a dinastia Nazarí, a última a governar antes da queda do emirado de Granada.
    Não é exagero sugerir que você reserve 4 ou 5 horas do seu dia para o passeio. Dos mirantes do Albaicín dá para ter uma boa ideia da extensão da Alhambra.
    Programe-se para chegar em Alhambra pelo menos duas horas antes do horário que tiver
    escolhido para entrar nos palácios Nazaríes (eu cheguei 3 horas antes). O ônibus que faz o trajeto é o C32. Pegue na Plaza Isabel la Católica, e em 15 minutinhos você vai chegar na entrada da Alhambra.
    Infelizmente as fotos e vídeos nunca farão jus à real beleza do lugar.
    Read more

  • Centro histórico de Granada

    May 30, 2022 in Spain ⋅ ☁️ 25 °C

    De volta a Granada aproveitei o resto da tarde para um passeio pelo centro histórico e para conhecer a belíssima catedral.
    Comecei pela Catedral, localizada em pleno centro da cidade, a poucos metros da Madraça, a Catedral de Granada é um dos monumentos mais imponentes da cidade e expoente máximo do Renascimento espanhol.
    Depois da conquista de Granada pelos Reis Católicos em 1492, a cidade passou a adquirir uma aparência mais cristã devido às grandes construções projetadas por monarcas. O projeto mais ambicioso era uma grande catedral gótica com uma capela real que acolhesse
    os restos da rainha Isabel e do rei Fernando (os Reis Católicos). Ainda que sua construção estivesse prevista para o ano de 1506, a repentina morte da rainha Isabel dois anos antes propiciou antes disso a construção da Capela Real para que servisse como sua sepultura. Por essa razão, as obras da Catedral de Granada não
    começaram até 1523.
    Visitar a Catedral de Granada é desfrutar da arte em todas as suas variáveis. Os arcos do teto, os retábulos do altar, as colunas que separam as naves, as esculturas da capela, os vitrais... É impactante caminhar pelo interior da Catedral de Granada voltando a atenção a
    cada detalhe.
    Um dos grandes atrativos da Catedral de Granada são suas quinze capelas. Muitas abrigam autênticos tesouros artísticos, como pinturas e esculturas de artistas locais. Destaca-se a Capela Maior, que foi pensada para ser o panteão da dinastia Habsburgo e que abriga pinturas de Alonso Cano.
    A Capela Real é um dos monumentos de Granada que você não pode deixar de visitar caso viaje à terra da Alhambra. Ver o conjunto artístico da capela e contemplar os sepulcros de personagens históricos da magnitude dos Reis Católicos é vital para guardar uma recordação única de Granada.
    Depois segui até a Plaza Bibi Rambla, o principal ponto de encontro dos granadinos e turistas.
    Trata-se de um dos espaços mais históricos de Granada, já que sua origem remonta à época nasrida. Seu nome significa "Porta do Rio", justificado pela localização da praça: em sua origem, estava entre o Rio Darro e uma das portas de entrada à medina. Além disso, sua proximidade a pontos estratégicos, como a mesquita maior e a Alcaicería, a converteu em um dos espaços mais concorridos da Granada mulçumana.
    Na atualidade, Bib-Rambla é uma praça cheia de cafeterias e bares onde você pode fazer uma refeição ou tomar um aperitivo. Além disso, muitas ruas comerciais desembocam em Bib-Rambla, por isso esta zona é bastante recomendada para fazer compras em Granada.
    A Fonte dos Gigantes se destaca no centro da praça e é um dos principais atrativos de Bib-Rambla.
    Depois siga até a Basílica de San Juan de Dios. A Basílica de São João de Deus é um dos melhores exemplos de igreja barroca em Granada. Em seu interior é possível visitar os restos
    mortais e as relíquias do santo.
    A parte mais interessante de visitar a basílica é ver os restos de São João de Deus. Na nave principal da igreja encontra-se a sepultura do santo, rodeada de velas, flores e alusões ao
    patrono dos enfermos.
    Read more

