The Blue Train (Kandy to Ella)

January 17, 2023 in Sri Lanka ⋅ ⛅ 21 °C

Despertámos cedo para podermos chegar à estação sem correrias, sabendo, no entanto, que seria muito difícil perder o comboio uma vez que a pontualidade não é o forte neste país. Com efeito o comboio chegou meia hora depois da hora marcada.

A expectativa desta viagem já a tinhamos controlada porque em todas as páginas de viagem do sri lanka falavam desta viagem e o quão incrivel era, das paisagens escénicas, tudo muito bonito,... e como todas as grandes atrações de cada país há que moderar as expectativas para não levar desilusões. Não tendo sido tão deslumbrante como muitos pintam também não nos desagradou para nada e tardou apenas 7h30m (que passaram voando) quando muitas pessoas falam em 9/10h e se há avarias, o que é frequente 14 e 15h. O tempo também estava nublado e isso acho que influencia bastante.

Ao chegar à estação comprámos os únicos bilhetes que haviam, 3ª classe sem assentos reservados uma vez que os outros bilhetes já estavam esgotados à vários dias. Custou-nos 1,5€ os dois. Parece que fomos os únicos brancos que não se lembraram de comprar bilhete com antecedência. Mas não nos arrependemos porque pudemos viver como viajam os locais. Primeiro para subir ao comboio temos que nos espremer por entre as pessoas que se amontoam à entrada e não se movem um milimetro porque aí estão os melhores lugares. Como os comboios não têm portas as pessoas vão de pé ou sentadas com a cabeça de fora e com a maior sensação de liberdade e de controlo sobre toda a paisagem com se esta lhes pertencesse. Tanto os locais como os turistas é aí que querem estar. Entrámos então para dentro da carruagem e todos os lugares estavam ocupados. A Irene conseguiu um lugar sentado apertado com vistas para uma parede e eu contentei-me em ficar de pé em 3ª linha numa das portas.

À medida que o tempo vai passando e as pessoas vão entrando e saindo, conseguimos o tão desejado lugar à porta. É bastante divertido ao príncipio e realmente as vistas são bastante bonitas mas na minha opinião faltou aquele toque de luz para colorir um pouco a cinzenta paisagem. Ao final de um tempo acabámos por ficar cansados e fomo-nos sentar agora que já não havia tanta gente dentro. É de destacar também o interesse em observar as pessoas, os seus hábitos sociais, costumes, os vendedores de comida (chamuças, fruta e doces) tudo isso para mim foi igual de interessante que a parte das vistas e é algo que imagino não se pode apreciar tão genuinamente na 1ª ou 2ªclasse.

Quase ao terminar a viagem sentimos necessidade de ter uma anedota para contar para a posteridade. Parámos na penúltima estação antes de chegarmos mas eu ao olhar para o mapa achei que já tínhamos chegado ao nosso destino e fomos a correr a toda a pressa para buscar as nossas malas. Saí eu primeiro numa zona onde nem havia plantaforma para cima de umas ervas e o comboio começou a andar. A Irene, ainda dentro do comboio olhou para mim com cara paralizada sem saber o que fazer, sabendo que provavelmente nos tínhamos equivocados e que era a estação seguinte. O comboio foi ganhando velocidade durante estes segundos e por fim decide-se a saltar para não me abandonar. Para cúmulo tropeça e cai de rabo numas ervas. A situação é demasiado cómica ainda por cima quando estão várias pessoas a ver todo o show 😂
    Por sorte, o maquinista apercebe-se da situação e para o comboio para voltarmos a entrar e por fim chegamos a Ella passados 10min.

Quando chegámos à estação, tínhamos já a mota à nossa espera e sentimo-nos afortunados por termos tomado esta decisão e fomos tranquilamente à nossa cabana nas montanhas.