  • Sacromonte e Albaicín - Córdoba

    May 31, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 18 °C

    Hoje, antes de ir para Cordoba no final da tarde, vou subir novamente a colina para visitar os bairros de Sacromonte e Albicín.
    O ônibus C34 segue primeiro para o bairro de Sacromonte, onde até hoje vivem famílias de ascendência cigana. Há mais movimento em Sacromonte à noite, quando os turistas chegam
    para os shows de zambra gitana, o estilo de flamenco de Granada. A passadinha diurna por Sacromonte vale a pena para ver a paisagem e a arquitetura do bairro.
    Sacromonte é um bairro conhecido por suas cuevas, as moradias escavadas na montanha, adotadas por muitas famílias ciganas. Por fora, sem prestar atenção, passam até por casas comuns. Já por dentro parecem mesmo com cavernas. Sem pique ou sem tempo, não precisa nem saltar do ônibus. Mas lá pelo número 8 da rua Santo Sepulcro de Sacromonte passamos por uma das casas mais
    pitorescas de Granada. É a La Sevillana, uma casa comum, mas que acabou virando atração na vizinhança, com sua decoração de vasos de flores e cerâmica granadina.
    Já o Albaicín está frente a frente com a Alhambra, em montanhas opostas. É um labirinto de casinhas brancas e ruas estreitas. O traçado vêm da urbanização moura, e foi preservado a
    ponto de também ser considerado pela UNESCO um patrimônio mundial (assim como a Alhambra é).
    Na descida, aproveite para explorar a pé a Carrera del Darro.
    Voltei ao hotel para pegar a bagagem e caminhar até à estação ferroviária de Granada para pegar o trem para Córdoba.
    Read more

  • Córdoba

    May 31, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 32 °C

    Cheguei na Casual Suítes por volta das 17h30 e apos o check-in já saí para explorar a cidade aproveitando que os dias no verão são mais longos.

  • Córdoba - Mesquita Catedral

    June 1, 2022 in Spain ⋅ ⛅ 18 °C

    Hoje fiz alguns passeios na parte da manhã, uma vez que meu trem para Madrid parte apenas após as 15h00.
    Primeiramente fui até a Plaza del Colon para visitar o Palácio de la Merced, um edifício histórico onde outrora funcionava o convento e hoje é a sede do governo provincial de Córdoba.
    Infelizmente o local estava fechado para visitações devido à reformas.
    Voltei então à Mesquita Catedral e comprei o ingresso para visitá-la por dentro. E valeu muito a pena. É simplesmente impressionante o tamanho do edifício. Muito fácil se perder lá dentro.
    Em seguida fui visitar outro cartão postal da cidade: o Alcázar de los Reyes Cristianos, (Alcáçova dos Reis Cristãos), também conhecido como Alcázar de Córdova, é uma alcáçova medieval localizado na província de Córdova, na Espanha, próximo do Rio Guadalquivir e da Mesquita.
    A parte interna é bastante interessante, mas os jardins são imperdiveis.
    Após a seção de fotos continuei meu tour a pé passando por ruinas e chegando a este lugar especial chamado de Cristo de los Faroles, popularmente conhecido como o Cristo das Lanternas, é um grande crucifixo localizado na Plaza de los Capuchinos, em Córdoba, Espanha. A escultura foi criada em 1794 pelo escultor Juan Navarro León sob encomenda do frade capuchinho Diego José de Cádiz.
    Parei para almoçar no restaurante Catunambu e depois voltei ao alojamento para buscar minha bagagem e me dirigir para a estação ferroviária para viajar para Madrid.
    Read more

  • Plaza Mayor - Madrid

    June 1, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 28 °C

    Cheguei em Madrid fiz o check-in e já saí para a Plaza Mayor.
    A última vez que aqui estive foi em 2008 com meus filhos no inverno. Mas hoje, quase 19h00 o sol está brilhando forte e é claro, me sentei em um dos restaurantes em frente ao museu do Jamón (museu do presunto) e tomei um choppinho gelado acompanhado de deliciosas fatias de Jamón.
    Depois ainda andei um pouco pela redondeza antes de voltar ao estúdio.
    Read more

  • Madrid

    June 2, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 26 °C

    Após o café da manhã saí para desfrutar Madrid. Fui de metrô ate a Plaza Mayor. É um dos símbolos
    da cidade. A praça é grande e se destaca pela arquitetura com pedras, além de ser cheia de lojas e restaurantes nas suas extremidades.
    A Inquisição Espanhola passou e deixou memórias na Praça Mayor. Outrora palco para execuções e touradas violentas, hoje é uma área animada, chique e cosmopolita. A estátua de 400 anos do Rei Filipe III observa os restaurantes, lojas de artesanato e artistas de rua. A
    Real Casa de la Panadería (Padaria Real), do século XVII, é parada essencial para um lanche.
    Bem próximo à Praça está o Mercado San Miguel, outro local imperdível de se visitar e degustar algumas especiarias.
    A próxima parada foi na Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena.
    Ela fica bem em frente ao Palácio Real de Madrid.
    Entrei na fila para comprar o ingresso para visitar o Palácio.
    Seu grande interior é repleto de pomposa mobília e riqueza incalculável, que vai desde armaduras medievais até quadros de Caravaggio e Goya.
    Não sabia que não podia fotografar internamente e quando fui avisado já tinha feito algumas fotos e vídeos por sorte.
    Visitei também a parte externa e jardins do Palácio.
    Depois segui até o Teatro Real e aos Jardines de Sabatini, um ótimo lugar para relaxar um pouco em um belíssimo ambiente com muito verde onde se pode encontrar a conexão
    com a natureza e o mundo moderno, com vistas para o verde e a lateral do palácio, com fonte e estátuas, para fazer suas fotos ainda mais bonitas.
    Depois visitei externamente o Palácio de Cibeles, fechando o dia com a visita ao Museu do Padro, imperdível!
    Read more

  • Toledo

    June 3, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 28 °C

    Logo cedo fui de metrô até a Estação Atocha e peguei o trem para Toledo, cada trecho custou 11,10 euros e em cerca de 30 minutos chegamos na Estação de Toledo. Com uma pequena caminhada cheguei ao Portal da cidade.
    O dia estava maravilhoso, como podem ver nas fotos.
    Iniciei minha caminhada exploratória pelas ladeiras estreitas da cidade.
    O centro turístico de Toledo é demarcado por uma antiga muralha, e portas de pedra medievais (uma mais linda que a outra). Com ruas pequeninas e labirínticas, se perder é bem fácil e bem divertido, pois cada vez que você se perde acaba encontrando algo novo.
    O Google Map ajudou bastante na exploração.
    Comecei o passeio pela pela Puerta de Bisagra, é fácil reconhecê-la, pois ela tem duas torres circulares ligadas a porta e duas pontas – em estilo castelinho do lado de trás. Essa é
    uma porta de origem medieval, mas que foi readaptada por Alonso de Covarrubias no século XVI.
    Passei o dia visitando os principais monumentos históricos da cidade, como o Castelo Alcazar de Toledo, a Catedral e a incrível vista da torre da Igreja dos Jesuítas de Santo Ildefonso.
    Esta foi minha segunda visita a Toledo. Já estive aqui em 2008 com meus filhos e tenho vontade de voltar.
    Read more

  • Segovia

    June 4, 2022 in Spain ⋅ ☀️ 23 °C

    Hoje fui visitar um amigo na cidade de Segóvia.
    Peguei o ônibus na Estação rodoviária Moncloa às 09h00 e por volta das 10h30 estava na rodoviária de Segóvia.
    Meu amigo Marco Bottacin foi me buscar e iniciamos o passeio pela cidade.
    Começamos lógicamente pelo Aqueduto de Segóvia. Declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985, o Aqueduto de Segóvia é a obra de engenharia civil do período romano mais importante da Espanha.
    Este monumento de pedras, que se mantém de pé há mais de 2 mil anos, é considerado um dos mais significativos e foi construído pelos romanos no século 1º, ao pé da serra de Guadarrama, 90 quilômetros ao norte de Madri.
    O Aqueduto de Segóvia é formado por 167 arcos de pedra granítica, que erguem a sua grandiosa estrutura para formar um dos maiores símbolos de categoria artística e arqueológica ainda existentes na terra. 
    Este local, como vários outros tão antigos, guarda muitas lendas e hoje, vamos contar duas delas.
    A seguir fui conhecer a magnífica Catedral de Segóvia. A Catedral de Santa Maria de Segóvia, conhecida como a “Dama das catedrais” por suas dimensões e elegância, foi construída entre os séculos XVI e XVIII, sendo uma das construções góticas mais tardias de todo o país e da Europa, já que foi erigida entre 1525 e 1577, quando na maior parte do continente se difundia a arquitetura renascentista.
    Infelizmente minha visita à parte interna foi muito rápida com poucos detalhes.
    Após uma cervejinha seguimos para conhecer o Alcázar de Segóvia.
    Situado na confluência dos rios Eresma e Clamores, a primeira referência que existe por escrito de sua existência é cristã e data do princípio do século XII.
    Foi construído sobre um rochedo, o que indica seu original uso militar. Serviu de residência para Alfonso VIII. No século XIII o edifício adquiriu um aspecto gótico com a intervenção dos arquitetos de Juan II e de Enrique IV. A última fase arquitetônica foi no ano 1587, através do arquiteto Francisco de Mora, possivelmente em colaboração com Juan de Herrera, que realiza o Pátio Principal e La Escuela de Honor (escola da honra). Em 1764, Carlos II estabeleceu aqui o Real Colégio de Artilharia. O edifício tem numerosas passagens secretas que descem até o rio e o comunicam com alguns palácios da cidade.
    Após a visita do Castelo meu amigo me levou para conhecer sua comunidade o Real Sitio de Santo Ildefonso, onde almoçamos e depois fomos a uma feira livre de produtos locais, onde comprei um queijo 🧀 de ovelha artesanal.
    Foi um dia muito especial.
    Read more

  • Albufeira - Algarve

    June 7, 2022 in Portugal ⋅ ☀️ 27 °C

    Hoje, 05/06 é dia de deixar Madrid de volta a Faro. O voo será só à tarde mas decidi ir de metrô ao aeroporto de Madrid.
    Cheguei no final do dia e tirei o dia seguinte para relaxar e só fiz uma caminhada pela cidade.
    No dia 07/06 fui passear em Albufeira.
    Albufeira é uma das maiores cidades do Algarve e, portanto, não faltam opções de hospedagem, restaurantes e bares. As praias do entorno já não têm encostas tão altas e as falésias dão um último sinal de vida por ali. Depois, de Albufeira até a fronteira com a Espanha, as praias são mais abertas e com longas faixas de areia.
    Albufeira dispensa apresentações: é o destino de férias de praia do Algarve mais popular, tanto a nível nacional como internacional. Entre junho e setembro, há milhares de pessoas
    visitando Albufeira e a cidade vira uma autêntica meca de banhos de sol e mar (onde não faltam praias para estender a toalha e trabalhar para o bronze), da festa sem limites e da
    nightlife louca.
    Peguei um ônibus na rodoviária de Faro e desci na rodoviária de Albufeira e de lá fui de UBER até o centro histórico. Depois fui até à praia dos pescadores e lá parei para um lanche e uma cerveja.
    Depois voltei ao centro histórico para caminhar por entre as lojinhas.
    No final da tarde fui até o Miradouro do Pau da Bandeira para ter una vista das praias 🌴 e da cidade. De lá voltei de UBER até a rodoviária e peguei o ônibus para Faro.
    Read more

  • Carvoeiro - Benagil - Portimão

    June 8, 2022 in Portugal ⋅ ☀️ 22 °C

    Hoje vou dividir o dia em duas pegadas, pois o dia foi longo.
    Nossa primeira parada foi na Praia de Benagil em Carvoeiro.
    Chegamos por volta das 11h00 e já reservamos nosso passeio de lancha até a gruta de Benagil. A Gruta de Benagil é um dos principais pontos turísticos do Algarve e provavelmente seu principal cartão postal, junto com a Ponta da Piedade e praias famosas como a praia da Marinha, Dona Ana e do Camilo.
    A gruta Benagil possui duas entradas a partir do mar, que são separadas por uma parede rochosa de arenito. A primeira entrada fica a apenas 100m do canto esquerdo da praia de
    Benagil, a segunda, uns 50m depois. Estas duas entradas são os acessos à gruta, onde os barcos de passeio param para fotos.
    Depois fomos para Portimão. A Praia da Rocha é a praia mais famosa do Algarve e a mais concorrida de Portimão. Foi a primeira da região a virar-se para o turismo massificado e é onde muitos portugueses escolhem passar as férias de verão. O seu areal estende-se por mais de um quilómetro, sendo também bastante largo, pelo que, apesar das grandes multidões de julho e agosto, nunca fica completamente lotada.
    Read more

  • Trip end
    June 11, 2022